conecte-se conosco



Regional

Avenida terá nome trocado para homenagear ex-prefeito “Edinho Pereira” em Barra de São Francisco

Publicado

em

Reprodução: Internet

A avenida Prefeito Manoel Vilá, uma das principais de Barra de São Francisco, vai trocar de nome e passará a se chamar Avenida Prefeito Edson Henrique Pereira, “Avenida Edinho Pereira “. A homenagem será feita pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), que enviará projeto de lei à Câmara com este propósito nas primeiras horas desta quarta-feira (28).

Edinho Pereira morreu na manhã desta terça-feira (27), depois de travar uma luta contra um câncer no rim direito, que levou à paralisação de seu sistema renal, levando-o à morte em menos de 24 horas após o agravamento de seu quadro. Ele estava internado no Hospital Meridional, em Cariacica.

A atitude do prefeito, de dar o nome do ex-prefeito à avenida, ganha relevância em função da rivalidade política histórica entre ele e o grupo liderado por Edinho. Eles cresceram juntos – Enivaldo é apenas três anos mais velho que o ex-prefeito – e ganharam popularidade graças, inicialmente, ao envolvimento com o futebol da cidade. Mas a partir dos anos 70, seguiram caminhos políticos diferentes.

“Na política, éramos como água e óleo, apesar de num curto período termos até atuado junto para o bem de Barra de São Francisco, quando ele foi deputado (1991-94) e eu fui para a Secretaria de Interior, mas nossos grupos eram distintos. Isto, no entanto, não me impede de reconhecer sua importância para a cidade, a ponto de homenageá-lo com o nome da avenida que passa pela prefeitura e na qual ele teve, no passado, um posto de gasolina”, disse Enivaldo.

Até mesmo em termos de relevância para Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos considera que o ex-prefeito Edinho Pereira tem muito mais importância do que Manoel Vilá. “O prefeito que dá nome à avenida foi indicado, com curto mandato e nenhuma relação com a cidade. Edinho, pelo contrário, nasceu e cresceu aqui, sempre viveu aqui, teve negócios, exerceu liderança política. Sua família está intimamente ligada ao município, então tem muito mais significado dar o nome dele à avenida do que o de Manoel Vilá”, justificou o prefeito.

Edinho Pereira elegeu-se pela primeira vez em 1982 e cumpriu o mandato de prefeito de 1983 a 1988, quando foi sucedido justamente por Enivaldo dos Anjos, que havia sido eleito deputado em 1986. Depois, em 1990, Edinho elegeu-se deputado e cumpriu mandato até 1994. Tentou voltar à Assembleia em 1998, mas ficou na suplência. Em 2000, foi eleito prefeito, reelegendo-se em 2004.

O segundo mandato consecutivo, entretanto, não foi concluído. Sua diplomação foi cassada pela Justiça Eleitoral, que convocou o segundo colocado na eleição, o contabilista Waldeles Cavalcante, que foi reeleito em 2008, cumprindo mandato até 2012.

Depois, Edinho Pereira não conseguiu mais se candidatar e foi sucedido na política por seu filho Luciano, que foi eleito deputado estadual em 2006, cumpriu mandato até 31 de janeiro de 2011, e elegeu-se prefeito em 2012, com uma vantagem de pouco mais de 400 votos, na única derrota direta de Enivaldo dos Anjos para o grupo liderado por Edinho Pereira.

Em 2014, Edinho não conseguiu registrar sua candidatura a deputado estadual e, em 2016, Luciano perdeu a reeleição para Alencar Marim (PT), que era apoiado por Enivaldo, este eleito prefeito de novo em 2020. Edson Henrique Pereira foi casado com Solange Sordine, com quem teve os filhos Luciano e Leonardo Pereira. Atualmente, estava casado com Renata Sena, sua companheira até o último momento.

Comente Abaixo
Nacional28 minutos atrás

Clima gelado e sem chuvas nesta sexta-feira em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Clima gelado nesta sexta (14) em São Paulo Clima ‘gelado’ e sol entre nuvens marcam...

Mulher4 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 14 de maio de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia auxilia nas decisões que merecem ser tomadas ÁRIES  Conte com mais capacidade de promover...

Estadual6 horas atrás

Suzano vende 2,9 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2021

Preço da celulose inicia trajetória de recuperação no mercado internacional A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir...

Política6 horas atrás

Apenas 14% dos brasileiros não votariam em Lula nem em Bolsonaro, diz pesquisa

    Agência Brasil – Lula e Bolsonaro; pré-candidatos devem alcançar o segundo turno, revelam pesquisas A disputa pela presidência em...

Mulher6 horas atrás

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Reprodução: Alto Astral A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não...

Nacional6 horas atrás

Fazendeiro é atingido por boi que tentava pular muro e vai parar na UTI

Reprodução Uma das patas do boi atingiu o fazendeiro que estava escorado em uma baia Um idoso de 72 anos...

Mulher7 horas atrás

8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar!

Reprodução: Alto Astral 8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar! Nada mais justo...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!