conecte-se conosco


Carros e Motos

Até onde vai a onda dos SUVs?

Publicado

em

Chevrolet Tracker cinza
Divulgação
Chevrolet Tracker vai chegar ao Brasil no ano que vem como um dos próximos lançamentos do segmento

Até quem não liga muito para carro deve ter se perguntado: “Meu Deus, quando é que vão parar de lançar tantos SUVs?” Logo de cara, para despero de muitos, a resposta é: vai demorar. Porém, vamos por partes. Não é à toa que os utilitários esportivos invadiram as ruas e lojas do mundo todo, inclusive no Brasil, onde esse segmento representa por 25% do mercado de automóveis e comerciais leves de acordo com o balanço da Fenabrave (Federacão dos Distriubuidores de Veículos).

LEIA MAIS: Vêm aí uma nova leva de SUVs no mercado, mas com jeito de cupê esportivo

Entre os modelos fabricados no Brasil, o primeiro SUV compacto foi o Ford EcoSport, lançado em 2003. E demorou para os concorrentes aparecerem. O Renault Duster chegou ao Brasil em 2010, o Chevrolet Tracker veio importado, apenas em 2013 e os campeões de vendas Jeep Renegade, Hyundai Creta e Honda HR-V são bem mais recentes, os dois primeiros em 2016 e o outro, um ano antes. De antemão, saibam, vem muito mais SUVs por aí.

Apenas agora, com o T-Cross é que a Volkswagen começou a brigar com mais força entre os SUVs. Portanto, prepara mais lançamentos. Um deles será o Tarek, modelo médio que vai brigar com Jeep Compass e companhia, a partir de 2020, vindo da Argentina. Haverá também o chamado SUV do Polo, que vai se chamar S-Cross e terá ares de cupê, assim como, pelo menos, outros dois rivais que estão para chegar, o Renault Arkana e o Fiat Fastback, que chegam entre 2020 e 2021. 

Leia mais:  Bugatti Chiron feito de Lego anda de verdade

LEIA MAIS: Crossover SUV cupê seria o sucessor dos sedãs num futuro próximo?

Das fabricantes instaladas no Brasil, todas terão novidades em breve. Isso inclui Chevrolet (novo Tracker), Ford ( Escape), Peugeot (novo 2008, vindo da Argentina), Citroen (C5 Aircross, que deve vir importado), Kia (Seltos), Mercedes (GLB, entre outros), Audi (e-tron, elétrico), BMW (X1 renovado), Land Rover (novo Defender), Porsche (Cayenne Coupé), apenas para citar alguns. Todos esses carros têm uma imagem ligada à liberdade, ao estilo aventureiro e descolado, a aura dos SUVs.

Peugeot, SUV, laranja
Divulgação
Peugeot 2008 da nova geração também deverá fazer parte da nova leva de SUVs que vai ser lançada no Brasil em breve

 Em tempos em que as fabricantes estão sendo obrigadas a mudar seus modelos de negócio tendo em vista a nova era da mobilidade e todas as reviravoltas nos paradigmas que apontam o futuro (carros elétricos, híbridos, autônomos, compartilhados), a palavra de ordem é sobrevivência. Além disso, o lucro nunca foi tão difícil não apenas de ser atingido, mas também  guardado para sustentar todos os investimentos necessários para os próximos anos.

 LEIA MAIS:  Porsche Cayenne ganha versão SUV-cupê para concorrer com BMW X6

Pois bem, caro leitor. Advinha se os SUVs estão entre os tipos de carros que dão mais lucro às fabricantes?  Então, está aí um forte motivo para que os lançamentos de SUVs continue por um bom tempo. Depois dos SUVs compactos, médios e grandes virão os que terão jeito de cupê e ainda os subcompactos.  O fim da linha dos SUVs vai começar a aparecer apenas quando as exigências por emissões zero, baixo consumo de energia e de falta de espaço se tornarem extremas. 

Leia mais:  Chevrolet Cruze Black Bow Tie: hatch médio para poucos e bons
Land Rover no túnel de vento
Divulgação
Aerodinâmica em tempos de carros elétricos, autônomos, compactos e compartilhados é uma limitação dos SUVs

Haverá também uma questão de modismo. Vai chegar uma hora que as novas gerações vão ter uma certa repulsa pelos SUVs, que ficarão conhecidos como os carros dos tempos dos pais e avós. Essa juventude vai querer algo diferente. No Japão, por exemplo, a Toyota apresentou recentemente planos de lançar até modelos elétricos, autônomos e individuais, feitos para percorrer curtas distâncias e com formato de uma bolha ambulante.

 Não apenas por modismo, mas, de eficiência, os SUVs terão menos espaço num futuro um tanto distante. A aerodinâmica é uma questão crítica nos utilitários esportivos , que têm uma área frontal corrigida relativamente grande na comparação com hatches, sedãs, cupês, peruas, entre outros. Isso por causa da altura e do para-brisa sempre pouco inclinado.

LEIA MAIS: Renault Arkana, novo SUV-cupê que virá ao Brasil, é revelado por completo

Então, todos teremos que continuar vendo lançamentos de SUVs variados por alguns bons anos. Até marcas que jamais tiveram um carro desse tipo, terão, como é o caso da Ferrari e da Lotus, dois ícones de esportivos leves, extremamente ágeis e prazerosos de dirigir desde os idos dos anos 50. Novos tempos, sem dúvida. O que diriam Enzo Ferrari e Colin Chapman dessa onda de SUVs que parece não tem fim, hein?

Fonte: IG Carros
Comentários do Facebook
publicidade

Carros e Motos

VW revela novo SUV que deve chegar ao Brasil no fim do ano que vem

Publicado

em

source
VW Atlas Cross Sport cinza arrow-options
Divulgação
VW Atlas Cross Sport tem jeito de cupê e cinco lugares no lugar de sete do Atlas convencional

A Volkswagen mostra fotos e detalhes do novo SUV Atlas Cross Sport, modelo que deverá substituir o Touareg no Brasil. Com ares de cupê, a novidade  vem com cinco lugares e detalhes remetem a um aspecto mais ousado dentro da linha de utilitários esportivos da marca alemã.

LEIA MAIS: Confira quais serão os novos modelos da VW no Brasil até 2025

As imagens da versão esportiva R-Line revelam itens exclusivos, como as rodas de aro 21 e os para-choques com detalhes cromados e grade frontal com três barras horizontais. Também chamam atenção as largas entradas de ar embutidas no para-choque.

Com espaço de sobra, o VW Atlas Cross Sport vem com entre-eixos de 2,97 metros e nada menos que 1.141 litros no porta-malas, volume que chega a 2.203 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. Além de espaçoso, o SUV também conta com um pacote tecnológico interessante.

Entre outros itens, o novo modelo tem controle de cruzeiro adaptativo (mantém distância constante do carro da frente),  alerta de mudança indevida de faixa, leitor de placas de trânsito,  acesso à internet via 4G, som de alta-fidelidade com 12 alto-falantes, multimídia com tela de 10,25 polegadas, bem como bancos com sistemas de ventilação e aquecimento, entre outros itens.

LEIA MAIS:  VW confirma que fabricará SUV com ares de cupê em São Paulo

São duas as opções e conjunto mecânico no VW Atlas Cross Sport: 2.0, turbo, de 239 cv e 35,7 kgfm de torque, ou V6 3.6, capaz de render 280 cv e nada desprezíveis 36,8 kgfm. Ambos podem ser acoplados ao câmbio automático de 8 marchas que transmite a força do motor para as rodas dianteiras ou para as quatro, como opcional. 

Leia mais:  Chevrolet Cruze Black Bow Tie: hatch médio para poucos e bons

Volkswagen Touareg sobe no telhado 

VW Touareg prata arrow-options
Divulgação
Volkswagen Touareg ficou sofisticado demais para o Brasil e deverá ceder lugar ao Atlas Cross Sport em 2020

 No Brasil, o VW Touareg ficou muito sofisticado para a marca alemã. O modelo mais caro da fabricante alemã deixou de ser vendido no Brasil por conta do preço elevado, mas continua fazendo parte da estratégia da VW na Argentina. A expectativa é vender ao menos 100 unidades no primeiro ano de mercado no país vizinho.

O modelo é feito sobre a plataforma MLB, que também equipa os irmãos Porsche Cayenne, Audi Q7, Bentley Bentayga e Lamborghini Urus. De acordo com Guillermo Fadda, vice-presidente de vendas para a Argentina, a nova geração do VW Touareg continua sendo um modelo de luxo excepcional, porém com valor mais acessível. 

LEIA MAIS: VW prepara fábrica na Argentina para produzir novo SUV médio

Apesar de compartilhar a base com SUVs de Porsche, Audi e Bentley, o Touareg sempre foi um veículo para quem busca luxo, segurança e discrição. Lançado globalmente em 2002, o primeiro SUV da Volkswagen já ultrapassou  a marca de 1 milhão de unidades vendidas.

Fonte: IG Carros
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Estadual12 minutos atrás

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno no ES

Um homem morreu atropelado por volta das 5h45 desta segunda-feira (14), na Rodovia do Contorno, em Cariacica. De acordo com...

Nacional15 minutos atrás

Filha de bicheiro diz que guerra na família é por herança de R$ 25 milhões

arrow-options Reprodução Filha do bicheiro Maninho, Shanna sofreu atentado na última semana Alvo de um atentado na semana passada, Shanna...

Entretenimento1 hora atrás

Thaila Ayala surge de topless em foto na piscina nas Ilhas Maldivas

Thaila Ayala e Renato Góes estão curtindo a lua de mel nas Ilhas Maldivas e, quem acompanha as redes sociais...

Entretenimento1 hora atrás

Gracyanne Barbosa faz desabafo sobre corpo musculoso: “Sou feliz”

Neste domingo (13), Gracyanne Barbosa utilizou seu Instagram, que conta com mais de oito milhões de seguidores, para postar uma...

Entretenimento1 hora atrás

Bebê a caminho? Iza fala sobre sonho de ter “uma grande família”

Aos 29 anos, IZA já é um dos grandes nomes da música brasileira e não é a toa que hoje...

Nacional1 hora atrás

Sobe para 37 o número de mortos no Japão após passagem do tufão Hagibis

arrow-options Reprodução/Twitter Tempestade é a maior registrada no Japão nos últimos 60 anos O Tufão Hagibis provocou no Japão precipitações...

Polícia Federal7 horas atrás

Polícia Federal e Receita Federal apreendem 1300 kg de cocaína no Paraná

Curitiba/PR – A Polícia Federal e Receita Federal apreenderam na manhã de hoje (11/10) 1300 kg de cocaína no Porto...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana