conecte-se conosco


Entretenimento

Bial critica xenofobia de Trump e cita Einstein para justificar o que o motiva

Publicado

em

Responsável pela tradução de “A Memória do Mar”, nova obra de Khaled Hosseini, escritor de “O Caçador de Pipas”, Pedro Bial conversou com o iG sobre a crise dos refugiados e a vida na TV.

Leia também: Grazi Massafera é entrevistada por Bial 14 anos após o “BBB 5”

Pedro Bial
Divulgação / Rede Globo
Pedro Bial

Escrito em formato de poesia, segundo Pedro Bial , o maior desafio não foi manter a estrutura textual, mas sim a emoção que o livro carrega: “Alguns desafios da tradução é que você tem de se libertar do significado original da palavra. Às vezes, a mensagem que o escritor quer passar não funciona ao pé da letra”.

Leia também: Tiago Leifert, Bial e os famosos que emplacaram projetos próprios na Globo

Questionado se já conheceu Khaled Hosseini, autor do livro, pessoalmente o jornalista brinca: “Ainda não, mas ele já me fez chorar muito”.

Bial: O refugiado

Pedro Bial no lançamento do livro
Reginaldo Junior / iG
Pedro Bial no lançamento do livro “A Memória do Mar”

Filho de refugiados alemães, falar da causa para o multifacetado comunicador é algo pessoal e motivo de orgulho. Para ele, de onde a pessoa vem não determina a vida somente da primeira geração, mas também das gerações que sucederão. “Eu não seria a pessoa que sou hoje se não tivesse tido essa história”.

Dando um salto no tempo, ao abordar a crise na fronteira entre Venezuela e Roraima, Bial defende o Brasil: “A ideia de que o Brasil não ajuda os refugiados é nula”, diz ele citando os subsídios governamentais, documentação apropriada e comitês especializados na causa.

O apresentador ainda ressalta que estes incentivos são de suma importância: “Ainda mais num momento em que há discursos oficiais e quase oficiais que rechaçam o Brasil como um refúgio para um desterrado. O trabalho que o Brasil vem fazendo é exemplar”.

Leia mais:  Após chantagear a ricaça de “Verão 90”, Magaiver sofre acidente

Ao falar sobre como a crise vem mexendo com o panorama mundial, o apresentador muda o tom: “A pressão migratória, sobretudo na Europa, foi fundamental para o renascimento de governos nacionalistas. Seja na Hungria, seja para a própria votação do Brexit ou na exploração de uma fronteira que nem tem uma crise tão crítica, como México e EUA. Estamos tendo uma visão do retrocesso, quando devia existir uma luz no fim do túnel”.

A situação de refúgio nasce em cenários de guerra. Todavia, mesmo que os conflitos sociais, políticos e religiosos tivessem fim, a crise ainda existiria por um bom tempo.

Abordando possíveis soluções para o problema que afeta milhares de pessoas, o apresentador tem uma visão agridoce: “Assim como o aquecimento global, é uma questão que não será resolvida com decisões locais, mas só quando as nações se entenderem e adotarem políticas para isso. Aí chegaremos lá, se é que chegaremos”.

Bial: O jornalista

Pedro Bial no lançamento do livro
Reginaldo Junior / iG
Pedro Bial no lançamento do livro “A Memória do Mar”

Ao continuar, Bial confidenciou uma história de quando cobriu a crise de refugiados curdos após a Guerra do Golfo, em 1991. “Nós chegavamos ao acampamento dos curdos, onde morriam dezenas de pessoas por dia… o acesso a esses acampamentos era muito difícil. Por isso havia necessidade de helicóptero dos soldados americanos”.

“Naquela fila de jornalistas de TV querendo pegar helicóptero um na frente do outro, o oficial americano que estava coordenando o embarque disse: ‘Podem ficar calmos, todo mundo vai ter sua história’. O que ele queria dizer era que cada um teria a filmagem de uma pessoa morrendo. Conto essa história porque não consigo esquecer”.

Leia mais:  Giovanna Ewbank leva trabalho de youtuber para o GNT com o “Superbonita”

Por mais que seja de conhecimento público, nem todos sabem que as guerras ainda existem. Para Bial o problema é tão sério que a crise soa como “notícia velha”, algo que sempre esteve ali e nunca é, de fato, solucionado. Todavia, ao falar da cobertura jornalística brasileira ele não vê negatividade: “Estamos cobrindo bem. É importante que o Brasil se entenda como um País de refugiados, afinal, os benefícios são inúmeros”.

Em seguida, ele faz uma analogia com os EUA: “É quase ridículo um presidente como o Trump, cujo o avô era alemão, um refugiado, ter uma política xenofóbica ou anti imigrante. Não estou dizendo que é simples receber uma massa de imigrantes, mas temos que chegar a alguma conclusão. Até porque, em uma distância próxima, isso nos beneficia”. 

Bial: o apresentador

Ao falar de como a crise tem se “modernizado”, Bial citou a novela “Órfãos da Terra” e como a produção da Globo traz a questão de uma maneira mais precisa para os brasileiros.

