conecte-se conosco



Internacional

Biden e Putin farão reunião sobre tensões na Ucrânia

Publicado

em


source
Biden e Putin farão reunião sobre tensões na Ucrânia
David Lienemann / Official White House / Divulgação

Biden e Putin farão reunião sobre tensões na Ucrânia

A Casa Branca confirmou neste sábado (4) que o  presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará uma reunião virtual com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na próxima terça-feira (7), para discutir a crise na Ucrânia.

Um comunicado oficial dos dois governos apontou que o foco da videoconferência será a crise ucraniana, além de uma “gama de outros assuntos”. As tensões entre os EUA e a Rússia cresceram devido ao aumento de tropas russas na fronteira com a Ucrânia, que é visto como um sinal de uma potencial invasão.

Em novembro, Washington alertou a União Europeia sobre uma suposta tentativa de invasão coordenada pela Rússia à Ucrânia. O bloco enfrenta tensões com Moscou devido à crise migratória e problemas energéticos.

A Rússia, por sua vez, insiste em que os EUA garantam que a Ucrânia não será admitida na aliança militar da OTAN.

De acordo com uma fonte da Casa Branca, Biden aproveitará a reunião com Putin para expressar as preocupações do governo americano com a atividade militar russa na fronteira com a Ucrânia e o apoio dos EUA à soberania ucraniana e integridade territorial.

Leia Também

Mais cedo, o democrata já havia dito que não aceitará a “linha vermelha de ninguém”. “Conhecemos as ações da Rússia há muito tempo e minha previsão é de que teremos uma longa discussão”, afirmou Biden.

Segundo reportagem do “Washington Post”, citando uma fonte sob anonimato, os planos russos preveem uma ofensiva militar contra a Ucrânia no início de 2022 com uma escala de forças em dobro da vista na primavera passada durante os rápidos exercícios russos perto das fronteiras ucranianas”.

A expectativa é de que sejam mobilizados “100 grupos táticos, com um número estimado de até 175 mil soldados, junto com veículos blindados, artilharia e outros equipamentos”.

No entanto, o governo americano estima que Moscou tenha atualmente 70 mil soldados perto da fronteira com a Ucrânia, contra os cerca de 94 mil informados por Kiev.

Fonte: IG Mundo

Comente Abaixo
Saúde9 minutos atrás

Covid-19: Brasil bate recorde de novos casos pelo 2º dia seguido

O número de casos de covid-19 registrados em 24 horas bateu o segundo recorde seguido em dois dias. De ontem...

Saúde9 minutos atrás

Distrito Federal volta a proibir público em competições esportivas

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, assinou, nesta quinta-feira (27), decreto que retoma a proibição de público em...

Saúde9 minutos atrás

Rio já tem mais casos de covid-19 do que no primeiro ano de pandemia

A cidade do Rio de Janeiro registrou, nos primeiros 26 dias do ano, 228.129 casos de covid-19. Este número é maior do...

Saúde10 minutos atrás

Secretários de Saúde pedem revogação de portaria sobre o kit covid

Os conselhos nacionais dos Secretários de Saúde (Conass) e das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) entregaram ofício ao Ministério da...

Saúde10 minutos atrás

Aumentam casos de covid-19 no Amazonas, que passa à fase de risco alto

O estado do Amazonas entrou na fase de risco alto por causa do aumento dos casos de covid-19. Segundo boletim...

Entretenimento40 minutos atrás

Taís Araújo grava ‘The Masked Singer’ com figurino das empreguetes

Reprodução Taís Araújo vestiu roupa da novela ‘Cheias de Charme’ O “The Masked Singer Brasil” não está chamando atenção apenas pelas roupas...

Entretenimento40 minutos atrás

‘BBB 22’: Pedro Scooby comenta relação dos filhos com Cíntia Dicker

Reprodução/Instagram Pedro Scooby e Cíntia Dicker Em uma conversa com Tiago Abravanel nesta quinta-feira (27), Pedro Scooby falou sobre a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!