conecte-se conosco



Regional

Boa Esperança em estado de emergência por causa da dengue

Publicado

em

A prefeitura de Boa Esperança decretou na manhã desta quinta-feira, dia 16, situação de excepcional emergência, em função do avanço da dengue em vários locais da cidade.

O Decreto nº 6367/2020 foi assinado pelo prefeito, Lauro Vieira, e pela secretária de Saúde, Ana Rosa Marin. Ele tem prazo de 120 dias e pode ser prorrogado, caso a Secretaria de Saúde entenda que ainda precise de medidas emergenciais para conter a epidemia.

Para justificar a situação, o município cita no decreto que Boa Esperança é considerado, pela Secretaria de Estado da Saúde, como alto risco para uma epidemia de dengue.

Segunda a Vigilância em Saúde, do mês de dezembro até o último dia 15 de janeiro foram 102 casos, sendo 41 registrados no Centro da cidade, 23 no bairro Nova Cidade, 20 em no bairro Vila Tavares e 18 na Comunidade Quilômetro Vinte.

Com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica de Boa Esperança e discutir as ações de combate à dengue, além de traçar novas estratégias para enfrentar a crescente incidência da doença, que já afeta vários locais na sede do município, a Secretaria de Saúde promoveu uma reunião no gabinete do prefeito na quarta-feira (15).

O combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, é uma obrigação do município, mas necessita da participação da população, que, por sua vez, deve adotar medidas simples e diárias em suas respectivas residências.

Limpeza de terrenos baldios

Pelo decreto, como medida emergencial, a secretaria de Desenvolvimento Urbano deverá fazer a limpeza imediata de todos os terrenos baldios e imóveis abandonados do município. Os proprietários dos imóveis serão devidamente advertidos de que a continuidade da infração implicará na aplicação da Lei nº 0.853, de 16 de dezembro de 1993, art.16 e art.17, §1 e §2, e portanto, deverão fazer a limpeza periódica dos respectivos terrenos.

Outra prerrogativa prevista no decreto é que a equipe de Vigilância em Saúde, com o auxílio dos demais órgãos municipais envolvidos nas ações de combate e prevenção à dengue, a exemplo dos agentes comunitários de saúde, poderão entrar nas casas fechadas ou abandonadas, especialmente aquelas cujos titulares, ao serem convocados para abrir seus imóveis e permitir acesso a todas as dependências, não atenderem tal solicitação.

Ações realizadas pela Secretaria de Saúde

De acordo com a secretária Ana Rosa Marin, desde o mês de dezembro a equipe responsável pelo referido trabalho vem fazendo campanhas e mutirões nos locais mais afetados, além da veiculação de mídias informativas e de conscientização nos meios de comunicação, bem como, divulgação de comunicados nas igrejas do município. O trabalho é feito com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que visitam diariamente as residências das famílias.

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Boa Esperança disponibilizou um telefone exclusivo para reforçar o combate ao mosquito transmissor Aedes Aegypti, o Disque Dengue 99700-2269.

Mutirões

Nos próximos dias 20 e 21, segunda e terça-feira, as equipes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano realizarão mutirões de combate a Dengue em todos os bairros e distritos.


(*Prefeitura e Rede Noticias)

Comentários do Facebook

Regional

Homem atingido com tiro no braço enquanto almoçava em Jaguaré

Publicado

em

O atirador perseguia dois elementos, quando invadiu quintal de casa e atirou, acertando a vítima em um dos braços.  

Os disparos eram endereçados a dois homens que invadiram o quintal da casa em que almoçava, mas um deles o atingiram em um dos braços. O caso aconteceu por volta das 13h30 desta terça-feira (18) na Rua Bananal, Bairro Seac, em Jaguaré.

De acordo com o que a vítima contou aos policiais que atenderam a ocorrência, e a localizaram no Pronto Socorro da cidade, que estava na residência do seu tio almoçando quando escutou um barulho e saiu da cozinha para ver do que se tratava.

Neste momento a vítima identificada pelas iniciais A.O.S.S., deparou-se com um indivíduo desconhecido que portava uma arma de fogo e efetuou um disparo em sua direção, atingindo seu braço direito. Na ocasião o autor do disparo entrou na residência quando perseguia dois indivíduos que em fuga entraram na residência que estava com o portão da garagem aberta.

Segundo a vítima, os indivíduos correram até os fundos do quintal onde pularam o muro tomando destino ignorado. Informou ainda que não reconheceu os envolvidos. Importante salientar que o disparo transfixou o braço da vítima sem maiores complicações, sendo liberado logo após o atendimento médico. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia23 minutos atrás

Google lança primeira versão do Android 11; confira 13 novidades

arrow-options Unsplash Google lança primeira versão do Android 11 O Google liberou nesta quarta-feira (19) a primeira versão publicamente acessível...

Política23 minutos atrás

Cipe Rio Doce lança projeto sobre sustentabilidade

Questões como o uso não sustentável dos recursos naturais, urbanização e meio ambiente, desmatamento, mudanças climáticas, extinção de espécies marinhas...

Política23 minutos atrás

Com quadro estável, Cid Gomes recebe alta da UTI

arrow-options Reprodução/Facebook/Cid Gomes Cid Gomes deixou a UTI do Hospital do Coração de Sobral O senador Cid Gomes recebeu na...

Política23 minutos atrás

Eduardo Bolsonaro diz que Cid não teve “o mínimo de inteligência”; Ciro responde

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou em uma rede social que o senador Cid Gomes não teve “o mínimo de...

Entretenimento23 minutos atrás

Pedro Scooby e Cintia Dicker param de se seguir e apagam as fotos juntos

Luana Piovani, Anitta e agora Cintia Dicker? Pelo visto, a lista de ex de Pedro Scooby só cresce. O surfista...

Entretenimento23 minutos atrás

Família de Gugu expõe que Rose Miriam é empresária bem-sucedida nos EUA

Na manhã desta quinta-feira (20), a família de Gugu Liberato liberou um novo comunicado à imprensa. Na nota, eles dizem...

Entretenimento23 minutos atrás

No “BBB”, Felipe fala em conversa com Thelma: “Eu não sei não ser machista”

Felipe Prior e Thelma conversaram sobre machismo durante a festa desta quarta-feira. Prior contou que não acredita que vá mudar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana