conecte-se conosco


Agricultura

ARROZ/CEPEA: Preços caem no início do mês

Publicado

em

Cepea, 12/06/2019 – Orizicultores consultados pelo Cepea estiveram mais ativos na venda de arroz em casca nesta semana, devido aos compromissos bancários. Algumas beneficiadoras, por sua vez, não demonstraram interesse em renovar seus estoques, reduzindo os valores ofertados. Outras, entretanto, estão ausentes do mercado. Assim, entre 4 e 11 de junho, o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros, caiu 1%, a R$ 44,18/sc de 50 kg no dia 11. Quanto ao beneficiamento de arroz em casca, registra queda nos quatro primeiros meses de 2019, de acordo com dados do IBGE. Beneficiadoras consultadas pelo Cepea relatam “queda de braço” com os segmentos atacadistas e varejistas, devido à dificuldade em repassar os maiores custos de compra do arroz em casca. Com isto, acabam priorizando trabalhar com o cereal depositado em seus armazéns, em detrimento do produto livre. Além disso, indústrias relatam concorrência com o produto importado. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

 

Fonte: CEPEA
Comentários do Facebook
Leia mais:  MAMÃO/CEPEA: Preços recuam pela 7ª semana consecutiva no norte do ES
publicidade

Agricultura

Ministros da Agricultura do Brics se reunirão no final do mês em Bonito (MS)

Publicado

em

Os ministros da Agricultura dos países que compõem o Brics se reunirão nos próximos dias 25 e 26 de setembro em Bonito, principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul representa 40% da população mundial e 25% do PIB global.

Esta é a 9ª Reunião dos Ministros da Agricultura do Brics e terá como tema a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos. Os ministros debaterão questões relacionadas à segurança alimentar e sustentabilidade ambiental em âmbito regional e global.

O objetivo do encontro é fortalecer a cooperação entre os membros do grupo para cumprir as metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Os ministros discutirão estratégias para melhorar a infraestrutura e a conectividade em diferentes cadeias da agropecuária, incorporando tecnologias que geram desenvolvimento e benefícios econômicos.

Brics

Flickr/MRE

Os representantes das pastas de agricultura também devem tratar de assuntos como geração de energias renováveis, comércio eletrônico de insumos e uso do princípio científico para impedir barreiras comerciais.

Pela primeira vez anfitrião do encontro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destacará o papel do incremento da conectividade no campo, da dispersão da internet das coisas e o incentivo às startups do mundo agro, conhecidas como agritechs, para o avanço da produção agrícola sustentável, da produção de orgânicos, do combate às pragas e doenças e manutenção dos padrões fitossanitários dos alimentos.

Além das discussões formais, na agenda oficial dos ministros estão previstos dois passeios: mergulho de flutuação e visita à Fazenda Ceita Corê, propriedade rural considerada modelo na aplicação da tecnologia de integração lavoura, pecuária e florestas e em atividades de ecoturismo.

Leia mais:  MAMÃO/CEPEA: Preços recuam pela 7ª semana consecutiva no norte do ES

Bonito

Conhecida mundialmente pelas águas cristalinas e natureza exuberante que abriga diferentes atividades de ecoturismo, a cidade de Bonito também apresenta intensa produção agropecuária. O turismo representa metade do PIB do município, a outra é resultado do desempenho do agronegócio.

É a primeira vez que Bonito sediará um evento de porte internacional. A escolha da cidade, segundo o Ministério, é mostrar às autoridades visitantes como é possível associar boas práticas ambientais com a produção agropecuária e turismo, setor que emprega mais de sete mil pessoas com carteira assinada. O município tem 22 mil habitantes e uma área de 493,4 mil hectares, em que mais de 40% é composta por vegetação nativa.

“O modelo de turismo e gestão ambiental implantado aqui é referência para o Brasil e o mundo. Aqui em Bonito, nós praticamos o turismo de aventura, o turismo de natureza, o ecoturismo. Todas essas atividades acontecem na área rural”, disse Augusto Miranda, secretário de Turismo de Bonito.

Cúpula

Em novembro, os chefes de Estado do grupo se reunirão em Brasília, para a XI Cúpula dos Brics. O Brasil é o atual presidente e como anfitrião estabeleceu como prioridades para discussão entre os membros o fortalecimento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação, reforço da cooperação em economia digital, no combate aos ilícitos transnacionais e o incentivo à aproximação entre o Banco do Brics e o Conselho Empresarial do agrupamento.

Informações à imprensaCoordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: MAPA
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Carros e Motos7 minutos atrás

Renault Duster é revelado em versão conceitual com apelo aventureiro

arrow-options Divulgação Renault Duster conceitual é uma edição comemorativa mais recheada, pintado em uma cor amarela especial O Renault Duster...

Carros e Motos7 minutos atrás

Novo Hyundai HB20 mostra que evoluiu bastante nas primeiras impressões

arrow-options Caue Lira/iG Nova geração do Hyundai HB20 pode ter visual polêmico, mas seu comportamento dinâmico mostra clara evolução Oito...

Agricultura1 hora atrás

Ministros da Agricultura do Brics se reunirão no final do mês em Bonito (MS)

Os ministros da Agricultura dos países que compõem o Brics se reunirão nos próximos dias 25 e 26 de setembro...

Mulher1 hora atrás

Com dor ao usar salto alto, mulher descobre que cometeu gafe hilária

É verdade que, dependendo do modelo e altura, usar salto alto pode acabar com os pés. No caso de Ayleigh McGhee, de...

Mulher1 hora atrás

Saiba quais os sintomas, tratamentos e impactos da depressão na gravidez

Gerar um filho pode mudar completamente a vida de uma mulher. São inúmeras alterações hormonais, novos sentimentos e situações que...

Mulher1 hora atrás

Chapinha que não sai na água é solução para manter o efeito liso

Um dos maiores problemas para quem depende da chapinha para alisar os cabelos é a questão da água. Além de...

Entretenimento1 hora atrás

Encontro inusitado: Daniela Mercury recebe astros de Hollywood em show nos EUA

Daniela Mercury contou com uma presença VIP no show que fez em Nova York na noite de terça-feira (17). Ela...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana