conecte-se conosco



Política

Bolsonaro “está atrasado e distorce fatos” em discurso, criticam prefeitos

Publicado

em


source
Bolsonaro fez pronunciamento em cadeia de rede nacional de TV e rádio na última terça (23)
Reprodução: ACidade ON

Bolsonaro fez pronunciamento em cadeia de rede nacional de TV e rádio na última terça (23)

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou uma nota nesta quarta-feira (24) com críticas ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) , veiculado na noite de terça (23) em cadeia nacional, no qual ele se solidarizou com as vítimas do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Para a entidade, “a declaração do presidente está muito atrasada” diante da escalada de mortos e doentes e “faria algum sentido há seis ou oito meses”. “Agora, se apresenta como um discurso vazio e não expressa confiança”, diz a nota.

A entidade assinala que Bolsonaro “distorceu os fatos e posições do governo federal durante a pandemia” e deixou de falar sobre temas importantes atualmente, como “lockdown, isolamento, escassez de medicamentos e de oxigênio”.

Para a FNP , o governo vem tomando “erráticas decisões”, como, por exemplo os “repetidos argumentos contrários às vacinas” proferidos por Bolsonaro em um passado recente, e a falta efetiva de compra de vacinas.

“Somente no consórcio global Covax Facility, o Brasil optou apenas pela compra da cota mínima (10% da população), quando seria possível contar com pelo menos quatro vezes mais (40% da população)”, aponta a entidade.

Federalismo de conveniência

A FNP também criticou a reunião de Bolsonaro nesta quarta(24) com lideranças políticas do país, dentre eles, governadores, presidentes da Câmara, do Senado e do STF, para tratar da pandemia, sem convidar prefeitas e prefeitos, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas.

“Essa parece ser uma ideia de federalismo de conveniência”, afirmou a entidade.

Você viu?

“Além disso, o cenário brasileiro atual não condiz com o que descreve o presidente. É importante ressaltar que as novas cepas não são as causas do descontrole no país. O descontrole é que acelera o surgimento de variantes do vírus. De cada dez brasileiros imunizados, nove são com vacinas que ele não só menosprezou, como rechaçou”, diz a FNP, referindo-se ao imunizante Coronavac , produzido pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

A vacina foi menosprezada por Bolsonaro por estar vinculada ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já que o Butantan, ligado ao Executivo paulista, é o fabricante da vacina.

“O Brasil e os brasileiros estão abandonados pelo governo federal. Muitos nas suas casas, nos leitos dos hospitais e outros tantos, infelizmente, nos morgues das casas de saúde ou em covas coletivas. É lamentável, mas o cenário de enfrentamento à pandemia da COVID-19 tomou contornos catastróficos, levando o país ao epicentro sanitário mundial”, diz a entidade na nota.

A FNP ainda enfatizou como falsa a contraposição que Bolsonaro tenta fazer, desde o início da pandemia , entre medidas de saúde e econômicas.

“Evidentemente que as consequências econômicas e sociais da pandemia são visíveis, mas as atitudes governamentais empurram para um cenário ainda pior. Controlar a pandemia é que proporcionará a retomada econômica”, aponta o comunicado. E finaliza: “Para isso, é dever da União prover uma ajuda aos pequenos empresários e a retomada do auxílio emergencial. Nunca como esmola, mas como uma urgência de permitir a subsistência no isolamento social. Não há escolha entre a vida e a economia. Mortos não produzem e não consomem. É preciso salvar os cidadãos para salvar o país”.

Comente Abaixo
Nacional7 minutos atrás

Homem é preso ao se passar por policial para auxiliar em captura de Lázaro

Reprodução Policiais seguem em busca de Lázaro Barbosa Um homem foi preso na noite deste sábado (19) por tentar se...

Saúde7 minutos atrás

Queiroga: Programa de Imunização é esperança de por fim à pandemia

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse hoje (20) que o Programa Nacional de Imunização (PNI) é a esperança de...

Entretenimento7 minutos atrás

Gil do Vigor está de romance com antigo amor

Reprodução/GNT Gil do Vigor O ex participante do reality show da Globo, Gil do Vigor, ou Gilberto, acabou se tornando...

Entretenimento12 minutos atrás

Juliette é criticada por aglomerar sem máscara com Carlinhos Maia; assista

Reprodução Instagram Juliette Freire e Carlinhos Maia Um dia após o Brasil atingir a triste marca de 500 mil mortos...

Mulher37 minutos atrás

Descubra a cor do esmalte de cada signo!

Reprodução: Alto Astral Descubra a cor do esmalte de cada signo! Mais uma vez, a astrologia vem dar dicas que...

Entretenimento42 minutos atrás

Cirurgião que tentou salvar Lady Di quebra o silêncio após 24 anos

Divulgação Cirurgião fala sobre últimas horas de vida de Princesa Diana MoSef Dahman foi o responsável pela noite de 31...

Entretenimento55 minutos atrás

Gracyanne Barbosa mostra evolução no pole dance e encanta: “Força pra ir além”

A musa fitness levou os seguidores à loucura Gracyanne Barbosa deu o que falar e inspirou os seguidores do Instagram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!