conecte-se conosco



Educação

Bom desempenho no Enade pode ajudar a conseguir emprego, diz Inep

Publicado

em

Um bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pode trazer benefícios na hora de conseguir um emprego, de acordo com o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi. Neste domingo (24), cerca de 435 mil estudantes do ensino superior estão inscritos para fazer o exame. As provas serão aplicadas em 1.063 municípios. 

“É importante que o aluno que vai fazer o Enade tenha noção de que o exame é um dos elementos usados para avaliar a instituição em que ele se formou”, disse Mussi. “É importante ter noção de que entrevistas [de emprego] e de mercado de trabalho avaliam isso, se aluno estudou em uma instituição boa”, acrescentou.

O Enade é um exame feito por estudantes – ao final dos cursos de graduação – para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

O estudante precisa fazer o exame para colar grau e receber o diploma, mas não existe a obrigação de uma nota mínima para que ele seja aprovado. Alguns estudantes acabam, portanto, não se dedicando ao exame, segundo o Inep. 

Na última avaliação, em 2018, a média geral das notas dos estudantes da maior parte dos cursos avaliados foi menor que 50 pontos, em uma escala que vai até 100. 

Esse desempenho reflete na avaliação da qualidade das instituições de ensino superior, já que o exame é um dos componentes dessa avaliação, que leva em consideração também o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para quem vai fazer o Enade, a infraestrutura das instituições, o corpo docente, entre outros critérios. 

Mussi incentiva os estudantes a se prepararem para a prova pois, com um bom desempenho, eles podem dizer que saíram “de instituição que teve uma boa nota no Enade e uma boa avaliação institucional”.

Melhores desempenhos

O MEC estuda ainda outras formas de tornar o Enade mais atraente. Uma delas é divulgar os nomes dos estudantes que tiveram os melhores desempenhos no exame. A intenção é tornar público apenas os nomes daqueles que acertaram mais de 60% da prova. Não será divulgada a nota específica, mas a faixa de acertos. 

De acordo com o presidente substituto, isso ainda não deverá ser implementado nesta edição, pois é necessário que os participantes estejam cientes das regras e que permitam essa divulgação. A divulgação deverá ser implementada “nos próximos exames”, disse. 

Para este domingo, Mussi afirmou que já está tudo pronto para a aplicação e que as provas já foram distribuídas. “É importante visualizar o local de prova e planejar com antecedência como chegar a ele, para que não se atrase devido à ausência ou redução do transporte público”, recomendou. 

O local de prova está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado no Sistema Enade.

Neste ano, o Enade avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Comentários do Facebook

Educação

Mulher invade aula on-line e exibe vídeo sensual para crianças do 5º ano

Publicado

em

A professora dava aula de matemática para a turma quando uma pessoa teve acesso ao link da aula e entrou na sala

Uma professora de uma escola particular em Campo Grande procurou a polícia, na manhã desta sexta-feira (24/7), após ter a aula on-line invadida por uma falsa aluna. Segundo informações do site Midia Max, a mulher transmitiu um vídeo sensual para os estudantes.

Em seguida, um vídeo de uma mulher dançando em trajes íntimos apareceu na tela. A professora baniu a falsa estudante e até o momento não se sabe quem é o responsável pelo ato.

A Polícia Civil investiga o caso como invasão de dispositivo informático.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional8 minutos atrás

Cachorro leva ‘rabada’ de lagarto gigante, veja o vídeo

Reprodução Cachorro estava latindo para o réptil. Um homem registrou o momento em que um lagarto-monitor da uma “rabada” em...

Internacional38 minutos atrás

Coreia do Norte registra primeiro caso suspeito de Covid-19

Pixabay O país asiático dizia não ter casos da doença. Meses depois do início da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2),...

Nacional53 minutos atrás

Policial atira nas costas de motociclista durante abordagem; assista

Reprodução Homem estava descendo do veículo quando foi baleado. Um policial militar atirou em um motociclista durante uma abordagem policial...

Internacional1 hora atrás

Manifestantes e policiais voltam a se enfrentar em Portland

Reprodução/Twitter Manifestantes pedem o fim da violência policial. Pelo segundo dia consecutivo, manifestantes do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras...

Esportes2 horas atrás

Ceará e Fortaleza se enfrentam em semifinal da Copa do Nordeste

. A primeira semifinal da Copa do Nordeste terá nada menos que o Clássico-Rei. Ceará e Fortaleza garantiram classificação na tarde...

Esportes2 horas atrás

Fluminense derrota Botafogo em amistoso no Nilton Santos

  . O Fluminense venceu o Botafogo no primeiro de dois amistosos entre os clubes. As partidas servem como preparação...

Entretenimento2 horas atrás

Garota de Programa da traição de Mayra é está em site de acompanhantes de luxo

    Reprodução/Tais Lambertini Tais Lambertini Após Mayra Cardi ter compartilhado conversas comprovando a traição com Tais Lambertini,  internautas encontram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!