conecte-se conosco



São Mateus

Barra Seca reclama que está abandonada por São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Desde dezembro de 2016, a localidade de Barra Seca, no litoral Norte do Espírito Santo, deixou de pertencer a Linhares e passou a compor o território do município de São Mateus. A transferência se deu pela atualização de divisas municipais dentro do Estado, procedida através da Lei 10.600/2016. Porém, a mudança prejudicou as cerca de 400 famílias que moram na vila, segundo o presidente da Associação de Moradores e Pescadores, Assemelhados e Comerciantes de Barra Seca, Flávio Messias Soares.

De acordo com Flávio, que também vive da pesca, primeiro os moradores somente foram comunicados, oficialmente, em agosto de 2018 sobre a mudança de divisa. “As divisas eram conhecidas e quem aprovou essa lei não discutiu com a comunidade nem foi ver se o que estava sendo proposta estava correto. A empresa contratada demarcou o braço artificial de rio do Barra Seca para o rio Ipiranga como se fosse uma divisa natural, o que nunca foi”, disse Flávio.

Mas, já que é lei, os 1.200 moradores tiveram que se adaptar. E foi aí que a situação complicou, porque, segundo Flávio, a Prefeitura de Linhares dava assistência periódica ao distrito, o que deixou de acontecer por parte da Prefeitura de São Mateus. E, agora, com ameaças à qualidade de vida da população e ao próprio meio-ambiente.

“Nossa água provém de poços individuais das propriedades, e não temos rede de esgoto. Todas unidades são servidas de fossas sépticas, que eram esgotadas a cada três meses pelo SAAE de Linhares, mas desde que passamos a pertencer a São Mateus nunca mais isso foi feito e hoje as fossas estão transbordando e os moradores estão tendo que fazer necessidades no mato”, disse Flávio.

O tema já foi denunciado na Câmara de Vereadores, que enviou duas notificações à Prefeitura, de acordo com Flávio Soares.

“Em novembro de 2018 fizemos um movimento para voltarmos a pertencer a Linhares e a Prefeitura de São Mateus, no mês seguinte, fez um esgotamento atropelado de algumas fossas, mas tudo muito incompleto.

Em fevereiro deste ano fomos em comitiva ao SAAE e conversamos sobre isso, falamos de nossa aprendizagem na área, que não é só esgotar, tem que também blindar as fossas. Desde 6 de maio protocolamos pedido para que esgotem nossas fossas, mas não fomos atendidos e ninguém mais pode usar banheiro em Barra Seca”, disse Flávio.

O caso já foi levado ao conhecimento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que notificou o município, mas nada foi resolvido, de acordo com o líder comunitário, que salienta: “Tivemos uma reunião na última segunda-feira (12 de agosto) com a Fundação Renova, quando fomos informados de que nossos níveis de coliformes fecais no rio Barra Seca e no Ipiranga são mínimos, justamente por causa do cuidado que a população tem. Fazemos o dever de casa, mas a Prefeitura de São Mateus não”.

Outros dados também preocuparam os moradores: a concentração de minério na foz do rio Ipiranga está maior do que a da última coleta e maior do que na foz do rio Doce, segundo informe da Renova, o que Flávio atribui ao baixo fluxo de água no rio Barra Seca, o que é agravado pela construção de barragens por pecuaristas a montante da foz.

Na reunião, os moradores ficaram também preocupados com a informação da Renova de que os índices do mineral boro na foz do rio Ipiranga está “muito alto”, mas salientou que isso não tem relação com o desastre de Mariana, mas com atividade petrolífera. “Há cerca de dez anos tivemos derramamento de óleo na região e agora não sabemos se ainda é resquício daquele acidente ou se continuam derramando óleo”, questionou Flávio.

Por fim, Flávio Soares cobra uma posição da Prefeitura de São Mateus para as demandas de Barra Seca. “Do contrário, é melhor que nossa região volte para Linhares ou passe a pertencer a Jaguaré ou Sooretama, que também a reclamam”, disse o líder comunitário.

Comentários do Facebook

São Mateus

COVID-19 | São Mateus se aproxima dos 1.000 casos; Guriri tem 216

Publicado

em

O Município de São Mateus está caminhando para chegar a marca de 1.000 casos confirmados de covid-19 nós próximos. Na tarde desta terça-feia (14), a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), confirmou mais 31 notificações. No acumulado desde o início do coronavírus foram registrados 963 casos e 511 curados. O número de óbitos permanece em 23 vítimas.

O Município tem 3.900 casos notificados, 1.129 descartados, 1.082 são suspeitos em investigação, 726 foram encerrados. Os dados são da Vigilância Municipal de Saúde.

O Bairro Sernamby  tem 84 casos, seguido do Boa vista com 55. Essas duas localidades só ficam atrás do Balneário de Guriri que aparece com 216. 

A taxa de letalidade é de 2,39% e o sexo feminino continua liderando com 532 notificações. O masculino tem 431.

Em meio à crescente no número de casos do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde flexibilizou através da Portaria 015/2020, o horário de restaurantes, lanchonetes e academia nesta terça-feira (14).

O funcionamento está permitido de forma presencial de segunda à sexta-feira até as 18h e aos sábados até as 16h. Esta portaria não interfere no atendimento no formato de delivery

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia19 minutos atrás

Para especialista, Minha Casa Minha Vida de Bolsonaro ainda é muito vago

Reprodução/Facebook Minha Casa Minha Vida do governo Bolsonaro não saiu da publicidade ainda, aponta especialista Nesta semana, o governo federal...

Nacional19 minutos atrás

Em Formiga, ‘Corona’ canta funk para alertar sobre Covid-19; assista

Divulgação/Prefeitura de Formiga ‘Corona’ agitou o centro da cidade de Formiga O município de Formiga, interior de Minas Gerais ,...

Internacional19 minutos atrás

Lombriga é retirada de garganta de mulher após ela comer sashimi

Divulgação/The American Society of Tropical Medicine and Hygiene O animal permaneceu vivo ainda após a retirada Quando uma mulher de...

Entretenimento49 minutos atrás

Suposto nude de Tiago Iorc movimenta o Twitter: “Eu amei te ver”

Reprodução/ Instagram Tiago Iorc não fala palavrão e vira piada no Twitter A noite desta terça-feira (14) começou agitada no...

Política49 minutos atrás

Pescadores: Renova terá que seguir com repasse

. “Qual pesca? E qual peixe?”, questionou o deputado Marcos Garcia (PV) sobre a decisão da Fundação Renova de cancelar...

Nacional49 minutos atrás

Ministério da Ciência anuncia reestruturação no Inpe após polêmicas

Reprodução Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia mudanças no Inpe O Ministério da Ciência, comandado pelo ministro Marcos Pontes, anunciou,...

Estadual1 hora atrás

Destaques para Orçamento 2021 já chegam a 1.500 registros

. Aproximadamente 1.500 destaques e mais de 700 propostas já foram registrados por cidadãos capixabas no site orcamento.es.gov.br, para auxiliar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!