conecte-se conosco



São Mateus

Azul confirma interesse em operar voos para São Mateus e Linhares

Publicado

em

Vista aérea do Aeroporto de São Mateus.

No caso de São Mateus, essa é a primeira vez que a empresa fala publicamente da possibilidade, que já vinha sendo negociada com a prefeitura. Para Linhares, plano é ter uma rota para Belo Horizonte

Dois aeroportos regionais do Espírito Santo devem ganhar voos comerciais nos próximos anos. Além de Linhares, que está com obras em andamento para ampliação da pista de pousos e espera ganhar um novo terminal em breve, a cidade de São Mateus também pode receber operações regulares.

O interesse em ter rotas para os dois municípios foi confirmado pela Azul Linhas Aéreas. Desde 2019 a companhia tem falado na intenção de implantar um voo de médio porte de Linhares para Belo Horizonte. Já no caso de São Mateus, essa é a primeira vez que a empresa fala publicamente da possibilidade, que já vinha sendo negociada com a prefeitura.

“Linhares e São Mateus estão na lista de cidades que a Azul espera operar nos próximos anos dentro do estado do Espírito Santo. A empresa vai retomar as negociações com os governos municipais e estadual para avaliar a viabilidade operacional nos aeroportos desses dois destinos.

No caso da rota Linhares-BH, o projeto da companhia era oferecer cerca de cinco frequências semanais entre as cidades. Se mantidos os planos, a aeronave que deve operar a rota será o turboélice ATR 72-600, com capacidade para até 72 passageiros.

Para o início das atividades, porém, a empresa aguarda a conclusão das obras no local e liberação das operações. Para permitir esse voo a Prefeitura de Linhares fará uma reforma no atual terminal enquanto a construção do novo prédio não é viabilizada.

Já em São Mateus, a empresa não informou ainda quais destinos pretende operar nem as aeronaves que pode usar. O município negocia desde outubro com a Azul Conecta– braço sub-regional da Azul Linhas Aéreas. A empresa opera voos de pequeno porte, com capacidade para até nove lugares.

“Todos os trâmites legais e normas de segurança impostos pelos órgãos regulamentadores estão sendo colocados em prática para que São Mateus inicie, em breve, o convênio de operação com a empresa Azul Conecta, que já demonstrou interesse em trabalhar no município”, disse em nota a prefeitura de São Mateus.

COMANDO DA AERONÁUTICA MAPEIA AEROPORTO DE SÃO MATEUS

Com a confirmação do interesse pela empresa, o município de São Mateus segue na movimentação para viabilizar a operação de voos comerciais. Nesta quinta-feira (11), uma equipe do Comando da Aeronáutica finalizou um mapeamento da área do aeroporto municipal.

Segundo a prefeitura, os militares permaneceram em São Mateus por 17 dias e fizeram uma visita ao prefeito Daniel Santana, que solicitou ao governo federal a inclusão do aeroporto no Plano Aeronáutico Nacional (PAN).

O Aeroporto de São Mateus não recebe voos comerciais desde 2004, segundo a administradora aeroportuária Edna Milanez, da Secretaria de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico de São Mateus.

A estrutura tem uma pista de 1.350 metros de comprimento. Trata-se de um dos aeroportos regionais mais movimentados do Estado, pois pequenas aeronaves o utilizam também para fazer reabastecimento. Em média, 150 aviões passam por lá mensalmente. A área do aeroporto pertence à União e a administração municipal tem a concessão para administrar o local. 



(*A Gazeta e Prefeitura de São Mateus)

 

Comente Abaixo
Policial4 horas atrás

DP de Montanha prende suspeito de furtar gado e invadir área de empresa de celulose

A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Montanha, com apoio da Polícia Militar, prendeu um homem de 46 anos...

Nacional5 horas atrás

Gilmar Mendes tira da Lava-Jato do Rio investigação contra delegado

NELSON JR./STF Ministro do STF, Gilmar Mendes O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes proferiu uma decisão determinando...

Economia6 horas atrás

Alternativa para desempregados, microfranquias crescem no país nos últimos anos

Arquivo pessoal Mariangela investiu R$ 15 mil para abrir o próprio negócio Com medo de perder o emprego durante a...

Economia6 horas atrás

Silvio Santos deve R$ 2 milhões de IPTU atrasado por hotel de luxo no Guarujá

Reprodução O hotel de luxo fica à beira mar fica na Praia Pernambuco A Prefeitura Municipal de Guarujá , na...

Política6 horas atrás

Ciro Gomes pede impeachment de  Bolsonaro: “condena população à morte”

Reprodução: iG Minas Gerais Ciro Gomes falou sobre a pandemia e pediu o impeachment de Jair Bolsonaro em suas redes...

Estadual6 horas atrás

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa participa de reunião virtual de presidentes dos Tribunais de Justiça

O encontro aconteceu por meio de videoconferência na manhã desta sexta-feira, 26/02. O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito...

Estadual6 horas atrás

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJES apresenta projeto para instituições de ensino

A ideia é que sejam desenvolvidas atividades de extensão multidisciplinares em prol de crianças e adolescentes. Nesta sexta-feira (26), a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!