“O audiovisual pode tocar os corações, a novela está trazendo esse universo muito mais próximo e palpável para nós brasileiros, porque fala ao coração. Em momentos de crise extrema, você só atinge as pessoas falando ao coração, o cérebro não dá conta de tudo”.   

Falando em TV, o apresentador da Globo foi questionado se o ” Conversa com Bial ” terá uma episódio dedicado aos refugiados: “Vai ter um episódio especial sobre este livro. Já fizemos [sobre refugiados] ano retrasado, e este ano faremos de novo”, adiantou ele, que revelou que a situação na fronteira da Venezuela também ganhará espaço no talk show. 

Fazendo um balanço sobre os três anos de “Conversa com Bial”, o apresentador diz que o objetivo principal continua sendo o mesmo desde o primeiro dia: “Balançar roseira”, diz ele, que logo explica: “É um ditado antigo sobre colocar as pessoas para pensar, para refletir, para sair da discussão pobre. As pessoas são mais do que uma coisa ou outra”. 

Leia mais:  Famosos lamentam a morte da cantora Beth Carvalho

Leia também: Xuxa será a próxima? Cinco famosos que fracassaram à frente de realities

Com o Dia dos Pais a caminho, Pedro Bial comemorará a data acompanhado de seus sete filhos, mas sem esquecer da luta que ainda parece longe de ser extinta. Fechando o diálogo, ele cita uma situação em que Albert Einstein, ao entrar em um país, precisou preencher um formulário no qual tinha um espaço para determinar a raça: “Nesta parte ele escreveu: ‘Humana’”.

Fonte: IG Gente
Comentários do Facebook
publicidade

Entretenimento

Grávida, Thais Carla posa nua com o marido em praia

Publicado

em

source

IstoÉ

Thais Carla, bailarina plus size de Anitta , está grávida de quatro meses e fez um ensaio nu ao lado do marido, Israel Reis. Ela publicou uma foto no Instagram com os dois sem roupa em uma praia.

Leia também: Thais Carla processa nutricionista por gordofobia: “Justiça sendo feita”

Thais Carla e o marido arrow-options
Reprodução/Instagram
Thais Carla e o marido


“Nem tudo na vida é planejado. Há coisas que nos pregam de surpresa, e trazem muitas felicidades. Um filho não planejado é um presente inesperado muito especial. É algo capaz de mudar completamente a vida. Por mais que em um primeiro momento a ideia possa assustar, tenha a certeza de que nada melhor poderia acontecer na sua vida. Só quem tem um filho sabe o que é o amor incondicional. E não importa quantos filhos você tenha, cada um é único e vai despertar em você emoções sem igual”, escreveu a Thais Carla .

Leia também: Foto seminua de bailarina com marido é excluída do Instagram: “Gordofobia”

Thais Carla e Israel Reis já são pais de uma menina de 2 anos chamada Maria Clara.

Ver essa foto no Instagram

Nem tudo na vida é planejado. Há coisas que nos pegam de surpresa, e trazem muitas felicidades. Um filho não planejado é um presente inesperado muito especial. É algo capaz de mudar completamente a vida. Por mais que em um primeiro momento a ideia possa assustar, tenha a certeza de que nada melhor poderia acontecer na sua vida. Só quem tem um filho sabe o que é o amor incondicional. E não importa quantos filhos você tenha, cada um é único e vai despertar em você emoções sem igual. Hoje comemoro meus 4 meses de gestação com essa foto. Estou muito emocionada por tudo que está acontecendo na minha vida, sou grata eternamente a Deus. . Quem aí já está ansiosa que nem eu para saber o sexo do bebê? . . . . . #gestacao #gravidez #gorda #fat #thaiscarla #familia #casal #barriga #nenem #bebe #crianca #empoderamento #effyourbeautystandards #plussize

Uma publicação compartilhada por °•. THAIS CARLA ♡ (@thaiiscarlaoficial) em 21 de Out, 2019 às 5:07 PDT


Fonte: IG Gente
Comentários do Facebook
Leia mais:  Famosos lamentam a morte da cantora Beth Carvalho
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Estadual12 minutos atrás

Redistribuição de royalties é tema de audiência

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da redistribuição dos royalties de petróleo entre todos os municípios do Estado...

Estadual12 minutos atrás

Adaptações em salas de aula em urgência

Os deputados estaduais aprovaram durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa (Ales) o requerimento de urgência para...

Estadual12 minutos atrás

CPI resgata 19 gatos em casa de Vila Velha

Uma ação da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), em parceria com o...

Estadual12 minutos atrás

Justiça mantém seis despachos denegatórios

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Ales) deliberou sobre 13 proposições, em reunião nesta terça-feira (22), no...

Agricultura1 hora atrás

Pavilhão Brasil é inaugurado na Fruit Attraction 2019 na Espanha

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com Associação Brasileira...

Agricultura1 hora atrás

Sessenta mil pescadores artesanais do Nordeste vão receber seguro defeso em novembro

No próximo mês, 60 mil pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste receberão uma parcela do...

Agricultura1 hora atrás

Câmara do Agro 4.0 apresenta as principais demandas para ampliar o uso de novas tecnologias no campo

A Câmara do Agro 4.0 iniciou os trabalhos nesta terça-feira (22), durante a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana