conecte-se conosco



Esportes

Bayern conquista Supercopa da Alemanha, seu 5º título em 2020

Publicado

em


O Bayern de Munique desperdiçou uma vantagem de dois gols e precisou da sorte de Joshua Kimmich para desempatar aos 37 do segundo tempo e bater o Borussia Dortmund por 3 a 2 na Supercopa da Alemanha nesta quarta-feira (30), vitória que garantiu ao clube o quinto título do ano.

Kimmich roubou a bola no meio-campo, tabelou com Robert Lewandowski e sua finalização ainda foi bloqueada antes de voltar para seu próprio e pé e morrer no fundo da rede.

“Não foi fácil, especialmente no segundo tempo. Nós liderávamos por 2 a 0, e então nós mesmos dificultamos a nossa vida”, disse o técnico do Bayern, Hansi Flick, que assumiu em novembro e desfruta de 10 meses sensacionais no comando da equipe.

“O que conta é que ganhamos o jogo. De resto precisaremos melhorar no domingo [contra o Hertha Berlim]”, acrescentou.

O Bayern, disposto a se recuperar da surpreendente derrota de 4 a 1 para o Hoffenheim no último domingo, que encerrou uma série invicta de 32 partidas, abriu rapidamente 2 a 0 com gols de Corentin Tolisso, aos 18, e Thomas Müller, aos 32.

O Dortmund diminuiu com Julian Brandt e empatou com Erling Haaland, já no segundo tempo. O norueguês poderia ainda ter virado o placar, não fosse o goleiro Neuer, mas Kimmich garantiu a vitória do Bayern no final.

A equipe da Baviera também conquistou em 2020 o Campeonato Alemão, a copa nacional, a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa.

Comentários do Facebook

Esportes

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Publicado

em


Como descrever Pelé? “O nível do futebol de Pelé é absoluto. Melhor do que todos os outros. Ele tinha uma habilidade extraordinária, fisicamente era abençoado”, esta é a opinião do jornalista esportivo Márcio Guedes. Em 51 anos de carreira, o comentarista do programa No Mundo da Bola, transmitido aos domingos pela TV Brasil, acompanhou in loco momentos marcantes da vida do craque, como o gol mil e a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México.

Com passagens por importantes veículos de comunicação como Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, O Dia, Rede Globo, TV Record, TV Bandeirantes, Correio da Manhã, Jornal da Tarde e ESPN, o jornalista também fala nesta entrevista à Agência Brasil sobre como Pelé ajudou o futebol brasileiro a começar a ser admirado em todo o mundo.

Pelé,Seleção brasileira no aeroporto, durante excursão a Madri, junho 1966. Arquivo Nacional. Fundo Correio da ManhãPelé,Seleção brasileira no aeroporto, durante excursão a Madri, junho 1966. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Pelé (esquerda) e outros jogadores da seleção em Madri (Espanha) em 1966 – Arquivo Nacional/Correio da Manhã.

Agência Brasil – Qual o momento mais marcante da trajetória de Pelé?

Márcio Guedes – Destacaria dois momentos fora de série. O primeiro deles foi o milésimo gol. Este gol custou a sair. Em vários jogos ele acabou não conseguindo marcar. Chegou então o jogo com o Vasco no Maracanã, e o país inteiro estava mobilizado em torno do gol do Pelé, que acabou saindo em cobrança de pênalti. Todos queriam o gol em uma jogada de campo, mas acabou saindo de pênalti e foi uma alegria, uma festa. Foi notícia no mundo todo. Agora, quando se fala de conquista esportiva, diria que foi a Copa de 1970. Isto porque 1958 foi o início dele, quando apareceu para o mundo. Já em 1962 ele teve uma contusão no segundo jogo e ficou fora de praticamente toda a competição. Então, faltava uma participação intensa e total em um Mundial. Em 1970 ele fez uma Copa muito boa, teve também uma cabeçada no jogo contra a Inglaterra, que o goleiro Gordon Banks defendeu e que é falada até hoje. Então diria que a conquista do Tri, a importante participação dele nessa campanha, e o que ele fez na final contra a Itália, com um gol de cabeça espetacular, foi um momento marcante da carreira de Pelé.

Com três títulos, Pelé é o maior ganhador de Copa do MundoCom três títulos, Pelé é o maior ganhador de Copa do Mundo

Pelé é o único jogador de futebol a conquistar três edições de Copa do Mundo – Direitos reservados/Divulgação CBF.

Agência Brasil – Como profissional, o que representou acompanhar de perto a carreira do maior jogador de todos os tempos?

Guedes – É curioso. Naquela época havia tantos craques, uma variedade tão grande de jogadores espetaculares, que não chegou a ser uma coisa diferente como hoje em dia quando alguém acompanha Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo. Hoje, o argentino e o português estão muito acima dos outros. Pelé estava acima dos outros jogadores de sua época, mas não era tanto assim. Tinha o Garrincha também, que tinha outro estilo, mas era um fenômeno que todos acompanhavam com grande interesse. Outro fator que pode ter servido para dispersar este fascínio é que o país ainda não era tão unido pelos meios de comunicação. Todos sabiam que Pelé era maravilhoso, mas isto só começou a aparecer de forma mais intensa no final dos anos 1960, começo dos anos 1970. Assim, penso que ele começa a ser mais falado após o final de sua carreira.

Agência Brasil – Pelé já afirmou que nunca se sentiu o rei do futebol. A alcunha é justa?

Guedes – Sim, a alcunha é justa. Isto porque o nível do futebol de Pelé é absoluto, melhor do que de todos os outros. Ele tinha uma habilidade extraordinária, fisicamente era abençoado, conseguia ganhar vários lances apenas usando o físico. Era um jogador veloz e oportunista, e até mesmo voltava para marcar os adversários, pelo menos até o meio do campo. Ele era completo, e era um atleta também. Além disso, tinha a cabeça muito boa, não criava caso com ninguém. Você vai a qualquer lugar do mundo, vai à China, ao Japão, à Coreia, à Tanzânia, você fala de Pelé e todos sabem quem é, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Agência Brasil – Qual a maior contribuição de Pelé para o futebol brasileiro?

Guedes – Foi a propaganda que ele fez de nosso futebol. Nos anos de 1950 nosso futebol era considerado muito sem estrutura, taticamente muito ruim. Além disso, o entendimento é que na hora da decisão perdíamos os jogos. Assim, Pelé representou a força do futebol brasileiro, o talento absoluto de nosso futebol. Ele era o maior do mundo e era brasileiro. Então, essa imagem do nosso futebol, que se espalhou por todo o mundo, foi sua maior contribuição.

Edição: Verônica Dalcanal

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual10 minutos atrás

Governo do Estado autoriza reforma de escolas estaduais em Vila Velha

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na manhã desta sexta-feira (23), a Ordem de Serviço para a reforma de...

Nacional25 minutos atrás

Adolescente de 16 anos morre após roubar e capotar carro

Reprodução/Google Street View O outro jovem envolvido no caso ficou ferido e foi levado para o Hospital João XXIII. Um...

Policial25 minutos atrás

PRF detém foragidos da justiça durante fiscalizações na BR 101

  A Polícia Rodoviária Federal (PRF), deteve dois homens com mandados de prisão em fiscalizações na BR 101  na tarde...

Tecnologia25 minutos atrás

PlayStation Store ganha nova versão no Brasil; veja o que muda

Captura de tela Sony lança nova versão da PlayStation Store no Brasil Nesta quinta-feira (22), seguindo o que havia sido...

Internacional25 minutos atrás

Agora é oficial: Luís Arce é confirmado como novo presidente da Bolívia

Reprodução/Twitter Com mais de 55% dos votos, Luis Arce foi proclamado novo presidente da Bolívia Nesta sexta-feira (23), a apuração...

Policial25 minutos atrás

Polícia Militar prende indivíduos após roubarem pessoa em via pública

Nesta quinta-feira (22), policiais militares da 12ª Companhia Independente prenderam dois homens após roubarem celular em via pública, em Jardim...

Estadual25 minutos atrás

VI Semana Estadual de TIC debate inteligência computacional e transformação digital no setor público

O desenvolvimento de máquinas autônomas e a aceleração de ofertas de serviços digitais pelo setor público foram os assuntos mais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!