conecte-se conosco



Esportes

Botafogo vence Náutico nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

Publicado

em

Em jogo disputado no estádio dos Aflitos (Recife), o Botafogo derrotou, na noite desta quarta (19), o Náutico por 4 a 3 na disputa de pênaltis e avançou para a terceira fase da Copa do Brasil. A classificação veio após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

O herói da noite foi o goleiro paraguaio Gatito Fernández, que fez duas defesas nas cobranças de pênaltis. A partida também marcou a estreia do técnico Paulo Autuori no comando do Botafogo.

Jogando em casa e empurrado por sua apaixonada torcida, o Náutico começou melhor, criando boas oportunidades de gol.

Assim, ainda no primeiro tempo a equipe pernambucana consegue abrir o marcador. Aos 42 minutos o paraguaio Paiva recebe na ponta esquerda e avança. Ele vai até a linha de fundo e cruza rasteiro para Jean Carlos, que chega batendo de primeira para vencer o goleiro Gatito Fernández.

No segundo tempo a partida muda de cara, especialmente após a entrada do meia Luiz Fernando no lugar do lateral Guilherme Santos. E é dos pés do camisa 17 que sai o gol do empate do time carioca.

Gatito Fernández, do Botafogo, na Copa do Brasil contra o NáuticoGatito Fernández, do Botafogo, na Copa do Brasil contra o Náutico
Jogadores do Botafogo celebram defesa do goleiro Gatito Fernández – Vítor Silva/Botafogo/Direitos Reservados

Aos 23 minutos Luiz Fernando faz bonita jogada pela direita e cruza na medida para Bruno Nazário fazer de cabeça.

O tempo passou e nenhuma das equipes conseguiu tirar a igualdade, com isso, a disputa foi a para a cobrança de pênaltis.

Gatito brilha nas cobranças de pênaltis

E nos pênaltis o goleiro paraguaio Gatito Fernández foi decisivo ao pegar duas cobranças, as de Ronaldo Alves e de Paiva. Com isso o Botafogo venceu por 4 a 3 e garantiu a vaga na terceira fase da Copa do Brasil.

Outros jogos da Copa do Brasil

Também nesta quarta pela segunda fase da competição, o CRB avançou após derrotar o Paysandu, por 5 a 3, na disputa de pênaltis. No tempo regulamentar a partida terminou em 1 a 1.

Ainda pela segunda fase, Oeste e Ceará empataram em 1 a 1 no tempo normal. Na disputa de pênaltis, o time cearense venceu por 4 a 2 e avançou.

Já pela primeira fase da Copa do Brasil, o Lagarto (Sergipe) derrotou o Volta Redonda (Rio de Janeiro) por 1 a 0, gol de Sapé.

Quem também venceu e avançou para a segunda fase foi a Chapecoense (Santa Catarina), que superou o Boavista (Rio de Janeiro). O triunfo foi por 2 a 0, gols de Aylon e Foguinho.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook

Esportes

Tubarão Clodoaldo Silva aposta em surpresa na Paralimpíada

Publicado

em

.

O Brasil celebra no dia 8 de abril o Dia da Natação. É uma data representativa, pois nessa modalidade o país conquistou 14 medalhas olímpicas, tem representantes no Hall da Fama Internacional e multicampeões e recordistas olímpicos e paralímpicos. Desses, um é Clodoaldo Silva, o Tubarão, que nos Jogos Paralímpicos de 2004, em Atenas, conquistou seis medalhas e entrou para o Hall da Fama brasileiro. Analista do esporte, Clodoaldo elogia o adiamento dos Jogos de Tóquio e prevê benefícios para os atletas paralímpicos, em especial.

“Se lembrarmos dos últimos Jogos Paralímpicos, um ano antes surgiram novos nomes que não eram cotados para a disputa de medalhas. Por que isso não pode acontecer agora, com esse prazo estendido?”, questiona o Tubarão, em entrevista à TV Brasil. “E a garotada, que chegaria com pouca experiência em Tóquio, vai ganhar um ano de competições internacionais e teremos surpresas em 2021”,aposta.

