conecte-se conosco



Esportes

Botafogo de Ribeirão vê ilegalidade na volta do Campeonato Paulista

Publicado

em


.

O Botafogo de Ribeirão Preto (SP) vê como “inadequadas” e “potencialmente ilegais” as adequações de datas para registro e inscrição de atletas na primeira divisão (Série A1) do Campeonato Paulista, aprovada pelo conselho técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF) na última quinta (9). Em longo comunicado, o clube também discorda do retorno do torneio em 22 de julho, por avaliar que as condições sanitárias atuais são piores que na ocasião em que a competição foi interrompida, em 16 de março, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

 
 
 

 
 
 
 
 

 
 

 
 
 

O Botafogo Futebol SA vem por meio desta nota esclarecer suas considerações e posicionamento adotados na reunião do Conselho Técnico do Campeonato Paulista Série A1 realizada na data desta quinta-feira (9). 1. O retorno do campeonato estadual neste momento, em condições sanitárias piores comparadas ao momento de sua interrupção, se dá de forma precipitada e insensível aos desafios e riscos que a sociedade – e em particular o torcedor – enfrenta em razão da evolução do número de casos da COVID-19 no Estado de São Paulo; 2. É sabido e constantemente divulgado pelos órgãos de imprensa que tais desafios e riscos são especialmente dramáticos no interior do Estado, onde se localizam nove dos 16 clubes participantes da competição, e por consequência seus torcedores. Vale lembrar que a grande maioria das cidades do interior do Estado está classificada na “Fase Vermelha do Plano de Enfrentamento do Coronavírus”, a de maior restrição; 3. A região de Ribeirão Preto é uma das mais afetadas, com a possibilidade de implementação de lockdown pela prefeitura, tendo o BFSA ficado impedido de realizar treinamentos regulares com seu grupo de atletas por determinação dos Poderes constituídos; 4. É de pleno conhecimento que o BFSA não podia realizar seus treinamentos em Ribeirão Preto. Além da recorrente prestação de informações, no dia 01 de julho o site oficial da própria FPF divulgou matéria com o seguinte título: “Sem definir local, Botafogo mantém os testes físicos e treino online”, indicando que “cidade de Ribeirão Preto está na fase vermelha de classificação do governo e treinamentos não foram liberados”, embora a matéria tenha sido posteriormente retirada do ar; 5. Somado a isso, no dia 23 de junho o BFSA iniciou a coleta de testes nos termos do Protocolo de Retomada da FPF e identificou que 14 de seus membros testaram positivo para COVID19, sendo 9 deles atletas de seu elenco profissional, todos imediatamente afastados e impedidos de realizar os testes físicos estabelecidos no referido protocolo, que se iniciaram no dia 01 de julho. Todos os resultados dos testes e informações complementares foram definitivamente encaminhado à FPF. Confira a matéria completa no site!

Uma publicação compartilhada por Botafogo Futebol SA (de ?) (@botafogosp) em 9 de Jul, 2020 às 3:38 PDT

A FPF autorizou que as equipes possam registrar atletas até o próximo dia 20 e inscrevê-los até dia 21. A entidade justifica a mudança “diante da paralisação do campeonato por mais de três meses”. Clubes que perderam atletas cujos contratos terminaram em abril (quando, a princípio, terminaria o Estadual) poderiam recontratar jogadores e recompor seus elencos para dar sequência ao torneio.

O Botafogo, porém, diz que o prazo de inscrição foi encerrado antes da interrupção da competição, “configurando clara afronta ao artigo 9º do Estatuto do Torcedor”, segundo nota do time tricolor. No comunicado, a agremiação afirma que “não medirá esforços para buscar junto aos órgãos competentes a preservação de seus direitos, bem como a garantia da igualdade, do fair play desportivo e do equilíbrio competitivo entre os clubes na estrita forma que estabelece o artigo 40 do Regulamento Geral de Competições da própria FPF”.

A equipe tem, atualmente, a segunda pior campanha do Estadual. Com a manutenção do rebaixamento, se o campeonato terminasse hoje, o Botafogo seria um dos times a descer à Série A2 (segunda divisão). O clube entende não estar em condição de igualdade, já que ainda não foi liberado para reiniciar as atividades em grupo na cidade de Ribeirão Preto (a região onde se encontra o município está na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, definido pelo governo paulista para flexibilizar a quarentena no estado).

A última atualização do Plano, de cinco fases, ocorreu nesta sexta (10). A determinação do governo, acatada pela FPF, é que os jogos do Paulistão só ocorram em cidades da fase amarela, terceira etapa do processo de flexibilização. Por enquanto, somente a cidade de São Paulo, a maior parte da região metropolitana da capital e a Baixada Santista se enquadram na exigência. As partidas não terão presença de torcedores.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook

Esportes

Liga dos Campeões Feminina volta em agosto

Publicado

em


.

Nos últimos dias a Uefa (entidade máxima do futebol europeu) tem confirmado as informações sobre o retorno das competições no Velho Continente. Uma delas é a Liga dos Campeões Feminina, que teve as datas das próximas fases definidas.

O Comitê Executivo da Uefa decidiu que oito equipes disputarão, em jogos únicos, as próximas fases da competição nos estádios espanhóis de San Mamés (Bilbao) e Anoeta (San Sebastián).

As quartas de final acontecem nos dias 21 e 22 de agosto, as semifinais em 25 e 26 de agosto, e a grande decisão em 30 de agosto.

A disputa conta com equipes como o PSG, das brasileiras Formiga e Luana, e o Atlético de Madri de Ludmila.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional9 minutos atrás

Jovem é esfaqueado após reclamar de problema no celular

Getty Images Suspeito esfaqueou o peito do jovem Um jovem, de 24 anos, foi esfaqueado na noite da última quarta-feira...

Policial9 minutos atrás

PRF recupera quatro veículos roubados/furtados em menos de 24 horas

. Os veículos foram abordados em fiscalizações distintas realizadas nas rodovias federais capixabas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, em...

Esportes24 minutos atrás

Liga dos Campeões Feminina volta em agosto

. Nos últimos dias a Uefa (entidade máxima do futebol europeu) tem confirmado as informações sobre o retorno das competições...

Política24 minutos atrás

Alckmin diz que denúncia é “apressada” e “infundada”

Ciete Silvério/Divulgação Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) O ex-governador de São Paulo  Geraldo Alckmin (PSDB-SP) negou as denúncias...

Internacional39 minutos atrás

Atmosfera da Terra é mais sensível a emissões de CO2 do que se pensava

. A esperança de que o aumento das temperaturas globais médias fosse limitado a 2,5 graus Celsius até 2020 podem ser...

Entretenimento39 minutos atrás

Ariely Stoczyński vira sensação e expressa força da nova geração de modelos

Divulgação/Instagram Ariely Stoczyński vira sensação e expressa força da nova geração de modelos O mercado internacional nunca esteve tão a...

Internacional39 minutos atrás

Parlamento da UE pressionará por ajustes em plano de recuperação

. O Parlamento Europeu pressionará para seja gasto mais do pacote de recuperação da União Europeia (UE) em pesquisa e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!