conecte-se conosco


Política

Assembleia homenageia 65 anos da Ufes

Publicado

em

O Legislativo estadual realizou sessão solene em homenagem aos 65 anos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nesta sexta-feira (29) à noite. Professores, gestores e servidores das equipes de apoio que fazem parte da história da instituição foram homenageados com a entrega de placas e de certificados.

Confira as fotos da sessão solene

O reitor Reinaldo Centoducatte destacou que na trajetória dos 65 anos é importante relembrar os pioneiros que em 1954 tiveram a ideia de criar a universidade na época ainda como estadual, além dos que lutaram para transformá-la, a partir de 1961, numa instituição federal.

Segundo Centoducatte, a Ufes tem colaborado de forma permanente com o País e o Espírito Santo na formação de profissionais qualificados, na produção de conhecimento e nas atividades que a aproximam da sociedade por meio de suas extensões.

Ele citou que hoje a instituição de ensino oferece 103 cursos de graduação presencial, 63 mestrados e 30 doutorados, sendo uma universidade consolidada, que presta cada vez mais serviços voltados ao desenvolvimento político, econômico e social do estado.

Conforme o reitor, o complexo superior de ensino tem pesquisas de ponta nas áreas de tecnologias ligadas à automação e à computação de alto desempenho. “Temos aqui produzido (na Ufes) uma cadeira controlada por ondas cerebrais e um carro autônomo que já está virando avião autônomo; nas ciências exatas temos uma química de petróleo de alto nível, e nas ciências da saúde a fisiologia tem tido importância internacional”, destacou.

Centoducatte disse ainda que nos últimos anos a instituição tem se internacionalizado e trabalhado em parceria com outras universidades de outros países, tanto no intercâmbio de pesquisadores, como em produções conjuntas. “A Universidade hoje produz e publica trabalhos de repercussão internacional em parcerias com pesquisadores de outras partes do mundo”, completou.

Leia mais:  Economistas, advogados e ativistas assinam manifesto contra Bolsonaro

A proponente da solenidade, deputada Iriny Lopes (PT), afirmou que não é fácil fazer uma lista de homenageados quando se trata de uma instituição séria e com a história da Ufes. Iriny frisou que todos que fazem parte da história da instituição merecem ser homenageados, mas “infelizmente” há uma lista a preencher que é limitada. “Procuramos então selecionar os que mais têm se destacado como gestores, professores e entre os trabalhadores da área de apoio”, explicou.

Críticas ao governo

Todos os que usaram a tribuna fizeram críticas ao governo Bolsonaro e ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, apontando como negativo o modo como as universidades públicas federais estão sendo tratadas. Centoducatte classificou como “desmonte” da educação pública a política conduzida por Weintraub e disse que o ministro tem “prevaricado” ao promover “ataques” contra as instituições federais de ensino superior.

“Um ministro que levianamente fala de cultivo extensivo de maconha, que laboratórios fabricam anfetaminas em campus universitários, no mínimo ele prevaricou, porque se é de conhecimento teria de apurar. É mais uma falácia na tentativa de desmoralizar nossas instituições”, criticou.

Iriny declarou que as universidades já passaram por momentos complicados ao longo da história, mas nada se compara ao momento atual. “Está havendo uma desqualificação em todos os níveis, corte de verbas e de bolsas de ensino e de pesquisas e declarações do ministro (Weintraub) que merecem processos contra injúria”, considerou.

O deputado federal Helder Salomão (PT) disse que se as universidades são importantes em qualquer tempo, nos “sombrios” elas são imprescindíveis. A estudante de geografia e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufes, Beatriz Passos Moreira, afirmou que “o governo  Bolsonaro já deixou claro que as universidades são um dos seus principais alvos, porque é nesse espaço que se criam os questionamentos e a emancipação das pessoas”.

Leia mais:  PF faz busca e apreensão contra Junior Friboi, irmão de Joesley Batista

Sucessão

Ainda na linha de críticas ao governo federal houve também manifestações de dúvidas quanto ao futuro da reitoria da Ufes, já que Reinaldo Centoducatte está deixando o cargo em março de 2020. A atual vice-reitora, Ethel Maciel, foi escolhida numa consulta à comunidade universitária como nova reitora da instituição.

Esse procedimento vinha sendo respeitado há quase duas décadas, mas na gestão de Bolsonaro reitores selecionados no âmbito interno de algumas instituições não estão sendo chancelados. Centoducatte disse que no dia 5 de dezembro encaminhará ao ministro da Educação a lista tríplice encabeçada por Ethel, acatando a vontade da comunidade universitária, e que nos campi da instituição o clima é de apreensão sobre a decisão que será tomada em Brasília.

Ethel Maciel declarou que apesar da apreensão está confiante de que o ministro vai chancelar o nome dela em respeito à livre manifestação da comunidade universitária da Ufes, que a indicou para conduzir os destinos da instituição após a saída de Centoducatte.

Homenagens com placas

Reinaldo Centoducatte – Reitor da Ufes
Ethel Maciel –  Vice-reitora da Ufes
Gustavo Henrique Araújo Forde – Professor Dr. do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Ufes
Maria Beatriz Nader – Professora Dra. do Departamento de História da Ufes
Marlene de Fátima Carraro Pires – Professora Dra. do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Ufes

Homenageados com certificado

Adelar João Pizetta
Alexsandro Rodrigues
Ana Lucia Coelho Hecket
Brunela Vieira Vicenzi
Edna Castro de Oliveira
Genecy Teixeira de Oliveira
 Gilsa Helena Barcellos
João Recla
Kleber Perini Frizzera
Luiz Alexandre Oxley da Rocha
Paulo Velten
Rogério Borges
Soler Gonzalez
Ueber José de Oliveira
Vanda de Aguiar Valadão
Viviana Correia

Leia mais:  Campanha de Haddad e Lula paga quase R$ 8 milhões a empresas ligadas à Lava Jato

Comentários do Facebook
publicidade

Política

Quase 700 pessoas participam de cantata

Publicado

em

O espírito natalino tomou conta da Assembleia Legislativa (Ales) na tarde desta quinta-feira (5). O Plenário Dirceu Cardoso ficou lotado de crianças e adolescentes de diversos grupos musicais de escolas públicas e privadas da Grande Vitória para 15ª Cantata de Natal. Também houve a apresentação de artistas consagrados no cenário local e de uma cantora mirim.

Veja mais fotos do evento

A deputada Janete de Sá (PMN) abriu a sessão solene destacando a importância de se dar chances para crianças e jovens desenvolverem seus respectivos talentos. “São talentos mirins de nossa música. Essa é uma oportunidade de entrarmos no período de Natal na casa da família capixaba”, disse.

Para a parlamentar, é preciso ter esperança em um País e um estado melhores. Além disso, ela falou que o Poder Público precisa contemplar os mais necessitados. “Essas crianças vêm das mais diversas situações de dificuldade. Vamos mostrar que elas não nos impedem de levar esperança para o coração dos capixabas”, enfatizou.

Este ano a Cantata teve a apresentação da cantora lírica Elaine Rowena; da cantora mirim Laura Porto; da Banda Gosh, da Escola Estadual Godofredo Schneider; do Projeto Dança na Escola, da Escola Municipal Naydes Brandão (as duas de Vila Velha); dos corais do Colégio Passionista, de Cariacica, e do Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (Coep); e do Coral Serenata, formado por crianças e adolescentes da periferia de Vitória.

Ao final do evento a deputada Janete desejou um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para todos. A cantata foi finalizada ao som de “Vem chegando o Natal”, da cantora Aline Barros. Aproximadamente 700 pessoas participaram da solenidade, segundo a assessoria da parlamentar.

Fizeram parte da mesa, além da proponente da solenidade, o vereador por Cariacica Broinha (PMN), Elaine Rowena, a diretora da Naydes Brandão, Carla Cabidel, o professor da Godofredo Schneider Eduardo Viana, o professor do Coep Adilson de Oliveira, o diretor do Passionista Eduardo Elias Campos, a presidente da Comissão de Cultura do Estado, Suzy Nunes, e o secretário de Gestão de Pessoas da Casa Joel Rangel.

Leia mais:  Vídeo: Casal morre após cair de ponte enquanto namorava

Confira a lista dos homenageados com certificados

Coral Canto Serenata
Projeto Dança na Escola
Banda Gosh
Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (Coep)
Colégio Passionista São Paulo da Cruz
Elaine Rowena
Michelle Sales

Comentários do Facebook
Continue lendo
Carros e Motos19 minutos atrás

VW revela nome do “SUV do Polo”: Nivus. Saiba mais detalhes da novidade

arrow-options Divulgação VW Nivus: novo SUV com ares de cupê chegará para fazer parte da linha de utilitário esportivos da...

Esportes19 minutos atrás

Flamengo goleia Avaí por 6 a 1 diante de 69 mil torcedores

No jogo que encerrou a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o campeão Flamengo goleou o Avaí por 6 a 1...

Política32 minutos atrás

Quase 700 pessoas participam de cantata

O espírito natalino tomou conta da Assembleia Legislativa (Ales) na tarde desta quinta-feira (5). O Plenário Dirceu Cardoso ficou lotado...

Política32 minutos atrás

Serranos são homenageados na Assembleia

O município da Serra é o mais populoso do Espírito Santo, com mais de 500 mil habitantes. Fundada na época...

Estadual2 horas atrás

Coordenadoria do TJES convida para Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A ação acontece no próximo domingo (08/12), na praia de Camburi. A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência...

Estadual2 horas atrás

Mulher importunada por cobranças destinadas a uma desconhecida deve ser indenizada

Ela teria recebido mais de 100 ligações, mesmo após informar que não era a pessoa procurada pela empresa. Uma instituição...

Estadual2 horas atrás

TJES lança Processo Judicial Eletrônico na 2ª Instância do Poder Judiciário Estadual

O sistema foi apresentado aos desembargadores em reunião realizada no gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, na tarde desta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana