conecte-se conosco


Regional

Barrigueira se reúne com diretores da Cesan e cobra agilidade em obras

Publicado

em

NOVA VENÉCIA (ES) – O prefeito Lubiana Barrigueira, recebeu na sala de reuniões da prefeitura os diretores da Cesan, Mário Lodi, Hebber Ziviani e Jamil Guilherme, os secretários de Meio Ambiente, Pedro Gonçalves, e de Obras, Sebastião de Sá Pereira, e membros da Comissão Municipal de Saneamento e Esgoto.

Durante a reunião, os participantes discutiram sobre a aplicação de recursos e o andamento dos serviços de saneamento básico no município. A Cesan apresentou um ofício constando o que já foi feito pela concessionária de abastecimento no município; investimentos em relação à logística de atuação, percentual de cobertura do projeto de esgotamento sanitário, imóveis precedentes de ligação de rede coletora de esgoto, entre outros assuntos.

Após uma série de questionamentos, o analista da Cesan, Guilherme Jamil, falou das questões levantadas. “A comissão solicitou a Cesan sobre como está sendo feita a aplicação dos investimentos e tiramos diversas dúvidas sobre a prestação de serviço. Grande parte da obra já foi executada, inclusive o tratamento já foi iniciado. Agora estamos na fase de investir nos eixos de água e esgoto, mas precisamos que a Câmara Municipal aprove esses dois eixos conforme prevê o Plano que foi encaminhado para aprovação. Nestes eixos estão previstas obras de drenagem e resíduos sólidos, o que possibilita, com a devida aprovação, que o município passe a receber investimentos por parte dos governos. Nosso objetivo é a conclusão das obras e prestação de serviços de qualidade para a população de Nova Venécia”, finalizou Jamil.

O prefeito Barrigueira aproveitou a ocasião para cobrar da Cesan o abastecimento de água no Polo Empresarial, Darcílio Duarte Santos. “Precisamos de agilidade para que nossas empresas instaladas no Polo Empresarial possam ter condições de continuar produzindo e aumentar a capacidade de produção. O abastecimento do local é uma medida primordial para o desenvolvimento de Nova Venécia. O que cabe ao município estamos fazendo, mas outras ações são de responsabilidade de outras instituições, como nestes casos, a Cesan”, disse o prefeito Barrigueira.

Na oportunidade, também foi anunciado investimento de R$ 140 mil para obras de abastecimento de água e tratamento de esgoto na comunidade de Cedrolândia.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Justiça condena PMs que adquiriram gasolina de uso exclusivo no ES
publicidade

Regional

Mãe busca doador de medula óssea para filha há 5 anos em Rio Bananal

Publicado

em

Menina nasceu com um caso raro de anemia, a síndrome de Blackfan-Diamont. Saiba como ser um doador de medula óssea.

RIO BANANAL (ES) – Uma mãe faz campanha para encontrar doador de medula óssea há cinco anos para salvar a vida da filha que nasceu com um caso raro de anemia, a síndrome de Blackfan-Diamont. Encontrar uma pessoa compatível tem sido o objetivo da família desde que a doença foi descoberta.
O transplante de medula óssea é apontado por médicos hematologistas como única solução para curar a síndrome. Isso porque, na anemia de Blackfan-Diamond, a medula óssea, que é responsável pela produção de células, não funciona direito e o organismo deixa de produzir glóbulos vermelhos, células dos sangue responsável por transportar o oxigênio pelo corpo humano.
Sem o funcionamento adequado dessa célula, a Mayara, que tem 5 anos, precisa fazer transfusão de sangue periodicamente. De três em três meses, a mãe dela, Patrícia Preciosa leva a criança para fazer o tratamento em São Paulo. “É o único jeito para manter ela de pé e ativa”, declara a mãe.
Para sustentar as idas a outro estado para as transfusões, a mãe já fez um pouco de tudo: de pedido de doação de brindes para rifas no comércio, a faxinas e produção panos de pratos bordados e pintado, e pudim. Patrícia contou que a comunidade sempre foi receptiva e nunca se negou a ajudar a família.
A comunidade também embarcou no pedido da mãe para fazerem exames para serem doadores de medula óssea. Dessa forma, Patrícia espera aumentar as chances de encontrar alguém compatível com a menina. Essa compatibilidade costuma acontecer uma a cada 100 mil habitantes.
Compatibilidade
Foi por essas campanhas da família de Mayara que a lavradora Fátima Guarnieri se tornou doadora de medula óssea. Para a surpresa dela, Fátima foi compatível com uma pessoa que precisava de doação a mais de 2 mil quilômetros de distância.
“Eu fiz o teste por causa da campanha de doação para a Mayarinha, mas fui compatível com uma pessoa lá de Recife (PE) e fui para lá doar”, disse a lavradora.
Sobre a surpresa da compatibilidade da amiga com uma pessoa do estado do Pernambuco, Patrícia declarou que tem fé em Deus.
“Eu creio e tenho muita fé em Deus de encontrar. Eu creio até em um milagre de Deus, mas enquanto isso, a gente via continuar correndo atrás e pedindo as pessoas para se cadastrar para ser também como a Fátima e salvar uma vida”, revelou a mãe.
Como doar
O cadastro de doador de medula óssea pode ser realizado por qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos que esteja com boa saúde. O procedimento pode ser feito em qualquer unidade do Hemoes.
No estado são cinco pontos de cadastro: São Mateus, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Vitória. O doador preenche um cadastro e é recolhida uma amostra de sangue.
As amostras são enviadas para análise e ficam registradas em um banco nacional de doadores. Além de realizar o cadastro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) enfatiza que é importante que o voluntário seja doador de medula óssea e mantenha os dados atualizados.
O voluntário pode atualizar as suas informações caso tenha mudado, por exemplo, de endereço, telefone e e-mail, no site do Redome, o que facilita que o voluntário seja encontrado caso haja compatibilidade com um paciente à espera do transplante.
Hemocentros
•Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30;
•Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12h30;
•Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30;
•Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30;
•Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.


(* G1/ES)

Leia mais:  Ação conjunta das Polícias resulta em apreensão de arma e drogas em Jaguaré

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual8 minutos atrás

Foragido do RJ por roubo de carga é preso no ES

Prisão aconteceu na BR-101 em Guarapari, na noite desta segunda-feira (18). Um homem com mandado de prisão em aberto por...

Nacional31 minutos atrás

CPI da Lava Toga é protocolada no Senado para investigar ministros do STF

Jonas Pereira / Agência Senado Senado federal ainda precisa aprovar instalação da CPI da Lava Toga Foi protocolada nesta terça-feira...

Nacional31 minutos atrás

“Podem espernear à vontade”, diz Alexandre de Moraes sobre inquérito do Supremo

Carlos Moura/ SCO/ STF Após a abertura do inquérito do STF, a Corte foi alvo de manifestações contrárias à investigação...

Nacional31 minutos atrás

Mensagens de 3º suspeito por massacre em Suzano detalham plano ainda mais cruel

Reprodução Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, foi um dos autores de ataque a escola em Suzano Mensagens identificadas pela...

Mundo32 minutos atrás

Criador da boneca Momo diz que jogou a escultura no lixo: “Ela está morta”

Reprodução Keisuke Aiso, que concebeu a boneca Momo, disse que jogou a obra de arte no lixo: “Ela está morta”...

Nacional32 minutos atrás

Trump diz que defenderá entrada do Brasil na OCDE

Divulgação/Planalto Apoio de Trump à entrada do Brasil na OCDE pode exigir contrapartida na OMC O presidente dos Estados Unidos,...

Entretenimento2 horas atrás

Modelo brasileira Barbara Fialho vai se casar com filho de Bob Marley

A modelo mineira Barbara Fialho, dona de um corpo condizente com o nome e há sete anos consecutivos figura cativa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana