conecte-se conosco


Mulher

Astrólogos rebatem críticas de Felipe Neto: “Astrologia é conhecimento milenar”

Publicado

em

source

Astrologia é um tema polêmico. Enquanto algumas pessoas se guiam pelos astros para tomar decisões, outras duvidam da veracidade e não poupam comentários negativos. Felipe Neto está no segundo grupo. No início da semana, o youtuber criticou fortemente a prática em seu Twitter .

astrologia arrow-options
shutterstock
Astrologia é um conhecimento milenear

Assim que o YouTube Brasil divulgou um vídeo onde Vítor diCastro brinca com estereótipos e interpreta como seria o youtuber de cada signo, Felipe Neto comentou: “Pelo amor de Deus, Youtube, vocês têm OBRIGAÇÃO de promover a ciência e tentar ao máximo diminuir todo tipo de propagação anticientífica. Astrologia é pseudo-ciência comprovada como charlatanice por inúmeros experimentos científicos. Vamos promover ciência?”.

Em seu perfil, Vítor diCastro rebateu: “Comentário absolutamente desnecessário, mas é seu direito opinar sobre o que quiser assim como é meu direito fazer o conteúdo que eu quiser. Uns fazem vídeo de astrologia, outros imitam foca e assim seguimos livres com nossos conteúdos”. Ele ainda explicou que seus vídeos são sobre humor com astrologia e não sobre astrologia em si.

Leia também: Sol em crença, ascendente em negócios: o mercado crescente da astrologia

Afinal, astrologia é ou não ciência?

Felipe Neto coloca a astrologia como charlatanice e conteúdos sobre o tema como propagação anticientífica. Mas, será que é isso mesmo? Para entender onde se encaixa o conhecimento, o Delas conversou com dois astrólogos que fizeram um resgate histórico e explicaram quais as bases da astrologia.

Leia mais:  Lenços e echarpes são úteis para encarar a mudança de temperatura

“Astrologia é sagrado conhecimento milenar . Trabalho com Astrologia há 20 anos e constato diariamente que funciona!”, fala Marcelo Dalla, astrólogo e que comanda a coluna  Previsão e Astros , além de ser responsável pelo horóscopo do dia no porta l iG. “É um conhecimento que vem desde antigas culturas: Caldeus, Babilônia, Pérsia (os 3 Reis Magos eram Astrológos), Egito… E também do oriente, dos Vedas”, continua.

A astróloga Virgínia Gaia explica que não, astrologia não é ciência. Porém, isso não invalida a sua veracidade. “A astrologia está aí há milênios. Ela é uma pseudociência , com práticas e metodologia, mas não é validada cientificamente”, explica. Isso porque, como explica a profissional, ela não é baseada em evidência, como a medicina, por exemplo.

marcelo dalla ao lado de livros arrow-options
Reprodução/Instagram
Astrólogo do iG, Marcelo Dalla

A polêmica está em acreditar que isso acaba com todo o valor da prática. “A astrologia é um fenômeno desde o início da história da humanidade. É um conhecimento mais antigo do que a astronomia”, pontua Virgínia. Inclusive, cientistas e estudiosos eram também astrólogos.

Ela até aponta que grandes nomes da ciência como Ptolomeu, Galileu e Isaac Newton eram astrólogos, mas quase nunca são lembrados dessa forma. Para ela, as críticas à astrologia vêm justamente do desconhecimento da sua história.

A profissional explica que o surgimento se deu no início da civilização a partir da observação das estações do ano, quando há a necessidade de contar o tempo para planejar o ciclo agrário e pecuário. É daí que vêm os 12 signos. Existem quatro estações, todas elas com três fases – inicio, meio e fim. Dessa forma, nasce Áries, no início da primavera no hemisfério norte.

Ainda sobre o conhecimento ser válido, Dalla cita autores que aprofundaram os estudos sobre o tema, como Rudolf Steiner, Carl G. Yung, Alice Bailey, Dane Rudhyar, Liz Greene.

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 19 de agosto de 2019

Leia também: Como ler mapa astral? Entenda o que os astros dizem sobre a sua personalidade

Então, o que é astrologia?

Se a astrologia não é ciência, mas tem todo esse histórico, o que é? Como os astrólogos explicam, é um conhecimento milenar usado para explicar nossas questões. “É uma projeção dos nossos conflitos. É a relação do macrocosmo com a gente. O mapa astral, por exemplo, reflete nosso papel na terra”, diz Virgínia.

Dalla ainda acrescenta que a astrologia é sobre arquétipos, mitologia, psicologia, espiritualidade. Ou seja, um verdadeiro caminho para o autoconhecimento. “Foi aprimorado e aperfeiçoado ao longo de todos esses anos por muitos sábios e estudiosos”, pontua.

O astrólogo também fala que de tempos em tempos tentam perseguir, injuriar, difamar e desacreditar esse precioso conhecimento. Para Dalla, é preciso ter a mente aberta pra aprender e buscar sabedoria. “Essas maravilhas hoje estão cada vez mais à disposição de quem se permitir ir de encontro a luz”, diz.

Segundo os astrólogos, embora Felipe Neto tente invalidar o conhecimento argumentando que não é ciência, a astrologia se sustenta de outra forma. Como explica Virgínia, é a relação entre universo simbólico, trigonometria e semiótica.  

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Aprenda truques para salas pequenas parecerem maiores e ficarem lindas

Publicado

em

source

Já ouviu falar de psicologia da decoração ? Esse ramo estuda a relação entre casa e indivíduo e, quando analisado cômodo por cômodo, os especialistas indicam que as salas de estar representam o que nós gostaríamos de ser.

Leia também: 6 erros comuns em salas de estar e como evitá-los

salas pequenas arrow-options
EasyDecor
As salas de estar costumam refletir o que os moradores gostariam de ser, por isso não há um único estilo de decoração

Dessa forma, como você decoraria salas pequenas ? Como refletir o seu estilo de vida, o que você gostaria de ser, em um espaço restrito? O Delas foi atrás de arquitetos para saber dicas de como investir na melhor decoração.

Quando se pensa em sala de estar o primeiro móvel que vem a cabeça é o sofá. Saber respeitar as medidas do espaço é importantíssimo para investir no móvel certo. “Dê preferência por modelos que não possuem braços ou com os pés aparentes, como aqueles de pés palitos, por exemplo. Já os sofás-camas são ideais para quem precisa equilibrar espaço e visitas”, explica o arquiteto Alexandre Squassoni.

E qual distância ideal entre a televisão e o sofá para preservar o conforto visual e ergonômico dos moradores? Existem algumas recomendações de fabricantes para melhorar ao máximo o bem-estar na hora de assistir à novela, programas ou filmes. Confira na galeria abaixo uma rápida explicação a melhor relação entre a distâncias e o tamanho dos televisores (em polegadas):


Quais móveis de decoração resolvem as salas pequenas?

Pelo espaço ser pequeno, escolha móveis proporcionais ao ambiente, como mesas de quatro lugares. Outro truque esperto é usar cadeiras no lugar de poltronas, que podem ficar mais confortáveis com almofadas ou forro de tecidos, de preferência de cores claras e estampas miúdas. “Estampas grandes, cores escuras e tecidos pesados tendem a deixar o ambiente parecendo menor”, indica a EasyDeco.

Leia mais:  3 dicas de maquiagem para arrasar no carnaval

Mas então, o que usar? “ Prateleiras estreitas são ótimas aliadas para esses locais. Bancos podem ser boas opções na mesa de jantar em vez de cadeiras. Você pode utilizar também púfes como mesinha lateral ao sofá”, ensinam os profissionais da Inside Arquitetura & Design.

Investir em vasos e plantas também é uma ótima pedida, segundo a arquiteta Guta Louro. “Além de as plantas renovarem a energia do ambiente, vasos podem vir em diferentes tamanhos, formatos e cores e os arranjos podem dar um novo toque ao ambiente sem fechar espaços visuais”.

E como ampliar o espaço?

Os espelhos podem e devem ser usados em todos os cômodos pequenos para dar uma sensação de amplitude. Eles também ajudam a iluminação do local espalhando a incidência de luz natural.

Escolher as cores certas para as paredes tem tudo a ver com ampliação de espaço. “Usar cores claras, frias e neutras como o branco e bege é uma ótima ideia. Se for usar listras, aposte nas horizontais. Móveis transparentes, como em acrílico e vidro, garantem maior leveza. Vale lembrar também que quanto menos enfeitado o ambiente, melhor o efeito de amplitude”, ressalta Squassoni.

Decoradores ajudam? Sim. Mas ninguém melhor que os moradores para testar as posições de móveis e enfeites. Use a criatividade, sem medi de errar, e monte salas pequenas com seu estilo, gastando pouco .

Série sobre apartamentos pequenos

O Delas montou uma série de reportagens sobre como decorar os cômodos de apartamentos pequenos . Veja abaixo as matérias que já foram publicadas e as que ainda vão sair:

Leia mais:  Meu filho faz xixi na cama, e agora? Saiba o que deve ser feito

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Saúde41 minutos atrás

11 sintomas do HIV que você precisa conhecer

E se eu lhe disser que os primeiros sintomas do HIV se parecem mais com um resfriado comum do que qualquer outra...

Entretenimento2 horas atrás

Sem Graciele, Zezé Di Camargo reencontra Zilu Godoy

Zezé Di Camargo e Zilu Godoy colocaram, mais uma vez, as diferenças de lado pela família. Em pé de guerra...

Entretenimento2 horas atrás

Faltando 126 dias para o Carnaval as musas mostram que já estão com samba no pé

O Carnaval é a festa que o povo brasileiro mais espera e ama curtir! E agora que faltam apenas 126...

Entretenimento2 horas atrás

Filha do ator Paulo Silvino, Isabela vira cantora e lança seu primeiro single

Jornalista de formação, Isabela Silvino chegou a trabalhar com produtora de novelas, mas há dois anos ela resolveu seguir a...

Tecnologia3 horas atrás

Conheça Gita, o robô que segue o dono carregando suas coisas

arrow-options Olhar Digital O robô Gita segue seu “dono” onde quer que ele vá Uma empresa chamada Piaggio Group lançou...

Nacional3 horas atrás

Trinta toneladas de óleo são recolhidas em praias de Pernambuco

Foto: Felipe Brasil/Instituto do Meio Ambiente de Alagoas Vazamentos atingiram praias de outras localidades do nordeste, como a de Alagoas....

Economia4 horas atrás

É estudante? Saiba como conseguir até 15% de desconto na passagem aérea

shutterstock O estudante que decidir fazer um curso fora do País deve usar o comprovante de matrícula para conseguir o...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana