conecte-se conosco



Política

Bolsonaro se irrita com PSL e centrão ganha espaço no primeiro escalão

Publicado

em


source
bolso
Reprodução/CNN/17/7/2020

Bolsonaro em isolamento devido à Covi-19 no Palácio da Alvorada na quarta-feira (15/7/2020)


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ficou irrtiado com o modo como os deputados do PSL ligados ao governo votaram a pauta do Fundeb, dando a entender que o governo foi derrotado nesta votação . O jornal Folha de S.Paulo revelou que o presidente aumentar o poder do centrão no Executivo, por isso deve nomear um novo líder do governo na Câmara dos Deputados, que substituirá o Major Vitor Hugo (PSL-GO), que deve assumir uma autarquia federal.


Vitor Hugo é visto por membros do governo como inábil para lidar com articulação política. E, conforme divulgou a reportagem da Folha, assessores palacianos confirmam a frustração do presidente em relação aos deputados do PSL que votaram contra o Fundeb, por isso deve tomar novos rumos na articulação política, dando mais espaço ao centrão.

A ideia do governo em relação o Fundeb era desidratar o texto e adiar a vigência para 2022. Já sabendo das altas chances de ser derrotado, Bolsonaro recuou e passou a apoiar a proposta. A votação contra o texto por parte dos seus aliados desagradou o presidente, que viu na situação uma brecha para ser identificado como frágil na articulação política e derrotado nesta pauta.

“Seis ou sete votaram contra. Se votaram contra, eles devem ter os seus motivos. Só perguntar para eles por que votaram contra. Agora, alguns dizem que a minha bancada votou contra. A minha bancada não tem seis ou sete, não. A minha bancada é bem maior do que essa aí”, disse Bolsonaro na quarta-feira (22), em frente ao Palácio da Alvorado. 

Bia Kicis foi uma das deputadas do PSL que sofreu a retaliação do governo, com a perda do posto de vice-líder.  O descontentamento do presidente com o PSL faz o deputado Ricardo Barros (PP-PR) ser avaliado para assumir o cargo de vice-líder, com o intuito de repetir o modelo do Senado, onde o governo é liderado elo MDB, também do centrão.

O centrão ganha espaço e pode assumir, até mesmo, a pasta da Saúde. Pazuello deve comando o Ministério até outubro, quando o governo prevê um arrefecimento da crise, e um político de atuação semelhante a do general deve assumir a pasta.

Comentários do Facebook

Política

Policial poderá ter gratuidade em ônibus intermunicipal

Publicado

em


A garantia de duas passagens por veículo, gratuitas, destinadas ao policial passageiro nos transportes intermunicipais no estado do Espírito Santo é o que propõe matéria de autoria parlamentar que tramita na Assembleia Legislativa (Ales). Tais reservas incluem igualmente o policiais e bombeiros militares e policiais civis.

Trata-se do Projeto de Lei (PL) 516/2020, de autoria do deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos). Para ter direito ao assento gratuito, o policial deve estar fardado e apresentar a carteira funcional de servidor público. Além dessas condições, caso não haja assentos disponíveis, o policial poderá viajar de pé.

De acordo com a justificativa do autor da matéria, medida semelhante está em vigor no estado do Rio Grande do Sul, ratificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que a considerou um benefício para a segurança do cidadão. A “concessão de dois assentos a policiais militares devidamente fardados nos transportes coletivos intermunicipais vai ao encontro da melhoria das condições de segurança pública nesse meio de locomoção, em benefício de toda a sociedade”, ponderou o ministro Alexandre de Moraes, redator para o acódão.

“Vale ressaltar que a proposta também é um incentivo aos policiais e bombeiros militares e policiais civis para que usem o transporte público com maior frequência, em vez de um veículo particular, reforçando, por consequência, a segurança da população de forma natural”, acrescentou Pazolini.

Caso a proposta seja aprovada e sancionada o texto estabelece prazo de até 30 dias, após a publicação da lei, para que órgão competente edite normas complementares para garantir o cumprimento da medida.

A matéria foi lida em Plenário a 28 de setembro e segue para análise nas comissões de Justiça; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Finanças. 
 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde13 minutos atrás

Cristo será iluminado hoje de rosa para prevenir câncer de mama

O Cristo Redentor ficará iluminado de rosa a partir das 18h desta quinta-feira (1º), marcando o início da edição 2020...

Saúde13 minutos atrás

Prefeitura do Rio avança nas flexibilizações das atividades

Os cinemas podem funcionar a partir de hoje (1º) no município do Rio, com a venda de pipoca, doces e...

Política13 minutos atrás

Policial poderá ter gratuidade em ônibus intermunicipal

A garantia de duas passagens por veículo, gratuitas, destinadas ao policial passageiro nos transportes intermunicipais no estado do Espírito Santo...

Esportes13 minutos atrás

Ypiranga e Santana fazem final do Amapazão com presença de público

Com presença de público, Santana e Ypiranga decidem nesta quinta-feira (1º de outubro o título do Campeonato Amapaense, às 20h30 (horário...

Policial13 minutos atrás

BPTran homenageia passagem de militar para a reserva remunerada

O 1º sargento Renze Stocco passou para a Reserva Remunerada da Polícia Militar após ter cumprido a missão policial por...

Economia28 minutos atrás

Ipea revisa queda do PIB de 6% para 5% em 2020

Tomaz Silva/Agência Brasil Intensidade da recuperação, medida no PIB, depende da pandemia de Covid-19, diz o instituto ligado ao Ministério...

Esportes28 minutos atrás

Jogo entre Joaçaba e Pato marca estreia de Santa Catarina na LNF 2020

A partida entre Joaçaba e Pato, nesta quinta-feira (1), às 20h30 (horário de Brasília), será a primeira disputada em Santa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!