conecte-se conosco



Estadual

Assistência farmacêutica estadual recebe curso de primeiros socorros do SAMU 192

Publicado

em

Para oferecer o primeiro atendimento de forma correta aos usuários que por algum motivo passam mal dentro das dependências das Farmácias Cidadãs Estaduais até a chegada da equipe de emergência, os profissionais da Gerência de Assistência Farmacêutica do Espírito Santo (GEAF) receberam, nesta quarta-feira (12), o treinamento de primeiros socorros realizado por socorristas que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Farmacêuticos, assistentes sociais e nutricionistas que atuam nas farmácias aprenderam procedimentos básicos de atendimentos para lidar na primeira ação em situações que possam envolver, por exemplo, convulsão, ataque cardíaco, obstruções parcial e completa, acidente vascular cerebral, entre outros.

Segundo a coordenadora da GEAF, Gabrieli Fernandes, “enxergamos há algum tempo esta necessidade a partir de relatos da própria equipe, que demonstrava interesse em atuar da melhor forma possível no atendimento de primeiros socorros aos usuários e ofertar assistência antes da chegada do socorro especializado”. Diante disso, a coordenadora buscou a parceria com o SAMU 192 “como uma forma de poder capacitar cada vez mais aqueles que trabalham com o público para emergências que possam acontecer”.

Um dos facilitadores, o enfermeiro Juliano Freitas, do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192, destacou que é importante que os profissionais sejam replicadores dos conhecimentos e ressaltou a importância deles em aprender os primeiros socorros. “Eles lidam diretamente e diariamente com os usuários e essa capacitação os ajuda a ter noções básicas de primeiros socorros para poder auxiliar a população”.

Além disso, de acordo com a coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Laís Frigini Postay, com a capacitação objetiva-se também evitar agravos ainda maiores antes que o socorro chegue. “Deixamos claro que a farmácia não é local de atendimento de Urgência e Emergência, não temos competência para tratar situações desse tipo. Mas, com a capacitação, queremos propiciar um acolhimento de forma imediata, evitando agravos maiores, tumultos e situações que atrapalhem o atendimento enquanto o serviço especializado não chega”.

Para a coordenadora da Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana, Maria Cipriano, o treinamento lhe proporcionou o preparo necessário para eventuais acontecimentos. “Sentimos mais segurança para realizar o atendimento ao usuário antes que o atendimento especializado chegue”.

A ideia compartilhada pela coordenadora da Farmácia Cidadã Estadual da Serra, Grazielle Massariol. “É um espaço de conhecimento importante, pois podemos ser o primeiro socorro que o usuário terá quando tiver no ambiente da Farmácia. Sentíamos essa necessidade e agradeço pela oportunidade que estamos tendo com essa capacitação hoje”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Agenda Mulher e Agifes firmam parceria para promover cursos com foco no empreendedorismo

Publicado

em


O Programa Agenda Mulher, em parceria com a Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes) dá início, nesta terça-feira (29), ao ciclo de lives com conteúdo educativo para o desenvolvimento profissional de empreendedoras capixabas em todo o Estado. Os debates seguem até o próximo dia 12 de outubro.

A parceria recém firmada visa a contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo feminino no Estado, por meio de cursos oferecidos pela Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), instituição presente em 13 municípios capixabas que contribui com a capacitação e qualificação de empreendedores que desejam transformar sua ideia em um empreendimento de sucesso.

Os temas abordados nesse primeiro ciclo serão: Marketing Digital, Gestão Financeira e Dicas como elaborar seu Pitch. O objetivo é estimular e capacitar mulheres em diversas áreas empreendedoras. A coordenadora do Núcleo Incubador de Vila Velha, Marcela Paes, explica que os temas das lives foram escolhidos para atender às demandas identificadas durante as ações do Agenda Mulher e da Incubadora do Ifes.

“Percebemos que as mulheres têm muita dificuldade em administrar o seu negócio. Muitas vezes, elas não conseguem separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal, por exemplo. E queremos falar um pouco de gestão para que a empresa tenha sucesso por muitos anos. A live sobre marketing digital é para ensiná-las a utilizar as redes sociais a seu favor. Já o Pitch, que é uma descrição resumida do negócio, escolhemos porque durante as capacitações observamos que as mulheres precisam aprender a resumir o seu negócio em poucos minutos tanto para os clientes quanto para uma situação de negócios, como pedir um financiamento”, afirmou.

As Lives acontecerão nos dias 29 de setembro, 06 e 13 de outubro, com transmissão ao vivo pelo canal da Agifes no YouTube, às 19h. Os encontros serão certificados e as instruções para a emissão do certificado serão disponibilizadas durante as lives. Não é preciso fazer inscrição.

Agifes

A Agência de Inovação do Ifes (Agifes) cumpre as atribuições de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), conforme prevê a Lei de Inovação. Seus principais objetivos são: estimular, gerir e apoiar atividades voltadas para a propriedade intelectual, o empreendedorismo tecnológico e a inovação.

Para isso, a Agifes desenvolve várias ações que apoiam a inovação desde a concepção da ideia até a sua comercialização, dentre elas: orientação e tratamento de questões voltadas para a propriedade intelectual a servidores, grupos de pesquisas e inventores independentes, apoiando a inovação, desde a concepção da ideia até a sua comercialização; incubação de empreendimentos de base tecnológica cultural e social, oferta e suporte de serviços tecnológicos.

Incubadora do Ifes

A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido com a finalidade de oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups e organizações da sociedade civil), proporciona aos empreendedores diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com o objetivo de promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade

Serviço:
Programação
Dia: 29/09 (terça-feira)
Horário: 19h
Tema: Gestão e Finanças – Um Olhar Socioemocional

Dia 06/10 (terça-feira)
Horário: 19h
Tema: Vendas e Marketing Digital

Dia 13/10 (terça-feira)
Horário: 19h
Tema: Pitch na Prática

Transmissão ao vivo pelo canal do Agifes no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCwr8mLlvIeVaMwGlWvTVO3Q

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1446 / 98868-1847
[email protected] 

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes15 minutos atrás

Flamengo vence Grêmio e encosta no G8 do Brasileirão Feminino

Com dois bonitos gols de Rafa Barros, o Flamengo derrotou o Grêmio por 2 a 0, na noite desta segunda-feira...

Economia1 hora atrás

Compra de tablets para alunos da rede municipal de São Paulo é suspensa

Divulgação TCM suspende licitação para compra de tablets No último sábado (26), foi publicada, no Diário Oficial da Cidade de...

Saúde1 hora atrás

Covid-19: Brasil tem 142 mil óbitos e 4,74 milhões de casos acumulados

O boletim diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (28), revela que o Brasil registrou 4.745.464 casos confirmados do novo...

Entretenimento1 hora atrás

“Me dedicaria mais às provas”, diz Felipe Prior, se tivesse nova chance no “BBB”

Reprodução/Instagram Felipe Prior e Tulinho Hey, brothers! Um dos personagens mais emblemáticos e populares do “Big Brother Brasil 20”, da Globo,...

Política2 horas atrás

MP do Rio desmente matéria sobre denúncia contra Flávio Bolsonaro e Queiroz

Reprodução Jornal Nacional MP do Rio desmente matéria sobre denúncia contra Flávio Bolsonaro e Queiroz O Ministério Público do Rio...

Entretenimento2 horas atrás

“A Fazenda”: Raissa Barbosa tem vídeos íntimos vazados

    Reprodução/Record Raissa ficou revoltada após ir para a roça em “A Fazenda” Raissa Barbosa, participante de “A Fazenda...

Política2 horas atrás

CPI resgata gatos em Vila Velha

A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais resgatou seis gatos, sendo duas fêmeas e quatro machos, nesta segunda-feira (28). Os...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!