conecte-se conosco



Economia

Brasil é uma potência, mas no saneamento está na época medieval, diz secretário

Publicado

em


source

Brasil Econômico

Secretário de Saneamento Pedro Maranhão durante entrevista ao portal iG
Reprodução/Youtube/Portal iG

Secretário de Saneamento Pedro Maranhão durante entrevista ao portal iG

O secretário de Saneamento do ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, disse em entrevista ao portal iG nesta terça-feira (22) que o Brasil é uma grande potência, mas que, na área do saneamento básico , “está na época medieval”. “Nós temos crianças com tablets usando tecnologia 5G, mas quando elas abrem a porta de casa voltam para a época medieval”, afirmou o secretário em durante live do Brasil Econômico .

Segundo Maranhão, o governo federal tem enfrentado uma característica cultural no País da falta de interesse de investimento na área. “Obra enterrada não dá voto. Essa é uma máxima daqui. Então o prefeito, o deputado, o gestor, o governador, eles preferiam fazer uma obra que desse visibilidade. Uma ponte, uma praça ou um show. E realmente o saneamento ficou para trás”, disse.

Por conta disso, o secretário afirma que uma das estratégias criadas foi a implantação do Marco Regulatório do Saneamento,  aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o objetivo de universalizar o acesso ao saneamento básico até 2033, podendo ser prorrogado ainda até 2040.

“O Estado perdeu a capacidade de investimento e nós estamos abrindo para quem tem dinheiro para fazer isso. O marco dá mais previsibilidade e segurança jurídica para que as empresas invistam no Brasil”, explica Maranhão.

Após a sua aprovação, o marco regulatório foi alvo de muitas críticas, sendo acusado de uma ferramenta para a privatização da água, um bem que, de acordo com esses críticos, deveria ser público. Para Maranhão, no entanto, não houve uma boa compreensão do que o novo marco propunha e o assunto se tornou “ideologizado”.

“Eu costumo dizer que o marco não veio para privatizar. Ele veio para universalizar. Tem gente querendo ideologizar essa decisão. Nós estamos abrindo oportunidade para quem tem dinheiro investir. Vai ter muita PPP (Parceria Público-Privada), concessão e privatização”, afirmou o secretário.

Como resultado da implantação do marco, Maranhão avalia que o setor do saneamento já está maduro para receber recursos. “Isso já começou a virar conversa de mesa de bar, conversa de mesa de jantar. A sociedade despertou para a importância do saneamento. E é muito bom que isso aconteça”, disse.

Recuperação da economia

Maranhão também acredita que o marco vai ter papel importante na retomada da economia em meio à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

“Isso vai ocorrer porque os investimentos vão chegar e o setor do saneamento tem uma cadeia produtiva muito grande, que vem desde o cavador de vala. Sem falar nos benefícios que isso vai trazer para as áreas da Saúde e do Meio Ambiente”, afirmou.

“Aliás, eu não sei porque somos tão criticados. Nossas questões ambientais estão mais bem resolvidas que em outros países. Nós temos a matriz energética mais limpa do mundo. É uma coisa meio maluca”, completou o secretário.

Confira a entrevista na íntegra:

Comentários do Facebook

Economia

Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil

Publicado

em


source

Contato Radar

undefined
Luis Neves

Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil

É comum olhar para os céus das grandes cidades brasileiras e nos deparar com os helicópteros que fazem reportagens para emissoras de tv. Os modelos mais utilizados são Robinson R22, R44, Helibras Esquilo e o Bell 206, que fazem as imagens aéreas para Globo, SBT, Record tv, Rede Tv e Band.

No entanto, o primeiro helicóptero de reportagem do Brasil, foi o modelo inglês Westland-Sikorsky S-51 Dragonfly, que foi o primeiro helicóptero no mundo a ser vendido a um utilizador comercial. A aeronave de prefixo PT-HAL, pertencia à TV Record de São Paulo, que na década de 50 era a mais importante emissora de televisão do país.

Essa aeronave foi comprada pela Record em 1959 e serviu a aquela emissora durante a década de 1960, até ser vendido para a  Ocian – Organização Construtora e Incorporadora Andraus Ltda., que o utilizava para levar clientes e investidores aos seus empreendimentos, como a Cidade Ocian, no município litorâneo de Praia Grande.

Em uma propaganda da época em que ele já pertencia à Ocian, a aeronave aparece pousado no heliponto do antológico e trágico Edifício Andraus que ficava localizado no centro da capital paulista. Ao contrário do que diz a propaganda, aquele não foi o primeiro heliporto da América do Sul, nem mesmo do Brasil, e na verdade ele nem era um heliporto, era um heliponto. Sendo o primeiro heliponto de topo de edifício da América do Sul, e foi fundamental no resgate de vítimas do fatídico incêndio daquele prédio em 1972.

O Dragonfly S-51, foram os primeiros helicópteros do mundo vendidos para operadores civis. Todos os S-51 que operaram para a Marinha do Brasil e os civis, foram fabricados sob licença da Sikorsky pela Westland, na Inglaterra.

No total foram apenas três S-51 civis operaram no Brasil: o PT-HAK, que originalmente teve o prefixo inglês G-AMHC, o PT-HAL da Record, que originalmente teve o prefixo inglês G-AMHB, e mais um terceiro, cujo prefixo brasileiro não conseguimos descobrir, que originalmente teve o prefixo inglês G-AMHD.

Todas três aeronaves, passaram por outras operadoras na Bélgica, México e Estados Unidos antes de voar para empresas no Brasil. Hoje é possível visitar a única aeronave que restou, justamente o heróico PT-HAL que pertenceu a TV Record e que ajudou no resgate das vítimas do edifício Andraus, a aeronave teve sua aposentadoria merecida no acervo do museu de Bebedouro.

Credito texto: Helena Dornelles

O post Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes9 minutos atrás

Brasil fecha Grand Slam de Judô de Budapeste com mais 2 bronzes

O Brasil fechou a participação no Grand Slam de Budapeste (Hungria), neste domingo (25), com mais duas medalhas de bronze....

Economia9 minutos atrás

Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil

Luis Neves Conheça, qual foi o primeiro helicóptero utilizado para reportagens no Brasil É comum olhar para os céus das...

Nacional9 minutos atrás

Pitbull invade casa de família e ataca cachorro de estimação

Reprodução Pitbull invade casa de família e ataca cachorro de estimação Um pitbull que invadiu uma casa na Região Central...

Entretenimento41 minutos atrás

Scheila Carvalho posa de camisola rendada ao acordar e exibe corpaço: ”Musa”

É de se admirar: quanto mais o tempo passa, mais bela a dançarina fica; veja Deslumbrante aos 47 anos de idade, Scheila...

Entretenimento45 minutos atrás

Gracyanne Barbosa posa de pernas abertas em frente ao espelho: “Deusa fitness”

Nesta semana, Gracyanne Barbosa levou seus milhões de seguidores do Instagram á loucura após fazer um convite diferenciado para uma...

Entretenimento53 minutos atrás

Pabllo Vitar posta foto de calcinha e fãs elogiam: ‘Bunda perfeita’

“Pretty savage [bem selvagem, traduzido do inglês]”, escreveu Pabllo ao compartilhar a imagem, fazendo referência a sua música “Selvaje” Pabllo...

Internacional54 minutos atrás

Urnas abrem no Chile para plebiscito histórico de nova Constituição

As urnas abriram no Chile neste domingo para um plebiscito histórico sobre se a Constituição do país, que vem da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!