Connect with us

Política

Bolsonaro afirma que irá cancelar “revogaço” de decretos de luto

Published

on


source
Bolsonaro afirma que irá cancelar
Reprodução/Flickr

Bolsonaro afirma que irá cancelar “revogaço” de decretos de luto

presidente Jair Bolsonaro (PL) informou no último sábado (29) que vai tornar sem efeito 122 revogações de decretos de luto, independentemente do governo que os decretou ou da personalidade homenageada. Em publicação nas redes sociais, o presidente disse que tomou a essa decisão devido “ao apelo popular para que os decretos permanecessem vigentes, em respeito à história e à memória dos falecidos.”

O recuo ocorre após uma reportagem da Folha de S.Paulo repercutir que Bolsonaro havia cancelado 25 decretos de luto editados por ex-presidentes. O dado havia sido apontado pelo Globo no início de janeiro ao mostrar que o presidente Jair Bolsonaro é o mandatário que menos publicou esse tipo de medida desde a redemocratização.

Bolsonaro justificou que até hoje 122 decretos de luto foram revogados, dos quais 25 em seu governo. O presidente argumentou que as medidas tiveram amparo legal na lei complementar 95, de 1998, e no decreto 9.191/2017.

Criticado por ter cancelado as homenagens a autoridades e personalidades, Bolsonaro, em sua postagem, citou revogação de decretos de luto em 1991, durante o governo do ex-presidente Fernando Collor.

Na época, foram tornadas sem efeito as honrarias para os presidentes Tancredo Neves (1910- 1985), general Médici (1905-1985) e general Castelo Branco (1897-1967), os dois últimos que governaram o país durante a ditadura militar. Bolsonaro ainda lembrou que foram revogadas as homenagens para o Papa Pio XII e o aviador Santos Dumont.

Já em seu governo, Bolsonaro citou o cancelamento dos decretos de luto para o Rei Balduíno I, da Bélgica, os religiosos dom Helder Câmara, Padre Cícero e Frei Damião, além do ex-ministro da Fazenda e diplomata Roberto Campos, avó do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Leia Também

“Tendo em vista o apelo popular para que todos esses Decretos permanecessem vigentes, em respeito à história e à memória dos falecidos, tornarei sem efeito as revogações dos 122 atos, independente do governo que os decretou ou da personalidade homenageada”, escreveu o presidente nas redes sociais.

No último dia 25, Bolsonaro decretou luto de um dia no país pela morte do escritor Olavo de Carvalho, ideólogo da direita brasileira e guru bolsonarista. Foi a segunda vez que o presidente publicou um decreto de luto oficial em seu governo. A primeira vez ocorreu no ano passado, após a morte do ex-vice-presidente Marco Maciel.


Como mostrou o Globo, Bolsonaro é o mandatário que menos publicou esse tipo de decreto desde a redemocratização. O ex-presidente Michel Temer declarou luto cinco vezes em seus dois anos e sete meses de mandato, período similar ao que Bolsonaro está no cargo.

Em cinco anos e meio, a ex-presidente Dilma Rousseff declarou luto em dez ocasiões. Durante dois mandatos, Lula publicou esse tipo de decreto 22 vezes. Até mesmo o presidente Figueiredo publicou, entre outros, um decreto pela morte de um político da União Soviética.

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Mulher3 horas ago

Plantas na decoração: como adicionar verde à sua casa de forma charmosa e funcional

Foto: Reprodução Plantas na decoração: como adicionar verde à sua casa de forma charmosa e funcional As plantas são uma...

Nacional3 horas ago

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões; confira os números

78 apostas chegaram bem perto e acertaram cinco dezenas. Para cada uma delas a Caixa vai pagar R$ 49.552,51 O...

Saúde3 horas ago

Trabalho estimulante ajuda a manter saúde do cérebro, sugere estudo

Pesquisa revelou associação entre as habilidades cerebrais exigidas no trabalho e a probabilidade de apresentar declínio cognitivo no futuro Ter...

Nacional3 horas ago

Neta encontra restos mortais de avô ao enterrar tia

Elisa Carbonez afirmou que o coveiro tirou o corpo de seu avô “antes da hora” e sem autorização ou acompanhamento...

Nacional4 horas ago

Professora grampeia recado em blusa de criança de 5 anos

Caso aconteceu na Escola Municipal Santa Paula Frassinetti, em Nova Friburgo, na manhã de quarta-feira (17/4) Uma professora grampeou um recado no...

São Mateus4 horas ago

CPI do Transporte Público requer documentos à Prefeitura e à Viação São Gabriel

São Mateus – Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura denúncias de irregularidades no transporte público de São...

São Mateus4 horas ago

Juiz concede liminares contra MST referente à fazenda em São Mateus

Reintegração de posse e interdito proibitório foram pedidos pela Apal Agropecuária Aliança O juiz da 1ª Vara Cível de São...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana