conecte-se conosco



Internacional

Biden diz que EUA têm compromisso de defender Taiwan

Publicado

em


Os Estados Unidos (EUA) têm compromisso de defender a ilha de Taiwan que a China reivindica como sua, disse o presidente norte-americano, Joe Biden, nessa quinta-feira (21). A Casa Branca informou que não houve mudança na política para a ilha.

“Sim, temos o compromisso de fazer isso”, afirmou Biden em entrevista coletiva, quando indagado se os EUA iriam em defesa de Taiwan, que se queixa de uma pressão militar e política crescente de Pequim para aceitar a soberania chinesa.

Embora Washington seja obrigada por lei a garantir a Taiwan os meios para se defender, há tempos segue uma diretriz de “ambiguidade estratégica” quanto a uma intervenção militar para proteger a ilha no caso de um ataque chinês.

Em agosto, uma autoridade do governo Biden disse que a política norte-americana para a ilha não mudou depois que o presidente pareceu insinuar que os EUA a defenderiam se ela fosse atacada.

Um porta-voz da Casa Branca disse que, na entrevista coletiva, Biden não estava anunciando nenhuma alteração na abordagem e que “não há mudança na política”, mas não quis comentar mais quando indagado se Biden se equivocou.

“O relacionamento de defesa dos EUA com Taiwan é guiado pela Lei de Relações com a ilha. Manteremos nosso compromisso de acordo com a lei, continuaremos a apoiar a legítima defesa de Taiwan e continuaremos a nos opor a quaisquer mudanças unilaterais do status quo“, disse o porta-voz.

A China manifestou desagrado mesmo assim. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afirmou que o país não tem espaço para concessões em seus interesses centrais.

A China pede aos EUA que “não enviem os sinais errados às forças de independência de Taiwan para evitar prejudicar seriamente os laços sino-norte-americanos, a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, disse o porta-voz Wang Wenbin em Pequim.

O gabinete presidencial taiwanês reiterou que sua posição continua a mesma, que é nem ceder à pressão, nem “avançar precipitadamente” quando recebe apoio.

Taiwan mostrará uma determinação firme para se defender, afirmou o porta-voz do gabinete presidencial, Xavier Chang, em comunicado, acrescentando que as ações concretas constantes do governo Biden mostram apoio “firme como uma rocha” à ilha.

Segundo Biden, as pessoas não deveriam se preocupar com o poder militar de Washington. “China, Rússia e o resto do mundo sabem que somos as Forças Armadas mais poderosas da história do mundo”.

*Reportagem adicional de David Brunnstrom, Michelle Nichols, Gabriel Crossley e Ben Blanchard

Comente Abaixo
Economia15 minutos atrás

Senado aprova marco legal do câmbio, que promete Real mais conversível

Fernanda Capelli Senado aprova marco legal do câmbio, que promete Real mais conversível O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto...

Economia15 minutos atrás

Promulgação da PEC dos Precatórios viabiliza Auxílio Brasil de R$ 400

Reprodução: ACidade ON Promulgação da PEC dos Precatórios viabiliza Auxílio Brasil de R$ 400 Sob protestos de alguns senadores, o...

Nacional3 horas atrás

Céu nublado marca a previsão desta quinta-feira em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Previsão do tempo em São Paulo O dia começa com céu nublado e garoa...

Entretenimento5 horas atrás

Axel comemora lançamento de especial de Natal gravado em São Paulo

Reprodução/Instagram Axel no júri do ‘Canta Comigo Teen’ O novo projeto do cantor português Axel, inspirado nas comemorações natalinas e...

Entretenimento5 horas atrás

Após chamar Sol de vacilona, Monique Evans declara: “Perdeu o top 3”

Reprodução/Instagram Solange Gomes e Monique Evans Monique Evans segue atenta aos últimos desdobramentos da  décima terceira edição do reality show...

Nacional7 horas atrás

Homem de 39 anos fica com serra cravada na nuca ao se desequilibrar em obra

Um homem de 39 anos foi socorrido após ter a nuca perfurada por uma serra na região do bairro Dona...

Mulher7 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 9 de dezembro de 2021

Foto: Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 09 de dezembro de 2021 ÁRIES Deixe de lado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!