conecte-se conosco



Regional

Boa Esperança em estado de emergência por causa da dengue

Publicado

em

A prefeitura de Boa Esperança decretou na manhã desta quinta-feira, dia 16, situação de excepcional emergência, em função do avanço da dengue em vários locais da cidade.

O Decreto nº 6367/2020 foi assinado pelo prefeito, Lauro Vieira, e pela secretária de Saúde, Ana Rosa Marin. Ele tem prazo de 120 dias e pode ser prorrogado, caso a Secretaria de Saúde entenda que ainda precise de medidas emergenciais para conter a epidemia.

Para justificar a situação, o município cita no decreto que Boa Esperança é considerado, pela Secretaria de Estado da Saúde, como alto risco para uma epidemia de dengue.

Segunda a Vigilância em Saúde, do mês de dezembro até o último dia 15 de janeiro foram 102 casos, sendo 41 registrados no Centro da cidade, 23 no bairro Nova Cidade, 20 em no bairro Vila Tavares e 18 na Comunidade Quilômetro Vinte.

Com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica de Boa Esperança e discutir as ações de combate à dengue, além de traçar novas estratégias para enfrentar a crescente incidência da doença, que já afeta vários locais na sede do município, a Secretaria de Saúde promoveu uma reunião no gabinete do prefeito na quarta-feira (15).

O combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, é uma obrigação do município, mas necessita da participação da população, que, por sua vez, deve adotar medidas simples e diárias em suas respectivas residências.

Limpeza de terrenos baldios

Pelo decreto, como medida emergencial, a secretaria de Desenvolvimento Urbano deverá fazer a limpeza imediata de todos os terrenos baldios e imóveis abandonados do município. Os proprietários dos imóveis serão devidamente advertidos de que a continuidade da infração implicará na aplicação da Lei nº 0.853, de 16 de dezembro de 1993, art.16 e art.17, §1 e §2, e portanto, deverão fazer a limpeza periódica dos respectivos terrenos.

Outra prerrogativa prevista no decreto é que a equipe de Vigilância em Saúde, com o auxílio dos demais órgãos municipais envolvidos nas ações de combate e prevenção à dengue, a exemplo dos agentes comunitários de saúde, poderão entrar nas casas fechadas ou abandonadas, especialmente aquelas cujos titulares, ao serem convocados para abrir seus imóveis e permitir acesso a todas as dependências, não atenderem tal solicitação.

Ações realizadas pela Secretaria de Saúde

De acordo com a secretária Ana Rosa Marin, desde o mês de dezembro a equipe responsável pelo referido trabalho vem fazendo campanhas e mutirões nos locais mais afetados, além da veiculação de mídias informativas e de conscientização nos meios de comunicação, bem como, divulgação de comunicados nas igrejas do município. O trabalho é feito com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que visitam diariamente as residências das famílias.

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Boa Esperança disponibilizou um telefone exclusivo para reforçar o combate ao mosquito transmissor Aedes Aegypti, o Disque Dengue 99700-2269.

Mutirões

Nos próximos dias 20 e 21, segunda e terça-feira, as equipes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano realizarão mutirões de combate a Dengue em todos os bairros e distritos.


(*Prefeitura e Rede Noticias)

Comentários do Facebook

Regional

Homem é morto com 7 tiros em Pedro Canário

Publicado

em

Três elementos sendo um moreno e dois de cor clara mataram com 07 tiros na tarde desta sexta-feira (26) um homem identificado pelas iniciais R.M.M., de 37 anos. O crime aconteceu quando a vítima estava no quintal de casa na rua Conceição da Barra no centro de Pedro Canário.

Quando policiais da Companhia da Polícia Militar chegaram ao local a vítima já havia sido socorrida para o hospital Menino Jesus, mas não resistiu aos ferimentos.

Aos policiais a irmã contou que avistou três indivíduos passando próximo a sua residência e em dado momento pularam o muro e efetuaram os disparos.

Disse ainda que não conhece os autores dos disparos, fornecendo apenas as características deles.

Durante toda a tarde desta sexta-feira (27) os policiais fizeram diligências no centro da cidade e em bairros vizinhos, mas não conseguiram descobrir pistas dos assassinos e nem os motivos do crime. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia25 minutos atrás

Avon demite executiva acusada de manter idosa em condições análogas à escravidão

Reprodução/MPT-SP Idosa foi resgatada de situação análoga à escravidão em casa de executiva da Avon, que acabou demitida A Avon...

Esportes30 minutos atrás

Jogador do Cruzeiro passa bem após acidente de carro

. O volante Henrique, do Cruzeiro, passa bem após acidente automobilístico sofrido na noite de sexta-feira (26). Em tuíter publicado...

Estadual55 minutos atrás

37 municípios do ES possuem alto risco de transmissão do coronavírus

  . O Governo do Estado anunciou, neste sábado (27), o 11º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre...

Política1 hora atrás

Julgamento de Flávio Bolsonaro pode voltar para 1ª instância

Pedro França/Agência Senado Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é investigado sob suspeita de rachadinha na Alerj Ministros de tribunais superiores avaliam...

Estadual1 hora atrás

Governo do Estado entrega novos leitos no Hospital Estadual de Atenção Clínica

. O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã deste sábado (27), a entrega de 25 novos leitos clínicos...

Internacional1 hora atrás

Argentina localiza nuvem de gafanhotos e prepara estratégia com o Brasil

Reprodução Nuvem de gafanhotos na Argentina foram localizados e País prepara estratégia com Brasil e mais vizinhos Após dias de...

Saúde2 horas atrás

AO VIVO: Governo anuncia parceria para vacina contra covid-19

  . O Ministério da Saúde anuncia hoje (27), em coletiva no Palácio do Planalto, uma parceria para o desenvolvimento e a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!