conecte-se conosco



Cultura

Assembleia sedia feira de afroempreendedoras

Publicado

em

 

No mês da Consciência Negra, o empreendedorismo de mulheres negras e o empoderamento feminino marcam presença na Assembleia Legislativa com a Feira de Afroempreendedoras Dandaras, promovida pela Procuradoria da Mulher. 

Nove expositoras participam do evento e comercializam seus produtos que vão de roupas e acessórios, a bolos, biscoitos e cafés, artesanatos em tecido e crochê, entre outros. O evento é aberto ao público e acontece às segundas, terças e quartas-feiras até 1º de dezembro. 

Claudia de Meira é uma das expositoras do evento. Ela é idealizadora da marca Cacau Moda Afro, especializada em roupas e acessórios que abordam as cores e cultura do continente africano. 

De acordo com a empresária, a ideia de criar a marca surgiu há 10 anos para suprir a falta de pertencimento e valorização da cultura negra na moda. “A inspiração começou com minhas filhas que buscavam representatividade e não encontravam. Então, começamos a estudar e criar estampas com a temática. Cada uma traz uma história da rica cultura afro. Uma viagem à nossa ancestralidade através da moda”, explica Claudia.

A Procuradora Especial da Mulher, deputada Iriny Lopes (PT), explica que a proposta da feira Dandaras foi inspirada na Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), ação proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa reforça a importância de fomentar a conscientização e respeito à diversidade da herança e cultura de afrodescendentes e sua contribuição para o desenvolvimento das sociedades. 

A deputada reforça a necessidade de dar visibilidade e oportunidade às mulheres negras que são as mais atingidas pelos índices de desemprego e de violência contra a mulher no Brasil. 

“A Assembleia Legislativa e toda a sociedade precisam reconhecer publicamente que há um tratamento diferenciado e subalternizado em relação à população negra. Então, decidimos criar essa oportunidade e dar espaço a essas mulheres que estão no dia a dia sustentando suas famílias e ajudando a construir o nosso estado”, ressalta Iriny.

A abertura da feira foi nesta segunda-feira (8) e contou com a apresentação musical dos saxofonistas da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Jovaldo Guimarães e Tainá Eustáquio.  

Dandara

Dandara foi uma das principais expoentes na luta contra a escravidão no Brasil no século XVII. Mulher negra e guerreira, foi companheira de Zumbi dos Palmares e teve importante papel na construção e comando do quilombo dos Palmares. 

De acordo com historiadores, Dandara dominava técnicas da capoeira e lutou ao lado de homens e mulheres em resistência ao sistema escravocrata do período colonial brasileiro.

Serviço

Feira de Afroempreendedoras Dandaras 
Funcionamento: segunda à quarta, de 9 às 17h (até 01/12) 
Local: Térreo da Assembleia Legislativa 

Comente Abaixo
Economia23 minutos atrás

Auxílio Brasil pode suspender benefício devido a revisões cadastrais contínuas

Divulgação/Ministério da Cidadania Auxílio Brasil pode suspender benefício devido a revisões cadastrais contínuas As famílias que estão aptas a receber...

Entretenimento23 minutos atrás

Um mês após morte de Marília Mendonça, Cemig ainda não prestou depoimento

Reprodução/ Super Canal Registro do avião após cair em cachoeira Neste domingo (5),  o acidente aéreo que causou a morte...

Entretenimento53 minutos atrás

‘A Fazenda 13’: Sthe insinua que passou a mão no pênis de Dynho

Reprodução/PlayPlus Sthe insinua que apalpou Dynho A proximidade de Dynho e Sthe em  “A Fazenda 13” está gerando várias polêmicas,...

Entretenimento53 minutos atrás

Música com Marília foi sinal para George, dupla de Rodrigo, seguir cantando

Divulgação George Henrique, Rodrigo e Marília Mendonça na gravação de DVD A música “Vai Lá em Casa Hoje”, parceria da...

Mulher53 minutos atrás

Próximo destino: saiba qual é a viagem dos sonhos de cada signo

Redação João Bidu Próximo destino: saiba qual é a viagem dos sonhos de cada signo Quem não morre de vontade...

Mulher53 minutos atrás

Carla Diaz: “Importante é o que eu penso, é estar tranquila com os meus valores”

David Mazzo Carla Diaz fotografando para a campanha da Bebecê Carla Diaz  teve um 2021 bastante agitado. A atriz começou...

Mulher53 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 5 de dezembro de 2021

Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 05 de dezembro de 2021 ÁRIES Período ideal para cultivar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!