conecte-se conosco



Nacional

Bebê prematuro é vítima mais jovem da covid-19 no País

Publicado

em

Integrantes da equipe médica também relataram que a mãe do bebê deu entrada na unidade de saúde “espirrando e tossindo muito”.

Um bebê prematuro testado positivo para a covid-19 morreu na Maternidade do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, na zona norte de Natal, na terça-feira, 7. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal nesta quarta, 8.

 A secretaria informou, ainda, que a mãe do bebê estava na trigésima semana de gestação e apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória a esclarecer. Com essa morte, o bebê passa a ser a vítima mais jovem da covid-19 no Brasil.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a paciente deu entrada na unidade no dia 2 de abril e foi mantida em isolamento para, posteriormente, ser realizada a cesárea.

Uma médica pediatra neonatologista que acompanhou a cirurgia para retirada do bebê e pediu para não ser identificada relatou que o “swab” (amostras de secreção nasal) do recém-nascido foi “colhido com 7 horas de vida”. A médica alertou que todos os médicos, enfermeiros e profissionais da limpeza estavam paramentados conforme as normas de segurança hospitalar para a covid-19 e seguiam as regras de isolamento social.

“A equipe é toda protegida, não saímos do isolamento. Nós achamos estranho e só pode ser transmissão vertical (de mãe para filho). Estou achando estranho, se foi transmissão vertical, positivar com sete horas”, declarou a médica.

O bebê, porém, apresentava outros problemas de saúde que podem ter sido agravados pela covid-19. Conforme relato de outro integrante da equipe médica que realizou o parto, ele nasceu com enterocolite, que é a necrose das alças intestinais por falta de oxigênio.

Os integrantes da equipe médica também relataram que a mãe do bebê deu entrada na unidade de saúde “espirrando e tossindo muito”. A paciente, que tinha eclâmpsia e por isso precisou passar pela cirurgia cesárea, também teve convulsões durante o procedimento cirúrgico.

O exame dela para o coronavírus foi realizado e aguarda a emissão do resultado pelo Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Lacen/Sesap/RN). Atualmente, a genitora encontra-se em isolamento domiciliar. O Rio Grande do Norte soma 11 mortes por covid-19 e 261 casos confirmados da doença.


(*Estadão)

Comentários do Facebook

Nacional

Governo de SP repassará respiradores à cidade de Guarulhos

Publicado

em


source
respirador
Reprodução

Guarulhos atingiu 100% de sua capacidade de atendimento em unidades de terapia intensiva (UTI)


O governo do estado de São Paulo informou, nesta quarta-feira (3), que irá repassar ao município de Guarulhos, na Grande São Paulo, respiradores pulmonares para ajudar no enfrentamento do novo coronavírus na cidade. Na última segunda-feira (1º), Guarulhos atingiu 100% de sua capacidade de atendimento em unidades de terapia intensiva (UTI). Dados divulgados ontem (2) mostram que a utilização desse tipo de leito havia caído para 93%.

Leia mais: Niterói começa sistema de testagem em drive-thru para Covid-19

“Nós sempre trabalhamos em rede, e na região nós já providenciamos o envio de várias unidades de ventiladores e respiradores no sentido de aumentar o número de leitos. Estamos recebendo entre hoje e sexta-feira mais respiradores e a cidade de Guarulhos estará contemplada”, disse o secretário de Saúde do estado, José Henrique Germann Ferreira.

De acordo com o governo do estado, apesar de ter atingido 100% da capacidade de atendimento em UTIs, nenhum paciente de Guarulhos ficou sem ser assistido adequadamente, já que sistema de saúde do estado funciona de forma integrada e pode utilizar leitos de outras localidades. 

Guarulhos é a segunda maior cidade do estado. De acordo com os números divulgados ontem, o município já havia registrado 293 mortes por Covid-19 e tinha 3.269 casos confirmados. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional8 minutos atrás

Madeleine McCann: pedófilo alemão identificado como novo suspeito

Reprodução Madeleine desapareceu em 2007 em uma cidade de Portugal Detetives que investigam o desaparecimento de Madeleine McCann estão convencidos...

Política18 minutos atrás

Secom ataca jornal que divulgou anúncios do governo em sites de Fake News

Agência Brasil Chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten Secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten negou, na noite desta...

Nacional23 minutos atrás

Governo de SP repassará respiradores à cidade de Guarulhos

Reprodução Guarulhos atingiu 100% de sua capacidade de atendimento em unidades de terapia intensiva (UTI) O governo do estado de...

Estadual28 minutos atrás

Idaf prorroga prazos de processos administrativos até final de agosto

. Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) criou uma nova...

Estadual33 minutos atrás

Sementes do milho ES-204 Imperador são distribuídas aos produtores da Ceasa

. Para incentivar a produção agrícola familiar, durante toda esta semana, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag)...

São Mateus33 minutos atrás

Construção de quadra esportiva continua a todo vapor em escola de São Mateus

  . As obras da quadra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ceciliano Abel de Almeida, em...

Saúde33 minutos atrás

Governo de SP repassará respiradores à cidade de Guarulhos 

. O governo do estado de São Paulo informou hoje (3) que irá repassar ao município de Guarulhos, na Grande São Paulo,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!