Clodoaldo foi favorável ao adiamento dos Jogos, em especial para os atletas com deficiência. “A grande maioria está em grupos de risco e seria perigoso manter os Jogos para o mês de agosto. Além disso, nenhum atleta, nem os convencionais, estaria nas melhores condições para os Jogos. Ninguém está treinando como deveria. Foi uma decisão difícil, mas acertada”, comentou.

Natação no Brasil

O Dia da Natação foi criado para ajudar a promover a modalidade, que além dos muitos campeões, chama atenção pelos efeitos benéficos que traz para a saúde. Em números, só é menos praticada no Brasil que o futebol, o vôlei e o tênis de mesa. Ela chegou ao Brasil em 1897 e no ano seguinte já foi disputado o primeiro Campeonato Brasileiro.

Nos Jogos Olímpicos, a estreia brasileira na natação foi nos Jogos de Antuérpia, em 1920, com Orlando Amêndola e Ângelo Gammaro. Em 1932, em Los Angeles, Maria Lenk, aos 17 anos, tornou-se a primeira mulher sul-americana a competir numa edição dos Jogos. Ela também esteve em 1936 em Berlim, quando numa prova do nado peito introduziu a braçada do nado borboleta, que teria surgido ali. Atualmente, temos 14 medalhas olímpicas, ficando atrás do judô (22), da vela (18) e do atletismo (17).

Na natação dos Jogos Paralímpicos, o Brasil soma 102 medalhas, sendo a segunda modalidade que mais medalhas deu ao país, ficando atrás apenas do Atletismo, com 142. Entre os grandes campeões, nomes como Daniel Dias, o maior medalhista da natação paralímpica mundial e detentor do Prêmio Laureus de 2008, o Oscar do Esporte. Daniel sempre lembra que Clodoaldo foi sua referência na natação.

“Celebrar o Dia da Natação, para mim, é motivo de orgulho, pois foi através desse esporte que comecei minha fisioterapia de recuperação da paralisia cerebral, lá em Natal, onde nasci”, diz Clodoaldo, que agora em fevereiro completou 41 anos. “Graças à natação, participei de cinco paralimpíadas, ganhei 14 medalhas e bati seis recordes mundiais. Então fico muito feliz nesse dia, porque se a natação tem sua história como modalidade esportiva, ela também é muito importante na recuperação de muitas pessoas com deficiência”, completa.

23082016-dsc_6277.jpg23082016-dsc_6277.jpg
Clodoaldo Silva- Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil

Além das conquistas olímpicas e paralímpicas, a natação brasileira tem história marcante nos Mundiais – com destaque para Ana Marcela Cunha – e tem três representantes no Hall da Fama Internacional: Maria Lenk, Gustavo Borges e Marcus Mattioli.

Edição: Aline Leal

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional12 minutos atrás

Covid-19: Coalizão saudita anuncia cessar-fogo de duas semanas no Iêmen

arrow-options Reprodução Turki Al Malki anunciou cessar-fogo no Iêmen. A coalizão militar guiada pela Arábia Saudita anunciou um cessar-fogo de...

Internacional12 minutos atrás

Itália pode reduzir medidas de isolamento ainda neste mês, diz primeiro-ministro

arrow-options Reprodução Se houver respaldo científico, medidas de isolamento podem ser reduzidas no país O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte,...

Variedades13 minutos atrás

Mulher é detida após violar a quarentena com amante no baú do carro

A mulher, que não foi identificada, explicou que está em processo de divórcio do marido. Uma mulher de 40 anos...

Nacional19 minutos atrás

Governo isenta os consumidores de baixa renda de pagar conta de luz

Medida provisória garante a isenção para casos de consumo mensal de energia elétrica inferior ou igual a 220 kWh, de...

Nacional25 minutos atrás

Hospital erra e família enterra homem morto de Covid-19 em vez de familiar idosa

arrow-options Divulgação Corpo de dona Amir Martins da Silva foi trocado por o de um homem Um hospital de Santo...

Entretenimento25 minutos atrás

Internautas sobre lives de Péricles e Bruno e Marrone: “Vão enterrar a gente”

Depois do sucesso do show virtual de Marília Mendonça na noite desta quarta-feira (8), agora o público aguarda ansioso pelas...

Política25 minutos atrás

PL isenta microempreendedores de ICMS

. A deputada Iriny Lopes (PT) protocolou o Projeto de Lei (PL) 191/2020 (para o qual foi peido regime de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana