conecte-se conosco


São Mateus

Bombeiros alertam: Comidas e bebidas alcoólicas podem até matar ao entrar na água

Publicado

em

Afogamentos depois que pessoas ingerem comida em churrascos à beira da praia ou rios tem sido comum e pode ser evitado. Comer e entrar na água pode até matar”. O alerta do Corpo de Bombeiros é apenas uma das precauções que devem ser adotadas nesta época do ano quando rios e praias ficam superlotados em função da estação do Verão.

Mas não apenas comer e entrar na água pode provocar afogamentos e até morte. Ingerir bebida alcoólica antes de entrar na água também é um primeiro passo para provocar afogamentos. As pessoas depois de tomar bebida em excesso acabam se encorajando para dar mergulho e braçadas no mar e pode se afogar.

O alerta para os cuidados nesta temporada de Verão é do major Sartório (foto), comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus que essa semana teve pela frente um caso de afogamento no Rio Cricaré, região do KM 41, em Nestor Gomes (Cachoeira do Cravo), onde morreu o garoto David de 4 anos – ele completou esta idade no dia de Natal do ano de 2019. Os pais, que moram em Nova Venécia estavam fazendo um churrasco em família quando aconteceu o afogamento no último domingo.

Pessoas que sofrem de epilepsia também não devem tomar banho em mar ou rios, segundo o Corpo de Bombeiros pois a probabilidade de sofrer uma crise e morrer por afogamento é enorme. “Uma lâmina d’água de 20 centímetros pode provocar a morte de um epiléptico”, destaca o major, lembrando que uma portadora desta doença deve sempre estar acompanhada ao entrar no mar ou rio.  

O Corpo de Bombeiros de São Mateus atende não apenas Guriri, como também Conceição da Barra e nesta época do ano atua ainda na orientação dos salva-vidas que são contratados pelas prefeituras. “Nossa função é capacitar estes profissionais, mas este ano estamos atuando também com 10 alunos-bombeiros que estão presentes também em Itaúnas”, disse o comandante.

Sartório revelou ainda que nesta temporada foram registrados mais de 150 casos de afogamentos em Guriri, mas apenas duas pessoas precisaram ser levadas para atendimento no Hospital Roberto Silvares, “mas não houve registro de óbito, o que reflete que a atuação dos guarda-vidas foi fundamental para o socorro às vítimas”.

Quanto aos cuidados para se evitar afogamentos são tomados pelo serviço de salva-vidas e do Corpo de Bombeiros, mas, segundo o comandante, as pessoas também têm que redobrar a atenção com crianças e até adultos que podem ser surpreendidas por pequenos buracos que se foram com as correntezas. “Esse é o grande perigo que levam as pessoas a se afogarem”, lembrou, concluindo que São Mateus hoje trabalha com 60 guarda-vidas e Conceição da Barra com 30. 

 

Leia mais:  Jesus no Litoral: Festa religiosa vai reunir jovens no balneário de Guriri

Comentários do Facebook
publicidade

São Mateus

Casagrande: “Porto da PetroCity é estratégico para o Estado

Publicado

em

Ao participar de uma solenidade em Jaguaré, no Norte do Estado, quando assinou, nesta sexta-feira (24), a ordem de serviço para construção de um Centro Esportivo no Centro da cidade, o governador Renato Casagrande reafirmou, respondendo a perguntas da imprensa regional, que “o porto da Petrocity foi colocado como estratégico para o Estado”.
O chefe do Executivo, entretanto, fez uma ressalva de que o governo não sabia “das dificuldades ambientais que o IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente) identificou no projeto” e que, diante disso, espera que “a empresa melhore o projeto e responda com clareza as dúvidas que os técnicos do IEMA têm”.

Atendendo a pedido do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), seu então líder na Assembleia Legislativa, Renato Casagrande participou de uma solenidade no Palácio Anchieta, em 17 de janeiro de 2019, logo no primeiro mês de seu Governo, quando assinou, diante de 500 líderes empresariais e políticos, um memorial de entendimento com a Petrocity para que o Estado oferecesse as condições para operação do Centro Portuário de São Mateus.

Na entrevista concedida em Jaguaré, Renato Casagrande disse que, “se através dos trabalhos de seus técnicos a Petrocity conseguir convencer os técnicos do IEMA de que ali não tem problema, para mim é ótimo, porque o porto é estratégico para o Estado, e torcemos para que a empresa consiga esclarecer as dúvidas ambientais”.

Ao tomar conhecimento do posicionamento do chefe do Executivo, o diretor-presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, disse que o recurso da empresa contra o parecer vai esclarecer que os argumentos e documentos usados pelos técnicos já estão superados e que as comunidades estão ansiosas pelo início das obras, ao contrário do que diz o IEMA.

Leia mais:  Suspeitos armados até os dentes detidos pela PM em São Mateus

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional7 minutos atrás

Número de infectados por novo coronavírus chega a quase 1.300 na China

Autoridades do setor de saúde da China afirmam que o número de mortos por um novo tipo de coronavírus aumentou...

Nacional28 minutos atrás

Vale considerava 7 barragens mais críticas que a de Brumadinho

arrow-options Divulgação/Prefeitura de Brumadinho Rompimento da barragem deixou centenas de mortos e desaparecidos em Brumadinho A barragem I da Mina...

São Mateus45 minutos atrás

Casagrande: “Porto da PetroCity é estratégico para o Estado

Ao participar de uma solenidade em Jaguaré, no Norte do Estado, quando assinou, nesta sexta-feira (24), a ordem de serviço...

Nacional54 minutos atrás

Mortes em decorrência das chuvas em Belo Horizonte e região chegam a 14

arrow-options Telmo Ferreira/Agência O Globo Maior parte das mortes ocorreram por deslizamentos de terra O Corpo de Bombeiros e a...

Nacional54 minutos atrás

No Espírito Santo, chuvas já causaram a morte de oito pessoas

arrow-options Twitter/Reprodução Chuva deixou rastro de destruição em cidades do estado As chuvas no Espírito Santo já causaram a morte...

Política54 minutos atrás

Morre ex-deputado Ibsen Pinheiro, que conduziu impeachment de Collor

arrow-options Galileu Oldenburg/Divulgação PMDB Ibsen Pinheiro tinha 84 anos O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro (MDB-RS) morreu nesta sexta-feira, aos 84...

Política54 minutos atrás

Com Tatto favorito, PT tem oito nomes possíveis para prefeito de São Paulo

arrow-options Vitor Sorano/iG Jilmar Tatto O PT enfrenta uma guerra interna para a escolha do candidato a prefeito de São...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana