conecte-se conosco



Economia

Auxílio emergencial: ‘Não existe prorrogação’, diz ministro Paulo Guedes

Publicado

em


source
Guedes
Marcelo Camargo / Agência Brasil

Guedes minimiza possibilidade de uma segunda onda

O ministro da Economia, Paulo Guedes , voltou a dizer nesta segunda-feira que “não existe” possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial . Ele afirmou, no entanto, que o governo pode ter que reagir em caso de segunda onda, mas considera esse risco baixo.

“Do ponto de vista do governo, não existe a prorrogação do auxílio emergencial. Evidente que há muita pressão política para isso acontecer, é evidente que tem muita gente já falando em segunda onda . Nós estamos preparados para reagir qualquer evidência empírica. Se o Brasil tiver de novo 1 mil mortes (por dia), nós já sabemos como reagir”, disse o ministro, em evento virtual com investidores.

Nos últimos dias, Guedes tem negado a possibilidade de estender o pagamento do benefício. Ele já havia dito o mesmo no início de outubro, mas vem sendo questionado nas últimas semanas sobre o assunto, diante do aumento do número de casos de Covid-19 no país .

O Brasil tem 169.205 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta segunda-feira, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Na domingo, às 20h, o balanço indicou 169.197 mortes, 181 em 24 horas. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 484. A variação foi de +43% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nas mortes pela doença .

Já para o número de casos , a média móvel nos últimos sete dias foi de 29.976 novos diagnósticos por dia, uma variação de +71% em relação aos casos registrados em duas semanas.

Reação do mercado financeiro

Diante dos números, Guedes chegou a dizer para supermercadistas — preocupados com o poder de compra das famílias — que a decisão de prorrogar o auxílio era uma certeza em caso de segunda onda .

No entanto,passou a frisar que considera esse risco baixo após a reação negativa de analistas do mercado financeiro, que temem o efeito da medida sobre as contas públicas. A declaração mais enfática sobre isso foi dada nesta segunda, quando o ministro negou a possibilidade de aumento sustentado de casos.

A prorrogação do auxílio emergencial obrigaria o governo a romper o teto de gastos em 2021 ou forçaria a reedição do decreto de estado de calamidade, com impacto direto sobre aumento do endividamento .

Comente Abaixo
Saúde7 horas atrás

Manaus afirma que está corrigindo falhas em lista de vacinação

A prefeitura de Manaus informou, em nota, que está corrigindo as falhas na lista de pessoas que devem receber as...

Nacional8 horas atrás

Líderes religiosos protocolam na Câmara pedido de impeachment de Bolsonaro

O Antagonista Bolsonaro BRASÍLIA — Líderes religiosos protocolaram nesta terça-feira na Câmara dos Deputados o 62º pedido de impeachment do...

Nacional8 horas atrás

Caixão com ‘risco biológico’ para Covid-19 é encontrado em estrada na Bahia

Reprodução Caixão com ‘risco biológico’ para Covid-19 foi encontrado em estrada na Bahia Um caixão com o corpo de Misael...

Nacional8 horas atrás

Governo impede entrada de estrangeiros no país por terra e água

Marcos porto/Prefeitura de Itajaí Para adoção da medida, o governo brasileiro considerou o surgimento de variantes do novo coronavírus no...

Estadual8 horas atrás

Plano deve custear cirurgia para implante de dreno em criança que nasceu com hidrocefalia

A mãe da menina precisou fazer o tratamento com uma médica não credenciada já que o plano não tinha especialistas...

Economia8 horas atrás

Mega-Sena sorteia R$ 1,69 milhões; veja os números de hoje

O Dia Na Mega Semana de Verão, a Caixa Econômica Federal dá uma chance a mais para o apostador com...

Estadual8 horas atrás

Marceneiro deve indenizar cliente em R$ 7 mil por não concluir serviço parcialmente pago

Segundo a sentença, ficou comprovado, por meio de fotos, que alguns móveis foram instalados sem estarem finalizados e outros nem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!