Connect with us

Estadual

Bares e restaurantes do ES terão que cobrar passaporte da vacina

Published

on

Decisão foi tomada após reunião com entidades empresariais dos setores — Foto: Giovani Pagotto/Governo do ES

destaqueMedida vale para toda as cidades capixabas, não importando a classificação delas no mapa de risco.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou, nesta quinta-feira (27), que o comprovante da vacinação contra a Covid-19, o chamado “passaporte da vacina”, será cobrado em bares e restaurantes do estado.

A exigência também vale para qualquer outro estabelecimento em que o cliente precisa retirar a máscara para se alimentar ou hidratar, como padarias e supermercados que possuem setor de lanchonete, por exemplo.

De acordo com o governo, as mudanças começam a valer na próxima segunda (31).

“Temos, naturalmente compreensões. Temos bares abertos perto de praias e nestes locais a fiscalização vai ser mais orientativa, com ações como ensinar a baixar o aplicativo ‘Vacina e Confia’ e orientar sobre a importância. Mas onde tem controle de entrada a fiscalização exigirá o cumprimento da norma”, disse Casagrande.

A medida vale para toda as 78 cidades capixabas, não importando a classificação delas no mapa de risco. Um novo mapa será divulgado nesta sexta (28).

Não haverá restrição nos horários de funcionamento dos estabelecimentos.

Segundo o governador, a decisão foi tomada após reunião com entidades empresariais dos setores e motivada pelo aumento dos casos da doença no estado e a forte presença da variante ômicron.

O passaporte já era cobrado desde 2021 em cinemas, teatros, boates, shows, cerimoniais e bares e restaurantes que têm pista de dança ou atrações musicais.

“O que estamos decidindo hoje é para este momento. Pode ser que para semana que vem outras medidas sejam tomadas. Não podemos ficar inflexíveis às mudanças nas medidas qualificadas”, explicou o governador.

Aulas

Sobre as aulas da rede estadual, o governador disse mesmo com o crescimento nos casos de Covid-19, o retorno está mantido para o dia 3 de fevereiro.

A data vale para as 450 escolas da rede estadual de ensino, nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral, nas modalidades de ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional.
As férias escolares nas escolas administradas pelo governo estadual acontecem de 18 a 23 de julho e o encerramento das atividades letivas será no dia 14 de dezembro, para todas as modalidades.

(*G1)

Comente Abaixo
Entretenimento29 minutos ago

Bárbara Labres termina namoro com Débora Moura: ‘Foi transformador’

Nesta terça-feira (28), Bárbara Labres anunciou, por meio o Instagram, o fim do namoro de dois anos e meio com...

Entretenimento29 minutos ago

Chris Flores é criticada por seu posicionamento no caso Klara Castanho

Reprodução/Instagram Chris Flores Apesar de a apresentadora  Chris Flores não ter “passado pano” para o colunista Matheus Baldi, apontado como...

Saúde58 minutos ago

Covid-19: Brasil registra 316 óbitos e 76,6 mil casos em 24 horas

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 76.638 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas em todo o...

Economia58 minutos ago

Funcionárias acusam presidente da Caixa Econômica de assédio sexual

Isac Nóbrega/Presidência Funcionária acusam Pedro Guimarães de assédio sexual Funcionárias denunciaram o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, por...

Entretenimento58 minutos ago

Nasce primeiro filho de Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis

Nesta terça-feira (28), Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis anunciaram o nascimento do filho Romeu, em São Paulo. Pelas redes sociais,...

Polícia Federal1 hora ago

PF combate crimes ambientais na terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal, com apoio da Funai, Ibama e Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (28/06) a segunda fase...

Saúde1 hora ago

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

A covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos de idade, por dia, no Brasil, desde o início da pandemia....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana