VITÓRIA – A partir desta segunda-feira (17) começam as Oficinas de Capacitação do Edital de Projetos de Cultura e Arte que as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e de Direitos Humanos (SEDH) vão oferecer nos bairros do Programa Ocupação Social. Podem participar todos que estão interessados em inscrever algum projeto para o edital, lançado na quinta-feira (13) e já disponível no site www.secult.es.gov.br.
As inscrições estão abertas até dia 18 de novembro. Podem participar pessoas físicas, coletivos e instituições sem fins lucrativos, desde que o representante tenha 18 anos de idade ou mais, resida no Espírito Santo há pelo menos dois anos, e que realize atividades há pelo menos seis meses no bairro.
“Vamos até às comunidades para que todos tenham oportunidade de aprender como podem participar do edital. Os jovens e demais moradores desses bairros vão receber todas as informações necessárias para construir o projeto, sendo esclarecidas todas as dúvidas que tiverem”, salientou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu.
Os primeiros bairros a receber a equipe formada por servidores da Secult e da SEDH são Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra, nesta segunda (17). Entre as comunidades da Grande Vitória atendidas pelo Programa Ocupação Social, ainda haverá oficina em Jardim Carapina, também na Serra, na quinta (20), e em Nova Rosa da Penha, Cariacica, na terça-feira (18).
Para o interior, haverá oficinas nos bairros de Colatina e de São Mateus, na quarta (19), e nos de Linhares e de Pinheiros, na quinta-feira (20). Confira, abaixo, o quadro com os locais e os horários onde serão realizadas as oficinas nesta primeira semana de capacitações.
Lançado na quinta-feira (13), durante evento no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória, o edital disponibiliza R$ 1 milhão para selecionar 25 projetos de cultura e arte. O objetivo é premiar 25 projetos que fomentem ações de formação cultural e artística nos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social, cada um com R$ 40 mil, sendo selecionado um por bairro.
Os projetos precisam ser voltados para crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 10 e 24 anos, moradores dos 25 bairros do Ocupação Social, inclusive os que estão fora da escola.
Para participar do processo é necessário cumprir com todos os requisitos e documentos exigidos no edital, disponíveis no site www.secult.es.gov.br.
O edital de Projetos de Cultura e Arte para os bairros do Ocupação Social é uma ação do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). Mais informações nos telefones 3636-1329 ou 3636-7116.