conecte-se conosco



Nacional

Bolsonaro chama manifestantes contra cortes na educação de ‘idiotas’

Publicado

em

O presidente classificou os protestos como algo “natural” e disse que “a maioria ali (na manifestação) é militante”

O presidente Jair Bolsonaro chamou de “idiotas úteis” e “massa de manobra” manifestantes que organizam nesta quarta-feira, 15, uma série de protestos contra os cortes do governo na educação básica e no ensino superior. O presidente classificou os protestos como algo “natural” e disse que “a maioria ali (na manifestação) é militante”.

“Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais”, disse Bolsonaro ao chegar em Dallas, nos Estados Unidos. Ele foi recebido por apoiadores ao chegar no hotel onde se hospedará hoje na cidade americana.

Em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, os atos contra os bloqueios do Ministério da Educação (MEC) começaram pela manhã, embora a maior parte esteja marcada para o período da tarde. Além das manifestações, algumas universidades e escolas cancelaram as aulas.

O presidente disse ainda que não gostaria que houvesse cortes na educação e disse que não teve saída. “Na verdade não existe corte, o que houve é um problema que a gente pegou o Brasil destruído economicamente, com baixa nas arrecadações, afetando a previsão de quem fez o orçamento e se não tiver esse contingenciamento eu simplesmente entro contra a lei de responsabilidade fiscal”, afirmou o presidente. “Mas eu gostaria que nada fosse contingenciado, em especial na educação”, disse Bolsonaro.

Ao menos 75 universidades e institutos federais do País convocaram protestos em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

O presidente falou que a educação no Brasil “está deixando muito a desejar”. “A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro dessas pessoas?”, disse o presidente, culpando o governo do PT por não ter dado “qualificação” a parte dos desempregados do País.

Bolsonaro visita Dallas em uma agenda improvisada e organizada às pressas pelo governo, depois de o presidente desistir de ir à cidade de Nova York. Ele participaria do prêmio de “personalidade do ano” concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos na noite desta terça, mas a homenagem foi alvo de boicotes e críticas do próprio prefeito da cidade, Bill de Blasio.


(*NAM)

Comentários do Facebook

Nacional

São Paulo recebe mais 650 respiradores adquiridos na Turquia

Publicado

em


source
covid-19
DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

Os novos equipamentos vão ser montados, testados e calibrados por equipes do Hospital das Clínicas


O governo de São Paulo recebeu, nesta sexta-feira (5), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, mais 650 respiradores que foram adquiridos na Turquia. Os aparelhos fazem parte de um total de 1,5 mil equipamentos do tipo que foram comprados pelo governo paulista na Turquia.

Segundo o governo, mais 200 ventiladores dessa aquisição, que chegaram em São Paulo há dez dias, já foram distribuídos a hospitais públicos do estado.

Os novos equipamentos vão ser montados, testados e calibrados por equipes do Hospital das Clínicas e da secretaria estadual de Saúde antes de serem distribuídos na rede pública de saúde.

Além desses respiradores, São Paulo recebeu recentemente 283 unidades de uma compra de respiradores adquiridos na China e mais 60 de um fornecedor nacional.

Segundo o governo paulista, desde o início da pandemia foram entregues 977 respiradores , que foram distribuídos em 39 unidades hospitalares de 20 municípios do estado. Além disso, alguns deles foram distribuídos para 50 ambulâncias com suporte para pacientes graves.

“Estes equipamentos são fundamentais para o tratamento de pacientes que necessitam de cuidados em terapia intensiva e vão ajudar o SUS [Sistema Único de Saúde] de São Paulo a ampliar o número de leitos de Covid-19. A distribuição dos ventiladores é estritamente técnica e é feita para os locais com maior demanda de internações de casos da Covid-19, com estrutura e condição de abertura de novos leitos”, disse o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde1 minuto atrás

Estado do Rio registra menos de 150 mortes por covid-19 em 24 horas

. O número de óbitos registrados nesta sexta-feira (5) por covid-19 no estado do Rio de Janeiro caiu reduziu em...

Esportes1 minuto atrás

Futebol: Federação enviará a governo de SP nova proposta para retorno

. A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta sexta-feira (5) que encaminhará novamente aos governos do estado de São Paulo...

Política6 minutos atrás

Bolsonaro defende atraso nos dados da Covid-19: “Ninguém tem que correr”

Agência Brasil Bolsonaro brincou com demora do Ministério da Saúde em divulgar informações O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu...

Entretenimento6 minutos atrás

Além de “Madeleine”, outras cinco séries que narram crimes reais

Treze anos depois,  a polícia alemã identificou um novo suspeito  pelo desaparecimento de Madeleine McCann . Com o novo desdobramento...

Política6 minutos atrás

Hasselmann vai ser denunciada à PGR por possível criação de CPFs

Reprodução Assessoria de imprensa de Zambelli afirmou, em nota, a decisão de denúncia contra Joice As deputadas federais Carla Zambelli,...

Economia6 minutos atrás

Governo divulga lista de beneficiários do auxílio emergencial

Agência Senado / Divulgação Governo tinha prometido divulgação como forma de transparência depois de casos de fraude Anunciado na semana...

Nacional6 minutos atrás

São Paulo recebe mais 650 respiradores adquiridos na Turquia

DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL Os novos equipamentos vão ser montados, testados e calibrados por equipes do Hospital das Clínicas O governo de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!