conecte-se conosco



Saúde

Brasil adere a aliança para aceleração da vacina contra a covid-19

Publicado

em


.

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (24) a adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility), ação administrada pela Aliança Gavi e a liberação de cerca de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o ingresso do Brasil nesta iniciativa.

Segundo o governo, os países são convidados a participar do grupo e poderão se beneficiar, ao ter garantido o acesso ao fornecimento das vacinas disponibilizadas por meio da Covax Facility. Dessa forma, espera-se que o Brasil possa comprar imunizantes para garantir a proteção de 10% da população até o final de 2021, o que permite atender populações consideradas prioritárias.

A adesão permitirá o acesso ao portfólio de nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em análise. Com a diversificação de possíveis fornecedores, aumentam as chances de acesso da população brasileira à vacina no menor tempo possível. Caberá à Covax Facility negociar com os fabricantes o acesso às doses das vacinas em volumes especificados, os cronogramas de entrega e os preços.

A Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gavi Alliance e da Coalition for Epidemic Preparedeness Innovations (CEPI), que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 a partir da alocação global de recursos para que todos os países aderentes à iniciativa tenham acesso igualitário à imunização.

De acordo com Palácio do Planalto, a iniciativa não impede que o país realize acordos bilaterais com outras empresas biofarmacêuticas produtoras de vacinas contra a covid-19 que não estejam contempladas pela iniciativa global. Também não ficam impedidas iniciativas já realizadas pelo Brasil com as biofarmacêuticas que fazem parte da iniciativa global.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Covid-19: Brasil tem 149 mil mortes e 5,05 milhões de casos acumulados

Publicado

em


O Brasil chegou a 149.639 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 682 óbitos por covid-19. Até ontem, as autoridades de saúde tinham contabilizado 148.957. Outros 2.310 falecimentos estão em investigação.

O número de pessoas que foram infectadas desde o início da pandemia totalizou 5.055.888. Entre ontem e hoje, o Ministério da Saúde recebeu notificação de 27.444 diagnósticos positivos para covid-19. Até ontem, o painel marcava 5.028.444 casos acumulados.

Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta sexta-feira (9). Eles são uma sistematização de informações enviadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país.

Ainda há 472.654 pacientes em acompanhamento. De acordo com o ministério, 4.433.595 pessoas já se recuperaram da doença.

A evolução da pandemia nesta semana mostrou uma estabilização da curva de casos (-0,5) e uma leve redução da curva de mortes (-6%).

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes são São Paulo (37.068), Rio de Janeiro (19.222), Ceará (9.126), Pernambuco (8.397) e Minas Gerais (7.992). As Unidades da Federação com menos casos são Roraima (670), Acre (674), Amapá (725), Tocantins (1.002) e Mato Grosso do Sul (1.409).

Boletim epidemiológico covid-19Boletim epidemiológico covid-19

Boletim epidemiológico covid-19 – Ministério da Saúde

Comparação internacional

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado ontem(8), o Brasil é o 3º país em número de casos, atrás da Índia (6,4 milhões) e Estados Unidos (7,3 milhões), ambos bem mais populosos. Já no ranking de mortes por covid-19, o Brasil ocupa a 2ª colocação, atrás dos Estados Unidos (208,7 mil).

Na lista de incidência por países (casos por 1 milhão de habitantes), o Brasil está na 8ª posição, com 23,3 mil. Já no ranking de mortalidade (mortes por 1 milhão de habitantes, o país ficou na 3ª colocação (694,7), atrás apenas de Bélgica (867) e Peru (989).

Edição: Liliane Farias

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia10 minutos atrás

Final de semana chegou: confira os lançamentos da Netflix para maratonar

Unsplash/Georgia Vagim Prepare a pipoca e venha conferir os lançamentos da semana na Netflix A Netflix é um dos serviços...

Policial25 minutos atrás

Policiais do 3º Batalhão recuperam motocicletas, apreendem arma de fogo e detêm quatro suspeitos no Caparáo

Na última quinta-feira (08), os policiais militares do 3º Batalhão, após receberem denúncias, detiverem dois suspeitos e recuperarem uma motocicleta...

Esportes25 minutos atrás

Série D: Brasiliense enfrenta lanterna Palmas em Brasília

Brasiliense e Palmas se enfrentam neste sábado (10) pela quinta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Com transmissão da...

Mulher25 minutos atrás

Como conquistar o crush de cada signo logo no primeiro encontro

O primeiro encontro pode definir o rumo de uma relação, mas como cada signo tem uma personalidade única , o melhor...

Nacional40 minutos atrás

Gilmar Mendes envia investigação contra Baldy para Justiça Eleitoral de Goiás

Agência Câmara Mudança agradou defesa do secretário licenciado de Transportes do Estado de São Paulo O ministro Gilmar Mendes, do...

Policial55 minutos atrás

Policiais militares recuperam um veículo e apreendem dinheiro, celulares, arma branca e drogas em Cachoeiro de Itapemirim

Ontem (09) teve encerramento da Operação Integrada que contou com diligências complementares de policiais militares do serviço reservado do 9ºBPM...

Entretenimento1 hora atrás

“A Fazenda 12”: Luiza de coração partido, esculacho de Jojo e Cartolouco fora

Reprodução/PlayPlus Resumo da quarta semana de “A Fazenda 12” Com Cartolouco eliminado em “A Fazenda 12” , chegou a hora de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!