Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Regional

Barra Seca “muda de cidade” e moradores reclamam de abandono no Norte

Publicado

em

O balneário, que sempre pertenceu a Linhares, agora faz parte de São Mateus após uma lei municipal que atualizou a divisa entre os dois municípios do Norte do Estado. No entanto, a comunidade não aceita a alteração e diz que serviços como iluminação e coleta de lixo estão precários

LINHARES (ES) – Uma alteração de divisa causou uma grande confusão entre os moradores de Barra Seca: o balneário, que sempre pertenceu a Linhares, agora faz parte de São Mateus. A lei é de 2016, mas há poucos meses a população foi informada. Desde então, a comunidade enfrenta problemas na coleta de lixo e na iluminação. Segundo eles, os serviços são precários e nenhuma prefeitura soluciona.

O vice-presidente da Associação de Moradores e Pescadores de Barra Seca, Flávio Messias, disse que a população tomou ciência da mudança de cidade há cerca de três meses. “Todos os nascidos aqui há mais de 100 anos são registrados em Linhares, as escrituras de terra da nossa região são todas registradas em cartórios de Linhares. Para nós, foi uma grande surpresa a decisão dessa lei estadual que nos coloca no município de São Mateus”, afirmou.

Revoltados com a decisão do governo estadual, os moradores se reuniram na semana passada para assinar um abaixo-assinado. “A comunidade não se sente mateense. Temos por São Mateus um profundo apreço, mas somos linharenses, queremos continuar em Linhares, queremos continuar tendo o serviço que estão interrompidos por aqui por não ser mais de Linhares. A comunidade fez o abaixo-assinado para encaminhar ao governador do Estado e ao senhor prefeito de Linhares, para que eles possam tomar as providências. Se não resolvermos, vamos entrar com uma ação judicial contra o governo do Estado, contra essa lei, contra essa decisão”, explicou Messias.

ILUMINAÇÃO E LIXO

Um dos problemas enfrentados no balneário é a falta de iluminação pública. À noite, as ruas ficam escuras. Para os moradores, desde que a região deixou de pertencer a Linhares, tudo virou uma bagunça e eles não sabem a quem recorrer. “Nós fomos pegos de surpresa com essa lei, a gente não sabe de nada e todos nós ficamos ao Deus-dará”, lamentou a aposentada e moradora de Barra Seca, Maria de Lurdes Fregona.

O recolhimento de lixo também ficou prejudicado. Nas ruas da localidade é possível encontrar muito entulho acumulado. O aposentado Domário Ferreira Mascarenhas contou que já acionou a Prefeitura de São Mateus para pedir a coleta de lixo e de entulho, mas não consegue respostas. “Em São Mateus não falam nada, eles não se responsabilizam. Está ruim para nós, tem que reverter essa lei”, afirmou.

TURISMO

Além dos problemas na iluminação pública e na coleta de lixo, a comunidade ainda teme que o turismo na região fique ameaçado.

Isso porque o balneário conta com a única praia de naturismo do Espírito Santo e, sem melhorias na infraestrutura, o medo é que os turistas não curtam o local durante o verão.

“Já são 22 anos trabalhando e divulgando a praia, conseguimos colocá-la no mapa brasileiro e depois no mapa mundial. Perder tudo isso por conta de uma briga de divisa de município é lamentável”, afirmou o aposentado Geraldo Magela Bichara.

OUTRO LADO Procurados pela reportagem, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) confirmou que a alteração geográfica aconteceu em 2016 e que Barra Seca, antes ligada a Linhares, agora pertence a São Mateus.

Sobre iluminação pública, manutenção e instalação de novos pontos, a EDP informou que é responsabilidade da prefeitura municipal. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) emitiu um documento para os moradores do balneário para justificar o não comparecimento para fazer o serviço porque a responsabilidade não é mais de Linhares.

A Prefeitura de São Mateus disse que enviou as demandas da comunidade para a Secretaria Municipal de Obras para que adotem as medidas necessárias. Já a Prefeitura de Linhares explicou que, devido à lei estadual, não pode prestar serviços em Barra Seca.


(*TV Gazeta Norte)

Leia mais:  Colisão entre ônibus e caminhão deixa feridos em Colatina
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Homem é assassinado a tiros em Sooretama

Publicado

em

A vítima foi atingida por quatro disparos na região da cabeça e um disparo no braço direito

SOORETAMA (ES) – Um homem de 27 anos foi assassinado a tiros em Sooretama, no Norte do Estado. De acordo com a Polícia Militar (PM), ao chegarem no bairro Salvador na tarde de sexta-feira (14), a vítima identificada como Gilberto Bonifácio da Silva ainda apresentava sinais de vida.

A vítima chegou a ser socorrida até o Proto Atendimento de Sooretama, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Na unidade de saúde, os policiais foram informados de que Gilberto da Silva foi atingido por quatro disparos na região da cabeça e um disparo no braço direito.

A PM informou que ninguém soube informar a motivação e a autoria do crime. A delegacia de Sooretama irá investigar o caso.


(*Com informações do Gazeta on line)

Leia mais:  Residência arrombada em Guriri em pleno dia
Continue lendo
Entretenimento20 minutos atrás

Ariana Grande vs Kanye West: entenda a briga entre os dois artistas

As confusões on-line de Kanye West acabaram de ganhar um novo capítulo e a história fica cada vez mais complicada....

Direto de Brasília2 horas atrás

João de Deus passa a ser considerado foragido pelo Ministério Público de Goiás

Divulgação/Casa Dom Inácio de Loyola MP de Goiás considera João de Deus como foragido João de Deus passou a ser...

Nacional3 horas atrás

Vereador investigado pede federalização do caso Marielle Franco

Reprodução/TV Globo Vereador Marcello Siciliano convocou entrevista coletiva na manhã deste sábado (15) para pedir a federalização das investigações da...

São Mateus3 horas atrás

Carro pega fogo no centro de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Não é exagero nenhum afirmar que o centro da Cidade estava pegando fogo na manhã deste sábado...

Esportes3 horas atrás

Histórico! Aos 38 anos, Nicholas Santos conquista ouro no Mundial de Hangzhou

Após o ouro no revezamento 4x200m livre , o Brasil foi novamente representado no lugar mais alto do pódio no...

Entretenimento3 horas atrás

Kelly Key dá close no bumbum durante tarde na praia

Kelly Key começou o sábado (15) com uma visita a praia e aproveitou para fazer um registro sensual. Na imagem,...

Política3 horas atrás

Polícia italiana já está em São Paulo aguardando a prisão de Cesare Battisti

José Cruz/Agência Brasil O italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por ter cometido quatro assassinatos na década...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana