Connect with us

Policial

Batalhão de Polícia de Trânsito participa do lançamento do Maio Amarelo 2022

Published

on

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran – lançou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (02), a campanha Maio Amarelo, que em 2022 traz o lema: “Juntos salvamos vidas”. O Bptran participou do evento e apoia a ideia. 

O Maio Amarelo possui repercussão nacional e traz todos os anos o alerta de que é necessário salvar vidas diante de um trânsito com números tão elevados de mortos e feridos em decorrência, na maioria das vezes, do fator humano, através do qual se expõe a negligência às normas, a pressa, o estresse, o impulso de emulação, enfim, o desrespeito à vida alheia e, muitas vezes, de sua própria. 

A intenção do movimento é sensibilizar condutores, ciclistas e pedestres da responsabilidade de cada ente social na promoção da segurança de todos os usuários das vias públicas. 

A diretora técnica do Detran, Edina Poleto, alerta para a necessidade da participação de todos: “a campanha inicia agora, mas não se resume ao mês de maio. Hoje queremos destacar a necessidade de um envolvimento sinérgico, que reforce condutas promotoras de um trânsito mais seguro todos os dias”, disse. 

Já o diretor-geral, Harlem da Silva, destacou: “todos nós conhecemos alguém que perdeu uma pessoa querida no trânsito ou que ficou com sequelas em decorrência de um acidente. Esse tema vem chamar a atenção de que o motorista, o motociclista, o ciclista, o pedestre, todos têm sua responsabilidade no trânsito”.

O evento de hoje contou com a participação de representantes de outros órgãos integrantes do SNT, incluindo a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, as Guardas Municipais e, claro, a PMES, através do seu Batalhão de Polícia de Trânsito.

O tenente-coronel Fonseca esteve presente no lançamento, acompanhado de outros oficiais. Ele também destacou a importância da campanha e garantiu a participação do efetivo do Bptran, dentro da esfera das atribuições da Unidade.

“O Bptran tem orgulho em fazer parte desse momento e das ações de campanha. A fiscalização pura e simples não consegue alcançar todos os meandros que envolvem a dinâmica do trânsito. É necessário também focar nas orientações e sensibilizar os usuários das vias a querer fazer sua parte e, juntos conosco, salvar vidas. 

O Detran, promotor da campanha no Estado,  trouxe também à participação parentes de vítimas do trânsito, que puderam compartilhar seus testemunhos, externando a dor incessante de perder entes queridos de forma tão abrupta e violenta. “Embora a dor seja imensa, ela é o que nos move a conscientizar os condutores, para que outras pessoas não passem pelo que estamos passando”, disse um dos parentes de vítimas do trânsito. 

O Maio Amarelo irá promover diversos eventos durante este mês. Dentre eles: curso de mecânica básica para mulheres, simulação de acidentes, moto e vida em ação, pedalaço pela paz e o mega “pit stop”, com revisão veicular gratuita. 

O Bptran, além de manter as ações de fiscalização, reforçará o foco na orientação aos condutores, pedestres e ciclistas.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

Comente Abaixo
Polícia Federal24 minutos ago

PF prende mulher com mais de 3kg de cocaína no Aeroporto de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu/PR. Na manhã deste sábado, 13/8, a Polícia Federal prendeu em flagrante uma paraguaia de 28 anos que...

Polícia Federal28 minutos ago

PF prende mulher com cédulas falsas em Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR – Policiais federais efetuaram uma prisão em flagrante, no sábado (13/8), de uma mulher que havia retirado...

Polícia Federal28 minutos ago

PF e BPFRON apreendem caminhão carregado com cigarros contrabandeados

Nova Santa Rosa/PR. Neste sábado, 13/8, durante ação integrada por forças de segurança, equipes compostas por policiais do Pelotão de...

Polícia Federal29 minutos ago

PF, PCPR e BPFRON apreendem indivíduo, dinheiro e duas embarcações carregadas com cigarros provenientes do Paraguai

Guaíra/PR – No sábado, 13/8, equipes compostas por policiais do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná, BPFron...

Polícia Federal29 minutos ago

Ação conjunta resulta na apreensão de maconha

Guaíra/PR. Na Madrugada deste sábado (13/8), após patrulhamento na região de portos clandestinos, equipe composta por integrantes da PF, BPFRON/PMPR,...

Tecnologia2 horas ago

Como transferir suas playlists do Spotify para o Amazon Music

Tecnoblog Veja como transferir as playlists Migrar para outro serviço de streaming não precisa ser tão trabalhoso quanto se pensa....

Política2 horas ago

Vice de Ciro, Ana Paula garante: “Não fui escolhida por ser mulher”

Divulgação/PDT – 05/08/2022 Ana Paula Matos é a vice de Ciro Gomes Dia 5 de agosto de 2022. Ciro Gomes...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana