conecte-se conosco


Internacional

Ataque suicida deixa 5 mortos e mais de 20 feridos no Afeganistão

Publicado

em

Um ataque suicida, tendo como alvo um comboio de agentes do serviço de inteligência do governo, deixou cinco mortos e mais de 20 feridos no leste do Afeganistão.

Segundo o governo afegão, houve uma grande explosão na noite de ontem, perto do comboio, na cidade de Jalalabad, no leste do país.

O porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullar Khogyani, disse que um comboio de forças especiais do serviço de inteligência do Afeganistão foi alvo de um ataque suicida, e que três membros da equipe das forças de segurança e dois civis foram mortos. Quinze civis e seis membros da equipe ficaram feridos no incidente.

O Talibã assumiu a autoria do ataque. O fato está aumentando temores sobre a deterioração das condições de segurança.

Os Estados Unidos iniciaram negociações de paz com o Talibã, mas as conversações foram suspensas após um soldado americano ter sido morto em um ataque conduzido pelo Talibã em setembro.

Edição:

Comentários do Facebook
Leia mais:  Tubarão-branco surpreende mergulhadores e começa a nadar de costas; assista
publicidade

Internacional

Em posse, Fernández pede “nunca mais” ao uso político da Justiça na Argentina

Publicado

em

source
duas pessoas arrow-options
Reprodução/Twitter Alberto Fernández

Alberto Fernández e Cristina Kirchner em cerimônia de posse

“Precisamos de cidadania na democracia”, começou dizendo Alberto Fernández, presidente da Argentina, ao tocar no tema da Justiça, um dos mais delicados do seu discurso durante a cerimônia de posse, nesta terça-feira (10), no Congresso Nacional do país.

Fernández disse que “sem uma Justiça realmente independente do poder político, não há república nem democracia, somente um conjunto de juízes que passam a atuar para satisfazer os poderosos de turno e a castigar aqueles que o enfrentam”.

Com a autoridade de quem é um dos mais renomados juristas da Argentina, professor decano da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, Alberto Fernández aproveitou essa introdução para descrever o cenário dos últimos quatro anos como “um processo de deterioração da Justiça, onde vimos perseguições indevidas e detenções arbitrárias, induzidas por aqueles que governam e silenciada por certa complacência midiática”.

Leia também: Bolsonaro recua e decide enviar Mourão para posse na Argentina 

Fernández se referia aos mais de 9 processos judiciais contra a ex-presidenta, e agora sua vice-presidenta, Cristina Kirchner, além das prisões preventivas de ao menos dois de seus ex-ministros e outras figuras dos anteriores governos.

“Por isso venho a manifestar diante desta assembleia e de todo o povo argentino, um contundente nunca mais. Nunca mais a uma justiça contaminada por serviços de inteligência! Nunca mais a uma justiça contaminada por operadores políticos! Nunca mais aos procedimentos judiciais obscuros e aos linchamentos midiáticos! Nunca mais a uma Justiça que decide e persegue de acordo aos ventos políticos do poder de turno! Nunca mais a uma política que criminaliza os dissensos para eliminar seus adversários! E digo isso com a firmeza de uma decisão profunda. Quando digo nunca mais, é nunca mais!”.

Leia mais:  Premier do Canadá aparece em foto com gesto racista

Leia também: Alberto Fernández toma posse como presidente da Argentina

O trecho traz claras referências à forma como o governo de Mauricio Macri atuou neste aspecto, perseguindo referentes kirchneristas e peronistas, fez a grande maioria dos deputados e senadores presentes se levantarem para aplaudir de pé a declaração.

Em seguida, o presidente Fernández anunciou um projeto de reforma do Poder Judiciário, que pretende criar um novo marco e evitar o uso político da Justiça. “Quando a política ingressa aos tribunais, a verdadeira justiça foge pela janela”, comentou o mandatário argentino, para ilustrar o pensamento que guiará o seu projeto. (pulsar/ revista fórum )

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional6 minutos atrás

Polícia Civil realiza maior operação de combate a pedofilia virtual no Rio

arrow-options Divulgação Policiais realizam 80 mandados de busca e apreensão no estado do Rio nesta quarta-feira A  Polícia Civil do...

Entretenimento6 minutos atrás

Chamada de “véia”, jornalista da TV Cultura rebate Olavo de Carvalho

Na última terça-feira (10), Vera Magalhães, nova apresentadora do “Roda Viva”,  da TV Cultura , rebateu com deboche um comentário...

Internacional6 minutos atrás

Em posse, Fernández pede “nunca mais” ao uso político da Justiça na Argentina

arrow-options Reprodução/Twitter Alberto Fernández Alberto Fernández e Cristina Kirchner em cerimônia de posse “Precisamos de cidadania na democracia”, começou dizendo...

Internacional19 minutos atrás

EUA podem adiar imposição de tarifas sobre China

Negociadores dos Estados Unidos (EUA) e da China estariam trabalhando para adiar uma nova rodada de negociações envolvendo tarifas americanas...

Internacional19 minutos atrás

Atividade do vulcão Whakaari paralisa buscas na Nova Zelândia

O aumento da atividade do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia, cuja erupção na segunda-feira causou pelo menos 14 mortos, paralisou...

Polícia Federal19 minutos atrás

Polícia Federal deflagra operação que combate desvios de recursos públicos em Alagoas

Maceió/AL – A Polícia Federal deflagrou, em conjunto com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal, na...

Mulher19 minutos atrás

30 anos a mais: mulher realiza sonho de casar e ser mãe ao lado de sugar daddy

Aos 31 anos de idade, Ana Carolina F.* está realizando dois sonhos: ser casada e mãe. A realidade da designer...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana