conecte-se conosco



Saúde

Bebe muito café? É por isso que você pode estar com tanta dor de cabeça

Publicado

em

Runner's

Você já deve ter lido as notícias contraditórias sobre estudos relacionados ao café . Contudo, agora, mais uma pesquisa foi publicada e levantou dúvidas. Será que existe uma relação entre excesso de café e dor de cabeça?

Homem segurando a cabeça com dor após tomar xícara de café
shutterstock
O café, quando consumido sem moderação, pode potencializar quadros de enxaqueca e comprometer seu dia

Se você sofre de enxaquecas regulares, sabe como elas podem ser debilitantes e o quanto atrapalham o seu cronograma de treinos. Além disso, provavelmente já tem ideia de tudo que pode desencadear uma crise – geralmente acompanhada de náuseas, vômito e sensibilidade à luz.

Uma das causas mais comuns? Cafeína. O que é um problema, uma vez que corrida e café praticamente andam de mãos dadas.

Mas será que é verdade? Você deve mesmo evitar a substância se não quiser ter dor de cabeça? Ou você pode apostar em um xícara no seu pré-treino sem culpa? Pesquisadores resolveram investigar essa questão.

Excesso de café dá dor de cabeça?

Em um novo estudo, publicado no American Journal of Medicine, eles analisaram 98 pessoas que sofriam de enxaqueca crônica. O que significa que elas tiveram de dois a 15 dias de crises por mês durante pelo menos três meses antes do experimento. Cada participante respondeu a perguntas sobre seu histórico médico e a ingestão típica de cafeína . E selecionou uma lista de gatilhos de enxaqueca que eles acreditavam que eram comuns para eles. Como consumo de cafeína, falta de sono ou mudanças no clima.

Em seguida, todos atualizaram um diário por seis semanas. Lá, anotaram quantas doses de cafeína consumiam – nas xícaras de café, de chá, refrigerantes ou bebidas energéticas – quanta atividade física faziam e como eram seus níveis de estresse e horários de sono.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiram três ou mais porções de cafeína em um determinado dia eram 40% mais propensos a ter uma enxaqueca naquele dia ou no dia seguinte. No entanto, consumir de uma a duas porções de cafeína não surtia o mesmo efeito.

Por que excesso de café dá dor de cabeça?

Isso têm a ver com a ligação entre a cafeína e uma substância química nas células cerebrais chamada adenosina. Ela, além de fazer com que você se sinta sonolento, também desempenha um papel na diminuição da sensação de dor, segundo o estudo. A estrutura das moléculas de cafeína é semelhante aos receptores de adenosina que ficam no cérebro. Então elas são capazes de se ligar a eles, bloqueando os efeitos da adenosina.

“A cafeína pode ser benéfica e prejudicial”, disse Elizabeth Mostofsky, co-autora do estudo de Beth Israel Deaconess Medical Center’s Cardiovascular Epidemiology Research Unit, à Runner’s World US. Por exemplo, a pesquisa descobriu que muita cafeína levou a enxaquecas. Mas doses mais baixas da substância são usadas em alguns medicamentos para aliviar a dor de cabeça.

Conclusões

Homem feliz com xícara de café na mão
shutterstock
Se você quiser se ver livre das crises de enxaqueca, precisará dar uma moderada no consumo diário de café

Embora os pesquisadores não tenham certeza de como a cafeína pode funcionar tanto como analgésico quanto como desencadeador, eles acreditam que fatores como dose, frequência e hábito contam.

“Para aqueles que normalmente bebiam menos de uma dose de cafeína por dia, duas ou mais porções eram prejudiciais”, explicou. Para aqueles que normalmente bebiam mais de uma dose de cafeína por dia, três ou mais porções eram prejudiciais. Café em excesso dá dor de cabeça sim, segundo o estudo. Por outro lado, a falta dele em quem já consome também pode provocar o incômodo.

“Além disso, a cafeína pode fazer você urinar mais. O que pode te deixar desidratado. A desidratação, por sua vez, também pode causar dores de cabeça ”, disse Mostofsky.

Então, exagerar na cafeína, ou beber mais do que você está acostumado, pode causar crises de enxaqueca. Mas o mais importante? Tomar café em quantidade moderada – como uma ou duas xícaras de café por dia – não vai gerar nenhum transtorno nesse sentido.

Comentários do Facebook

Saúde

Novo coronavírus: Brasil monitora cinco casos suspeitos

Publicado

em

O Ministério da Saúde acompanha cinco casos de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, sendo uma criança de dois anos. O boletim divulgado nesta terça-feira (18) traz dois casos a mais que o de ontem. Todos estiveram na China, mas nenhum deles na cidade de Wuhan, epicentro da doença. 

“Entraram mais dois casos de São Paulo, então permanecem os dois de ontem e dois novos em São Paulo e o do Rio Grande do Sul permanece desde a semana passada”, disse em coletiva à imprensa o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo.

Segundo o secretário, o paciente do Rio Grande do Sul foi testado para os vírus mais comuns, como H1N1, e os testes deram negativo. Agora, uma amostra está sendo enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise específica quanto ao novo coronavírus. Três dos pacientes ainda serão testados para vírus gripais.

Gabardo enfatizou que a mobilização para prevenir e conter o vírus continua pelo menos até o começo do inverno. “Nós não vamos reduzir todas essas ações feitas, toda mobilizações feita antes da chegada do inverno, independentemente de até lá nós termos casos confirmados no Brasil”.

Repatriados

A pasta deve divulgar amanhã (19) o resultado dos exames dos brasileiros resgatados da China e dos tripulantes da Força Aérea Brasileira que estiveram envolvidos na ação. No total, 58 pessoas estão em quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO) para descartar o risco de contaminação pela doença no Brasil.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes1 minuto atrás

Sul-Americana: Fluminense empata e acaba eliminado

Em jogo de baixo nível técnico disputado nesta terça (18) no estádio Municipal Nicolás Chahuán, o Fluminense empatou em 0...

Entretenimento13 minutos atrás

“BBB 20”: Filho de Pyong tem primeira foto divulgada por Sammy

Pyong decidiu ir para o ” BBB 20 ” mesmo com a esposa prestes a ter o seu primeiro filho,...

Política13 minutos atrás

Lula sinaliza apoio a Freixo e quer Haddad viajando pelo Brasil

arrow-options Agência Brasil Lula disse que pretende respeitar decisão do ex-prefeito de São Paulo O ex-presidente Luiz Inácio Lula da...

Tecnologia26 minutos atrás

TikTok oferece até R$ 100 para quem trouxer novos usuários

O TikTok está oferecendo uma grana para quem convidar novos usuários para a plataforma. É possível ganhar até R$ 100...

Política39 minutos atrás

Doria condena ataque a repórter acusada de insinuação sexual

arrow-options Photo Premium / Agência O Globo Doria repudiou ataque a jornalista O governador de São Paulo, João Doria ,...

Nacional60 minutos atrás

Bruno Covas interna-se hoje para novos exames

arrow-options Reprodução / Instagram Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, voltou ao hospital para mais sessões de quimioterapia. O prefeito...

Política60 minutos atrás

Doria condena ataque a repórter acusada de insinuação sexual

arrow-options Photo Premium / Agência O Globo Doria repudiou ataque a jornalista O governador de São Paulo, João Doria ,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana