conecte-se conosco


Esportes

Ascensão e queda de “Moicano” são exemplos da magia cruel do MMA

Publicado

em

Renato 'Moicano', brasileiro do UFC
UFC/Divulgação
Renato ‘Moicano’, brasileiro do UFC

Há exatos cinco meses, Renato ‘Moicano’ chegava a Fortaleza com uma missão: derrotar José Aldo e, assim, credenciar-se como desafiante de Max Holloway, campeão peso-pena (66 kg) do UFC . Afinal, como Aldo já havia perdido duas vezes para Max, dificilmente o Ultimate daria uma terceira chance para o ‘Campeão do Povo’.

Leia também: Falhas de brasileiros na balança refletem ausência de cultura esportiva no país

A bola da vez era Moicano . Na capital cearense, o clima era de ‘troca de guarda’: com o veterano falando em aposentadoria, Renato parecia em situação ideal para subir de patamar com uma vitória sobre uma lenda.

Mas ele perdeu: depois de ganhar o primeiro round, foi surpreendido por uma combinação do veterano, que motivou a interrupção do combate. O retorno de ‘Moicano’ foi no sábado (22), contra Chan Sung Jung, sul-coreano que, a despeito de sempre ser perigoso, parecia já ter passado do seu auge como lutador.

Mas o confronto não durou nem 1 minuto. No primeiro jab desferido por Renato, o ‘ Zumbi Coreano ‘ se esquivou e acertou dois golpes que levaram o brasileiro ao chão. Lá, foi só bater até que o juiz parasse a luta.

Leia também: Derrotas de Spider, Aldo e Minotouro mostram troca de gerações no MMA brasileiro

Cinco meses foram suficientes para que a principal revelação brasileira dos penas passasse de provável desafiante ao cinturão a derrotado pelo 12º colocado do ranking. Agora, ‘Moicano’ certamente vai conhecer o que há de pior no torcedor brasileiro: o desdém com os que são derrotados. Como tantos outros atletas que ousaram flertar com o topo, será tratado como uma fraude, alguém que iludiu seus fãs ao fracassar na hora H.

Leia mais:  Ferrari organiza exposição em homenagem aos 50 anos de Michael Schumacher
Moicano perdeu do
Reprodução/Twitter
Moicano perdeu do “Zumbi Coreano” no UFC

Renato sentiu na pele uma das características mais marcantes do MMA como esporte: a imprevisibilidade. Em menos de dez minutos, somados os dois confrontos dele este ano, o lutador em ascensão entrou em vertiginosa queda de confiança e imagem perante o público.

Ao mesmo tempo cruel e mágica, a capacidade que a luta tem de elevar atletas ao céu ou relegá-los ao semiostracismo desafia a lógica. Mas outro detalhe muito importante nas artes marciais mistas é o timing. E se ele foi ruim agora, com dois reveses importantes e dolorosos seguidos, pode ser positivo em breve.

Renato tem 30 anos recém-completados. Dos 16 atletas que compõem o ranking dos penas — o campeão e mais 15 —, ele é o sétimo mais novo. Na listagem, há quem tenha 37 anos, como Frankie Edgar e Ricardo Lamas, 34, como Josh Emmett, e 33, como Jeremy Stephens.

Leia também: UFC deixa categoria dos moscas definhar, e o que virá ainda é incógnita

Moicano ‘ é, portanto, um legítimo top-15 com muitos anos de atividade pela frente. E, se duas derrotas foram suficientes para tirar dele o selo de potencial desafiante ao título, duas ou três vitórias certamente o colocam novamente no bolo. O principal desafio do brasileiro é mental: retomar a consciência de seu potencial e, com calma reconstruir seu caminho rumo aos primeiros lugares do ranking.

Tempo ele tem.

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
publicidade

Esportes

Saiba como assistir Colón x Atlético-MG ao vivo e de graça

Publicado

em

Réver comemora após marcar nas quartas de final da Sul-Americana arrow-options
Julian Medina / DiaEsportivo / Agência O Globo
Réver comemora após marcar nas quartas de final da Sul-Americana

O Atlético-MG entra em campo nesta quinta-feira (19) para enfrentar o Colón, da Argentina, na partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana. O jogo acontece na casa dos hermanos, às 21h30.

Leia também: Jornal mostra quanto Neymar desembolsa aos “parças” mensalmente

E você pode assistir a partida do  Atlético-MG  ao vivo e de forma gratuita pelo  DAZN  .  Para ter acesso, basta clicar neste link, fazer o cadastro e ter 30 dias de sinal aberto para acompanhar não só a Copa Sul-Americana , mas todos os eventos esportivos disponíveis na plataforma.

Galo na Sul-Americana

O Atlético chegou direto nas oitavas de final da Sul-Americana depois de ser eliminado na primeira fase da Libertadores, na qual conquistou apenas 6 dos 18 pontos disputados. Na competição, o clube mineiro chegou a perder por 4 x 1 para o Cerro Porteño.

Já na Sul-Americana, o Atlético estreou com vitória diante do Botafogo por 1 a 0 no Rio de Janeiro. Na partida de volta, o Galo conquistou um novo triunfo, em Belo Horizonte, desta vez por 2 a 0. Nas quartas de final, a equipe mineira teve pela frente o La Equidad, da Colômbia, e também passou sem problemas, vencendo os dois duelos (2 a 1 em casa e 3 a 1 fora).

Para a partida diante do Colón , o técnico Rodrigo Santana deve levar a campo a seguinte equipe: Cleiton; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison; Vinícius, Elias, Chará e Cazares; Di Santo.

Momento conturbado

No embarque para a Argentina, torcedores do Galo marcaram presença no aeroporto para cobrar o elenco e a direção do clube. Com faixas, a torcida pedia raça e vergonha. O Atlético vive uma fase ruim no Campeonato Brasileiro. O time terminou o primeiro turno com 27 pontos e possui apenas a 9ª colocação. A equipe de Rodrigo Santana acumula cinco derrotas nos últimos cinco jogos.

Leia mais:  Palmeiras alega “diferenças financeiras” para falta de acordo com a TV Globo

Por outro lado, o Colón também atravessa um momento de instabilidade. No Campeonato Argentino, a equipe aparece na 14ª posição. Em seis jogos, foram três derrotas, um empate e apenas duas vitórias.

O DAZN , primeiro serviço de streaming de esportes ao vivo e sob demanda do mundo, já está disponível para assinatura ou para degustação gratuita durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do vídeogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma e ainda poderá acompanhar o confronto entre  Atlético-MG  e Colón.  Acesse e aproveite!

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia14 minutos atrás

10 mitos e verdades sobre a segurança no investimento em criptomoedas

Fonte: IG Economia Comentários do Facebook Leia mais:  Ferrari organiza exposição em homenagem aos 50 anos de Michael Schumacher

Direto de Brasília15 minutos atrás

Operação no Complexo do Alemão deixa quatro mortos e um PM ferido

arrow-options Bruno Itan/ Coletivo Alemão Segundo a Polícia, operação no Complexo do Alemão era para combater o tráfico de drogas...

Direto de Brasília15 minutos atrás

Reguffe se filia ao Podemos depois de ficar três anos em mandato sem partido

arrow-options Divulgação Reguffe se filia ao Podemos após três anos sem partido O senador Reguffe (DF) aderiu nesta quarta-feira (18) ...

Direto de Brasília15 minutos atrás

“De forma nenhuma fomos traídos pelo Senado”, diz Rodrigo Maia

arrow-options MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL “De forma nenhuma fomos traídos pelo Senado”, diz Rodrigo Maia O presidente da Câmara, Rodrigo Maia...

Direto de Brasília15 minutos atrás

Entidades pedem para Maia evitar ‘retrocessos’ sobre projeto dos partidos

arrow-options Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo – 26.8.19 Rodrigo Maia garantiu na última terça-feira (17) que manteria o projeto original Entidades...

Direto de Brasília15 minutos atrás

Conselho de Ética e Decoro do Senado é instaurado com sete meses de atraso

arrow-options Marcos Oliveira/Agência Senado Davi Alcolumbre anuncia a instauração do Conselho de Ética e Decoro do Senado O presidente do...

Tecnologia1 hora atrás

Novos produtos da Huawei vazam antes de serem apresentados; confira

arrow-options shutterstock Confira os novos produtos da Huawei. A Huawei realizará amanhã (19) um evento em Berlim para apresentar vários...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana