conecte-se conosco



Política

Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao atacar Barroso, diz oposição

Publicado

em


source
 Presidente da República, Jair Bolsonaro
Reprodução

Presidente da República, Jair Bolsonaro

 Líderes de partidos da oposição e do MDB afirmaram nesta sexta-feira que o presidente da República, J air Bolsonaro , cometeu crime de responsabilidade ao atacar decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso . Ao reagir contra liminar que determinou a instalação da CPI da Pandemia , Bolsonaro disse que Barroso pratica ativismo judicial e faz “politicalha”.

Deputados e senadores de PT, PSB, PSOL, Rede, PCdoB, Cidadania e MDB afirmaram, em nota, que no Estado Democrático de Direito são “inadmissíveis” ameaças à “independência do Poder Judiciário”.

“Tal conduta é, a tal ponto grave, que foi tipificada como crime de responsabilidade pela lei 1.079/1950 (lei do impeachment), em seu artigo 6º, VI: usar de violência ou ameaça, para constranger juiz, ou jurado, a proferir ou deixar de proferir despacho, sentença ou voto, ou a fazer ou deixar de fazer ato do seu ofício”.

Os parlamentares dizem ainda que eventuais inconformismos com decisões judiciais “podem ser manifestados através de críticas, jamais de ameaças ou ações que tenham por objetivo constranger ou intimidar um juiz”.

Os líderes afirmam que a decisão do ministro estava de acordo com jurisprudência e que não houve qualquer “inovação ou casuísmo”.

“Em um momento gravíssimo como esse que nosso país atravessa, com milhares de brasileiros morrendo diariamente vítimas de Covid, é inacreditável que o governo federal se dedique a atacar outro Poder, em vez de investir todo o seu tempo e energia na busca de vacinas, leitos, medicamentos e oxigênio para nosso povo”.

Você viu?

Assinaram o documento os senadores Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da Oposição no Senado.

Na Câmara, assinam os líderes da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), e da minoria, Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Arlindo Chinaglia (PT-SP) , líder da minoria no Congresso, também aderiu.

Além deles, subscreveram os líderes de partidos na Câmara Elvino Bohn Gass (PT-RS), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Danilo Cabral (PSB-PE), Wolney Queiroz (PDT-PE), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Renildo Calheiros (PCdoB-AL), Alex Manente (CID-SP) e Joenia Wapichana (Rede-RR).

Comente Abaixo
Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 14 de maio de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia auxilia nas decisões que merecem ser tomadas ÁRIES  Conte com mais capacidade de promover...

Estadual4 horas atrás

Suzano vende 2,9 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2021

Preço da celulose inicia trajetória de recuperação no mercado internacional A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir...

Política4 horas atrás

Apenas 14% dos brasileiros não votariam em Lula nem em Bolsonaro, diz pesquisa

    Agência Brasil – Lula e Bolsonaro; pré-candidatos devem alcançar o segundo turno, revelam pesquisas A disputa pela presidência em...

Mulher4 horas atrás

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Reprodução: Alto Astral A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não...

Nacional4 horas atrás

Fazendeiro é atingido por boi que tentava pular muro e vai parar na UTI

Reprodução Uma das patas do boi atingiu o fazendeiro que estava escorado em uma baia Um idoso de 72 anos...

Mulher5 horas atrás

8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar!

Reprodução: Alto Astral 8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar! Nada mais justo...

Estadual5 horas atrás

Servidores do TJES participam de capacitação sobre acessibilidade de imóveis

O curso remoto terminou nessa quarta-feira, 12/5. A Escola de Magistratura do Espírito Santo (Emes), em parceria com a Comissão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!