conecte-se conosco



Política

Atuação afrodescendente na cultura do ES em pauta

Publicado

em

A atuação do cidadão afrodescendente na cultura capixaba será o foco dos trabalhos da Comissão de Cultura, que se reunirá nesta segunda-feira (11), às 9 horas, no Plenário Judith Leão, abrindo os trabalhos da agenda da semana das comissões da Ales. A sugestão do tema partiu dos movimentos afins que participaram de reuniões anteriores do colegiado.

Foram convidados para o debate o escritor Adilson Vilaça, incluído no rol dos escritores brasileiros que mais contribuíram para a literatura com a temática afro-brasileira; a atriz e jornalista Helena Vitória, autora do documentário Espaço Aberto: “traços da identidade negra na dramaturgia brasileira”; e Luciana Santana, representante do Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado.

Siga a semana das comissões

Também na segunda (11), às 10 horas, o esporte paraolímpico será a pauta da Comissão de Turismo e Desporto, com a presença do coordenador do Programa de Inclusão Esportiva de Vitória, professor Luiz Claudio Locatelli. No mesmo dia, às 11 horas, a Comissão de Defesa da Segurança e de Combate ao Crime Organizado recebe o representante do Sindibombeiros (bombeiros civis e salva vidas) Carlos Henrique Sales Samuel, que vem falar sobre a categoria.

Às 13 horas o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Rogélio Amorim, comparece à Assembleia Legislativa (Ales) para apresentar, em audiência pública promovida pela Comissão de Finanças, a prestação de contas referente aos meses de maio a agosto deste ano.

Já na terça-feira (12), às 9 horas, na Comissão de Saúde, a depressão infantil será pauta e para falar sobre o tema o colegiado recebe o presidente da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (Apes), Antônio José Nunes de Faria. No mesmo horário, a CPI dos Crimes Cibernéticos recebe o especialista em tecnologia da informação e segurança da informação Eduardo Pinheiro Monteiro.

A Comissão de Finanças se reúne também, desta vez extraordinariamente, para debater e votar o parecer do relator do colegiado sobre as emendas parlamentares propostas para o Plano Plurianual (PPA), referente ao exercido 2020-2023.

Na quarta-feira (13), às 12 horas, a CPI da Sonegação recebe o procurador de Justiça de Linhares Adalberto Andreatta, advogados e funcionários da Fundação Renova. No mesmo horário, a Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais recebe representante do Instituto Goyamum para apresentar seu trabalho.

Às 15 horas, a Frente Parlamentar da Educação Física recebe os especialistas Cíntia Schiavini Beiriz (Centro Universitário São Camilo) e Fabian Tadeu Amaral (Ufes) para discorrem sobre projetos e práticas para a saúde na educação física escolar.

Na quinta-feira (14), a Comissão de Defesa da Segurança e de Combate ao Crime Organizado continua a série de audiências públicas para debater a segurança local. Desta vez, a reunião acontece em Vila Velha, com a presença de autoridades do município.

Confira a agenda

Segunda-feira (11)

09h00 – Comissão de Comissão de Cultura e Comunicação Social – reunião ordinária – Plenário Judith Leão;
10h00 – Comissão de Turismo e Desporto – reunião ordinária – Plenário Judith Leão;
11h00 – Comissão de Defesa da Segurança e de Combate ao Crime Organizado– reunião ordinária – Plenário Dirceu Cardoso;
13h00 – Audiência pública – Comissão de Finanças – Prestação de contas da Secretaria da Fazenda referente ao segundo quadrimestre (maio-agosto) de 2019 – Plenário Dirceu Cardoso;

Terça-feira (12)

09h00 – Comissão de Saúde e Saneamento – reunião ordinária – Plenário Rui Barbosa;
09h00 – CPI dos Crimes Cibernéticos – reunião ordinária – Plenário Judith Leão;
13h00 – Comissão de Finanças – Reunião extraordinária – Plenário Dirceu Cardoso;
13h30 – Comissão de Constituição e Justiça – reunião ordinária – Plenário Rui Barbosa;
13h30 – Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos – Plenário Judith Leão;
19h00 – Sessão especial – Ações sociais dos Obreiros da Universal – Plenário Dirceu Cardoso;

Quarta-feira (13)

12h00 – CPI da Sonegação – Reunião ordinária – Plenário Dirceu Cardoso;
12h10 – Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais – Plenário Rui Barbosa;
12h10 – Comissão de Assistência Social, Socioeducação, Segurança Alimentar e Nutricional – Plenário Judith Leão;
15h00 – Frente Parlamentar da Educação Física – Plenário Rui Barbosa;
15h00 – Sessão solene – Homenagem à cadeia produtiva do café – Plenário Dirceu Cardoso;
19h00 – Sessão solene – 160 anos da Igreja Presbiteriana – Plenário Dirceu Cardoso;

Quinta-feira (14)

10h00 – Comissão de Infraestrutura – reunião ordinária – Plenário Rui Barbosa;
18h30 – Audiência pública – Comissão de Defesa da Segurança Pública e de Combate ao Crime Organizado – Câmara Municipal de Vila Velha;
19h00 – Fórum de debate do projeto de lei 481/2019 – Vigilância armada em agências bancárias – Plenário Dirceu Cardoso;

Comentários do Facebook

Política

Bolsonaro defende atraso nos dados da Covid-19: “Ninguém tem que correr”

Publicado

em


source
Presidente Jair Bolsonaro
Agência Brasil

Bolsonaro brincou com demora do Ministério da Saúde em divulgar informações

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu nesta sexta-feira (5) que o Ministério da Saúde atrase a divulgação dos dados de mortos e casos confirmados da Covid-19 e disse que “ninguém tem que correr para atender a Globo”. A declaração foi dada após ele ser questionado por jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada. “Agora acabou matéria no Jornal Nacional”, ironizou o presidente.

Leia também:
OMS aumenta prazo recomendado de isolamento para casos de Covid-19
Brasil será questionado e pagará preço por pandemia, diz Mandetta
Atrasos nos dados diários de Covid-19 podem gerar “apagão técnico”

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde tem atrasado a divulgação das informações, publicando-as somente depois das 22h. O horário normal de divulgação dos dados pela pasta, no entanto, é às 19h, logo após o término das tradicionais entrevistas coletivas que são realizadas pela equipe técnica que atua no combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Os atrasos correspondem justamente aos dias em que o Brasil tem batido seguidos recordes diários nos registros de mortes pela Covid-19. Nesta quinta-feira (4), por exemplo, os novos óbitos confirmados foram 1.473. O número corresponde a mais de um novo registro por minuto nas últimas 24 horas , sendo que um dia tem 1.440 minutos.

Ao justificar o atraso, Bolsonaro disse que isso é necessário porque “tem que divulgar os dados consolidados do dia”, coisa que já era feita pelo Ministério da Saúde até a semana passada respeitando o horário estipulado. Mesmo com essa justificativa do presidente, os dados que passaram a ser divulgados essa semana continuam sendo contabilizados somente até às 19h.

Em nota enviada já na noite desta sexta, o Ministério da Saúde disse que “casos e óbitos são informados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que também possuem sistemas próprios de divulgação destas informações, em plataformas públicas”.

Em alguns casos, a pasta justificou os atrasos porque ela “analisa e consolida os dados” e  que “em alguns casos há necessidade de checagem junto aos gestores locais”.

No final do comunicado, o ministério diz que as informações desta sexta serão publicadas às 22h.

Ordem de Bolsonaro

Segundo informações do jornal Correio Brazilienseuma fonte do alto escalão do governo revelou que o “atraso” aconteceu por ordem de Bolsonaro e o novo horário das 22h deve ser permanente. O objetvio seria dificultar o trabalho dos telejornais noturnos, grupo do qual o Jornal Nacional , da Rede Globo, faz parte.

Ainda de acordo com a publicação, a intenção de atrasar a divulgação dos boletins epidemiológicos sobre o novo coronavírus existem desde a gestão de Luiz Henrique Mandetta, mas o então ministro sempre se recusou a aceitar tal decisão, alegando que ela poderia gerar impacto negativo no combate ao vírus.

Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!