conecte-se conosco


Estadual

Bombeiros retornam de Brumadinho após 15 dias e recebem homenagens

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – A equipe de oito militares e três cães do Corpo de Bombeiros do Estado, que estava auxiliando nas buscas por vítimas do rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG), retornou ao Espírito Santo após 15 dias de atuação. O grupo recebeu uma homenagem, na manhã desta segunda-feira (11), no Quartel do Comando-Geral da Corporação, na Enseada do Suá, em Vitória.

O evento contou com as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; além de diversas autoridades, como o deputado federal Josias Da Vitória; os deputados estaduais Evair de Melo, Lorenzo Pazolini e coronel Alexandre Quintino; bem como do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel André Có Silva e o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, fez a abertura da cerimônia, após a execução do hino nacional, falando sobre a importância do canil da Corporação em eventos como o de Brumadinho. Ele ressaltou que esses militares já possuem um histórico de auxílio qualificado desde que a equipe foi criada, em 2012. A unidade atuou no rompimento da barragem de rejeitos em Mariana (MG), ocorrido em dezembro de 2015.

“O K-9 do Corpo de Bombeiros foi criado em 2012, pelo governador Casagrande, e hoje é referência nacional. Em Mariana, nossas equipes caninas já haviam apoiado. Chegamos dia 28 em Brumadinho e com autonomia. Tínhamos viaturas e alimentação, sem precisar de qualquer ônus do local. Diversas vítimas foram localizadas. Nosso ônibus 4×4 era o único na operação e auxiliou o deslocamento de outras tropas. Nossos militares são multifuncionais e amam o que fazem”, ressaltou, agradecendo ainda aos familiares dos militares pela compreensão e apoio.

O governador Renato Casagrande fez uma mensagem de agradecimento e exaltação aos bombeiros que foram ao estado vizinho, explicando, ainda, como essa ajuda foi oferecida e organizada.

“Vocês representaram, com muita dignidade, toda a sociedade capixaba nessa hora difícil para o povo mineiro. Assim que o desastre aconteceu liguei para o governador de Minas Gerais, nos colocamos à disposição e tomamos a decisão de ir quando fomos acionados. Queria dizer aos familiares para se orgulharem desses homens que estiveram em Brumadinho. Acompanhei de perto o que os Bombeiros fizeram em 2013, quando tivemos um momento duro de chuvas em nosso Estado. Essa instituição muito nos orgulha. Nossa equipe de cães, denominada K-9, foi referência em Minas Gerais e nada mais justo do que homenagear quem se dedicou a minimizar os impactos dessa tragédia”, exaltou.

O secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, em breve fala, destacou o heroísmo dos militares que, mesmo de férias em alguns casos, não recusaram a jornada. “Meus caros bombeiros que foram a Brumadinho, quero agradecer em nome da sociedade brasileira, a devoção, o juramento e o reconhecimento a esse ato de heroísmo que não tem dia, hora nem lugar. Desejo que tenham um ótimo descanso após essa jornada de destaque e continuem desempenhando esse trabalho tão honroso”, afirmou.

Homenagem

Após os discursos, a equipe, formada pelos capitães Amorim e Marinho, pelo sargento Lemke, os cabos Tibúrcio, Meneguitti e Breno, além dos soldados Rovetta e Vicentini, receberam os certificados de destaque institucional, acompanhados pelos cães Beck, Athos e Vida.

O capitão Amorim, que liderou a equipe, falou sobre a sensação de participar de um evento tão marcante. “Nós treinamos muitos anos para esse tipo de situação, que a gente não espera que ocorra. Mas como aconteceu, a gente colocou nossos ensinamentos em prática e tivemos contato com a sociedade mineira. Cada vez que a gente conversava com a alguém, escutava as palavras, dava menos vontade de vir embora e cada vez mais ajudar. A gente voltou pelos familiares, mas nossa vontade era de permanecer”, disse.

O soldado Vicentini destacou que, mesmo em momentos emocionantes, a equipe não se deixou abalar e buscou vítimas de forma incessante. “A gente chegou lá para ajudar o máximo e não podíamos nos prender muito a algumas emoções. A gente seguiu em busca de fazer o nosso melhor. Voltamos cansados, mas com a sensação que a nossa etapa foi cumprida com o melhor que poderíamos fazer. Agora vamos matar a saudade da família e aproveitar”, disse.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bandidos arrombam loja de óculos no centro de São Mateus
publicidade

Estadual

“Vou perder meu emprego e minha esposa”, diz porteiro que espancou lavador até a morte

Publicado

em

VILA VELHA (ES) – O porteiro que espancou um lavador de carros até a morte na madrugada desta sexta-feira (19) em Coqueiral de Itaparica, diz que está arrependido de ter agredido a vítima. “Lógico (que estou arrependido), pô! A gente bebia junto. Eu vou perder meu emprego e possivelmente a minha esposa”, disse ele na manhã desta sexta-feira (19). 

Por mais que as imagens da agressão mostrem os inúmeros socos e pontapés que o porteiro desferiu na vítima, ele minimizou a violência de suas agressões. “Eu nem bati nele de mão fechada. Eu dei um tapa. Ele infartou. Não foi culpa minha”, alegou o homem que tem 30 anos de idade. 

Ainda de acordo com o agressor, o lavador de carros havia roubado o seu aparelho celular. “Ele roubou o meu telefone na semana passada. E eu consegui recuperar. Passo (no local onde o lavador dormia) direto. Aconteceu de eu ver ele ontem”, contou. 

Para o amigo do lavador de carros, as agressões que a vítima sofreu não têm justificativa. “Isso não se faz com ladrão, morador de rua ou ser humano nenhum”, disse o também lavador de carros, que trabalha no bairro onde aconteceu o assassinato.

“Se ele roubou, ele vai ‘segurar o pepino’ sim. Não é pegar um ladrão desprevinido e chegar batendo. Acho que isso não deve ser feito com ninguém”, continuou o amigo da vítima.

As agressões contra o lavador de carros teriam começado por volta de 0h30. No momento, ele estava dormindo. Ele chegou a ser socoriddo pelo Samu, mas morreu ainda dentro da ambulância.


(*Tribuna on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Homem assassinado a tiros em São Mateus
Continue lendo
Direto de Brasília1 minuto atrás

Salles nomeia militares para acabar com “arcabouço ideológico” no Ministério

Jorge William/Agência O Globo O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não comentou nomeação de militares Seguindo orientação do presidente...

Direto de Brasília1 minuto atrás

Alan García deixou carta de despedida onde nega subornos e diz que cumpriu dever

Alexandre Moreira/Brazil Photo Press/Agencia O Globo Alan García deixou carta de despedida onde nega subornos e diz que cumpriu sua...

Direto de Brasília1 minuto atrás

Explosão em casas deixa dois mortos e três feridos em Pernambuco

Reprodução/TV Globo A explosão atingiu três casas em Camaragibe e duas delas foram completamente destruídas Um vazamento de gás provocou...

Direto de Brasília1 minuto atrás

Acidente com ônibus que ia para enterro de ex-presidente do Peru deixa 8 mortos

Reprodução Acidente com ônibus que ia para enterro do ex-presidente do Peru deixou vários mortos e feridos Pelo menos oito...

Mulher2 horas atrás

‘Tinja o cabelo’: aluna de medicina faz lista com vezes que sofreu com machismo

Se você é mulher, certamente já ouviu frases como “Isso não é coisa de menina” ou “Você precisa se comportar...

Entretenimento2 horas atrás

Túlio Gadelha faz trocadilho e se derrete por Fátima Bernardes

Curtindo uma folga do “Encontro”, Fátima Bernardes está aproveitando s sexta-feira (19) ao lado de seu namorado, Túlio Gadêlha. Em...

Entretenimento2 horas atrás

Mulher que inspirou “Invocação do Mal” morre ao 92 anos

Na noite de quinta (18) para sexta-feira (19) Lorraine Warren, investigadora paranormal que inspirou a franquia de filmes “Invocação do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana