conecte-se conosco



Nacional

Bolsonaro passará por cirurgia para retirar cálculo na bexiga

Publicado

em

 

 

source
undefined
ESTADÃO CONTEÚDO

Bolsonaro passará por cirurgia para retirar cálculo na bexiga

O presidente Jair Bolsonaro será submetido na próxima sexta-feira, a uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga. O procedimento será realizado pelo urologista Miguel Srougi no Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or São Luiz, em São Paulo.

A cirurgia é considerada simples e a previsão é de que o presidente fique de um a dois dias hospitalizado. A informação foi confirmada ao Estadão por fontes médicas e do Palácio do Planalto.

Procurada, a Secretaria Especial de Comunicação informou que “ainda não há detalhes sobre o assunto até o momento”.

Bolsonaro viajará ao Rio de Janeiro antes de se submeter a sua sexta cirurgia, desde 2018. Na quarta-feira, o chefe do Executivo fará uma visita à Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), onde deve passar a noite. No dia seguinte, está programada a presença do presidente em um evento na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio.

A necessidade da nova cirurgia foi contada pelo chefe do Executivo a apoiadores no Palácio da Alvorada, em 1º de setembro Bolsonaro disse que estava com um cálculo na bexiga “maior que um grão de feijão”.

“Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexiga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo internamente a bexiga”, afirmou na ocasião. No dia anterior à declaração, Bolsonaro havia ido ao serviço médico do Palácio do Planalto.

Na última terça-feira, antes de iniciar o expediente, Bolsonaro compareceu novamente ao consultório localizado no anexo do Palácio do Planalto. Nas duas recentes idas ao serviço médico, a Secretaria Especial de Comunicação não deu detalhes sobre o estado de saúde do presidente. Nestes dias, os compromissos oficiais do dia não foram afetados e seguiram sendo cumpridos normalmente pelo mandatário.

Em 12 agosto, após participar da cerimônia que antecedeu o embarque da missão brasileira de ajuda humanitária ao Líbano, Bolsonaro – que havia testado positivo para a covid-19 em 7 de julho – fez um check-up no Hospital Nova Star em São Paulo.

Recuperado do coronavírus, ele foi avaliado por um cirurgião geral, cardiologista e dois infectologistas. Na ocasião, o hospital divulgou boletim informando que o presidente “passou por avaliação da equipe médica multiprofissional, está assintomático com exames laboratoriais e de imagem normais”.

Desde 2018, Bolsonaro passou por quatro cirurgias em decorrência da facada. A primeira foi feita ainda na Santa Casa de Juiz de Fora, logo após ser atingido por Adélio Bispo em ato de campanha em 6 de setembro de 2018.

Depois, o então candidato foi transferido para o Hospital Albert Einstein e passou a ser acompanhado pelo cirurgião Antonio Luiz Macedo e pelo cardiologista Leandro Echenique. A última cirurgia foi realizada em setembro do ano passado para a retirada de uma hérnia. Bolsonaro ainda realizou no início deste ano uma vasectomia.

Confira, abaixo, as cirurgias de Bolsonaro:

6 de setembro de 2018 – Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG)

Operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha

12 de setembro de 2018 – Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino

28 de janeiro de 2019 – Hospital Albert Einstein, São Paulo

Retirada da bolsa de colostomia

8 de setembro de 2019 – Hospital Vila Nova Star, São Paulo

Cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada

30 de janeiro de 2020 – Hospital das Forças Armadas (HFA), Brasília

Vasectomia. Foi a segunda vez que ele passou pelo procedimento médico de esterilização para homens que não desejam ter mais filhos biológicos.


Fonte: IG Nacional

Comentários do Facebook

Nacional

Professor de Medicina da Santa Casa usa máscara preta em aula; Alunos denunciam

Publicado

em


source
Faculdade Santa Casa em São Paulo
Divulgação/Santa Casa

Faculdade Santa Casa em São Paulo

Alunos do 1º ano da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo denunciaram o professor Ronald Sergio Pallotta Filho, que durante uma aula online na última terça(6), usou uma máscara preta para ensiná-los como se relacionar com pacientes pobres nos consultórios médicos.

Nas filmagens, Ronald, que é branco,  simula ser um paciente do Sistema Único de Saúde(SUS), usando a máscara preta e falando de forma irônica, como se tivesse sotaque.

“Eu não como essas comidas de fraco daqui do SUS não, sabe? Eu não como não. Eu como comida de macho, de macho. Você tá entendendo?”, afirmou o professor, que também é médico, durante a aula.

A aula ministrada era da matéria de Propedêutica , que é o estudo de sinais em um sistema de comunicação, na medicina é importante para o atendimento e exame dos pacientes, para que o trato com eles seja correto.

“Ele dá aula de medicina, de propedêutica, para alunos de 1º e 2º ano e faz uma coisa dessas? Ele também é médico do maior hospital filantrópico da América Latina, será que isso está em concordância com o tipo de atendimento que é feito na Santa Casa?”, indagou uma médica, que preferiu não se identificar, para o portal G1.

Nesta quinta(8), a Santa Casa emitiu uma nota oficial sobre o caso e repudiou a a ação do professor, que afirmou que abriu uma sindicância sobre o caso e que ele pode vir a ser afastado de suas ocupações.

Veja a nota completa abaixo:

“A Faculdade de Ciências Médicas da Santa de São Paulo repudia veementemente qualquer ação de cunho racista ou preconceituoso. Ciente de denúncia sobre vídeo em que docente utiliza máscara preta em uma aula, a instituição determinou a abertura de uma Sindicância Interna para apuração dos fatos que pode resultar no afastamento do médico envolvido. A Sindicância ocorrerá no âmbito do Núcleo de Direitos Humanos e Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) da instituição, que assegurará ao médico o exercício da ampla defesa e do contraditório”.

BLACKFACE

A pratíca feita pelo médico é conhecida como Blackface, sendo considerado um ato racista. O ato de pintar o rosto para escurecer a pele é algo que surgiu no século 19, onde atores brancos usavam tinta para pintar os rostos de preto em shows onde ridicularizavam negros com piadas e esteriótipos preconceituosos.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional12 minutos atrás

OMS relata aumento diário recorde de casos do novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou um aumento diário recorde de casos globais do novo coronavírus nessa quinta-feira (8), quando...

Internacional42 minutos atrás

Cientistas do Chile estudam mutação do coronavírus na Patagônia

Cientistas no Chile estão investigando uma possível mutação do novo coronavírus no sul da Patagônia, uma região remota e que...

Entretenimento6 horas atrás

“A Fazenda 12”: após ser esculachado por Jojo Todynho, Cartolouco é eliminado

Reprodução/PlayPlus Sinceridade de Jojo Todynho chama a atenção da web Cartolouco foi o quarto peão a deixar ” A Fazenda 12 ”...

São Mateus7 horas atrás

DOAÇÃO | Prefeito Daniel da Açaí recebe R$ 150 mil em dinheiro; advogado relata erro no registro

  “Daniel da Açaí” foi o candidato que recebeu a maior doação em dinheiro para a campanha eleitoral, no país,...

Esportes7 horas atrás

Thiago Galhardo marca duas vezes e Internacional derrota Bragantino

  Duas partidas fecharam a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (8). Em Curitiba, Athletico-PR e Ceará ficaram apenas...

Entretenimento7 horas atrás

Pagodeiro Rodrigo Gomes lança canção em homenagem à ex-participante do “BBB 20”

Divulgação Rodrigo Gomes O cantor Rodrigo Moraes está passando uma temporada no Rio de Janeiro para dar sequência à produção...

Esportes8 horas atrás

Treze goleia Imperatriz e deixa zona do rebaixamento na Série C

Em partida da primeira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro adiada por causa de um surto do novo coronavírus...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!