Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Internacional

Brasil tem ligeira melhora no IDH, mas segue na 79ª posição em ranking mundial

Publicado

em


Ranking mundial do IDH já havia atestado que a pobreza voltou a crescer entre 2014 e 2015 no Brasil
Fernando Frazão/ Agência Brasil – 7.4.14

Ranking mundial do IDH já havia atestado que a pobreza voltou a crescer entre 2014 e 2015 no Brasil

O Brasil apresentou no último ano ligeira melhora em seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas não o suficiente para avançar no ranking mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (14) pela ONU, o IDH do Brasil evoluiu 0,001 em relação ao ano passado, mantendo o País na 79ª posição do ranking mundial pelo terceiro ano seguido.

O ranking elaborado anualmente pelas Nações Unidas avalia 189 nações a partir do cruzamento de dados relativos à saúde, educação e renda fornecidos pelos governos e por organismos internacionais. No caso do IDH do Brasil , a ligeira evolução notada no último ano decorre exclusivamente do incremento de 0,14% na renda média per capita do brasileiro. 

Apesar dessa sensível melhora, o novo estudo do Pnud aponta também que o Brasil caiu 17 posições no ranking mundial relacionado apenas à desigualdade no acesso da população à saúde, educação e perspectivas econômicas.

E essa desigualdade se manifesta tanto entre ricos e pobres quanto entre homens e mulheres. Nessa segunda comparação, as mulheres têm maior expectativa de vida e maior expectativa de tempo de estudo, mas ainda assim a evolução de renda dos homens é 57,3% maior que a das mulheres no Brasil.

O ritmo de evolução do índice de desenvolvimento humano no Brasil baixou drasticamente nos últimos anos, refletindo impactos da crise política e econômica que persiste no País. Entre 2012 e 2014, o IDH brasileiro teve incremento de 0,016. Já entre 2014 e 2017, o avanço foi de apenas 0,007.

Os cinco países com IDH mais elevado são: Noruega (0,953), Suíça (0,944), Austrália (0,939), Irlanda (0,938) e Alemanha (0,936). Já as cinco nações com pior índice de desenvolvimento homano são: Burundi (0,417), Chade (0,404), Sudão do Sul (0,388), República Centro-Africana (0,367) e Níger (0,354).

Leia mais:  Escolha de vice mobiliza negociações políticas em corrida presidencial de 2018

A nível mundial, a ONU constata que houve evolução em todas as regiões do planeta, mas esses avanços não se manifestaram igualmente a todos mesmo dentro de uma mesma nação. Segundo as Nações Unidas, a disparidade entre homens e mulheres é um dos principais fatores que alavancam a desigualdade em um país.

A ONU também alerta que a degradação do meio-ambiente e da atmosfera tem colocado sob risco os avanços em desenvolvimento humano conquistados nas últimas décadas.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Calcinha fio dental é aceita como prova de que vítima de estupro desejava sexo

Publicado

em


Deputada Ruth Coppinger levou fio-dental para o Parlamento irlandês para protestar contra a absolvição
Divulgação

Deputada Ruth Coppinger levou fio-dental para o Parlamento irlandês para protestar contra a absolvição

O desfecho de um julgamento na Irlanda vem gerando revolta nas redes sociais após um homem de 27 anos acusado de estupro por uma jovem de 17 anos ter sido declarado inocente pelo juri. Durante o processo, a advogada do réu utilizou o modelo da calcinha fio dental igual ao utilizado pela jovem como evidência de que a mulher estava disposta a ter relações sexuais.

A sentença e os detalhes do caso viralizaram na internet e ativistas acusaram a defesa do homem de “culpabilizar a vítima” de estupro . Nas redes sociais, diversas mulheres publicaram fotos de suas roupas íntimas com a hashtag #ThisIsNotConsent (isso não é consentimento).

A deputada Ruth Coppinger também entrou na onda de protestou e levou calcinha fio dental para o Parlamento irlandês para protestar contra a absolvição do acusado. “Pode parecer embaraçoso mostrar isso aqui, mas como vocês acham que uma vítima de estupro se sente ao ter sua roupa utilizada contra ela em um tribunal?”, questionou a parlamentar.

Acusado e suposta vítima, que não tiveram suas identidades reveladas, estavam em um festival de música em York. De acordo com o acusado, os dois se beijaram e tiveram contato sexual, mas não chegaram a consumar o ato, pois a mulher pediu para que ele parasse e ele atendeu. Ainda segundo ele, a jovem o acusou de estupro na mesma hora, o que ele negou prontamente.

A acusação por sua vez, alega que o homem arrastou a vítima para uma área reclusa e abusou sexualmente dela. De acordo com a promotoria, nenhuma testemunha viu o dois se beijando e uma pessoa teria visto o homem com a mão na frente da boca da jovem.

Leia mais:  Ex-governador Marconi Perillo é preso por caixa 2 de R$ 12 milhões da Odebrecht

Foi nas considerações finais da defesa que surgiu a evidência que gerou polêmica: com uma calcinha em mãos, a advogada Elizabeth O’Connell apelou para o juri. “Vocês precisam considerar a forma como a garota estava vestida. Isso mostra que ela estava pronta para conhecer alguém e ter uma relação sexual”, argumentou a advogada.

Os protestos, que se iniciaram no dia que os autos do julgamento foram publicados e ganharam força após a sentença foram iniciados pelo Dublin Rape Crisis Centre, organização que trabalha para auxiliar vítimas de violência sexual. “Muitas vezes a roupa que a mulher estava usando ou a quantidade de bebida que ela consumiu são levadas em consideração em casos de estupro “, disse Noeline Blackwell, presidente do grupo, que pede uma reforma no sistema legal para impedir que esse tipo de argumento seja usado como evidência em um tribunal.

Continue lendo
Entretenimento2 minutos atrás

Deborah Secco e famosas curtem dia ensolarado no início do feriado!

Após o fim de “Segundo Sol”, Deborah Secco e o marido, Hugo Moura, estão curtindo dias de férias nas Ilhas...

Nacional39 minutos atrás

Premiê britânica defende Brexit no Parlamento e vê onda de renúncias em gabinete

Reprodução/UK Prime Minister Thereza May durante leitura do novo texto do Brexit no Parlamento do Reino Unido A primeira-ministra britânica,...

Direto de Brasília1 hora atrás

Premiê britânica defende Brexit no Parlamento e vê onda de renúncias em gabinete

Reprodução/UK Prime Minister Thereza May durante leitura do novo texto do Brexit no Parlamento do Reino Unido  No dia em...

Entretenimento1 hora atrás

Cris Vianna relembra foto de biquíni em dia de #TBT: “Adoro sol”

A atriz Cris Vianna relembrou com seus milhares de seguidores no Instagram um clique pra lá de sensual usando um...

Esportes2 horas atrás

Polícia do Paraná prende o sétimo suspeito da morte do jogador Daniel

Site oficial Daniel foi encontrado morto em matagal do Paraná. Ele estava emprestado pelo São Paulo ao São Bento A...

Internacional2 horas atrás

Calcinha fio dental é aceita como prova de que vítima de estupro desejava sexo

Divulgação Deputada Ruth Coppinger levou fio-dental para o Parlamento irlandês para protestar contra a absolvição O desfecho de um julgamento...

Entretenimento2 horas atrás

Após silêncio, filhas saem em defesa de Silvio Santos e atacam Claudia Leitte

Enquando diversas celebridades femininas apoiam a cantora Claudia Leitte após a polêmica com o apresentador Silvio Santos no último sábado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana