conecte-se conosco



Estadual

Arquivo Público recebe colóquio sobre acervo fotográfico do ex-governador Francisco Lacerda de Aguiar

Publicado

em

A importância do acervo fotográfico como documento histórico será o tema do colóquio “Quando fala a imagem”, que o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) recebe nesta quinta-feira (23), às 16h. A palestra será ministrada pela pesquisadora em fotografia, memória e história oral, Bruna Wandekoken, que abordará os processos e os resultados do seu trabalho junto ao acervo documental do ex-governador do Estado, Francisco Lacerda de Aguiar.

Bruna Wandekoken explica que a atividade, contemplada pelo Edital nº014/2018, da Secretaria da Cultura (Secult), consiste no acondicionamento, higienização e catalogação de, aproximadamente, 600 fotografias cedidas pela família do Dr. Chiquinho, como o ex-governador era comumente conhecido. Após essas ações, que estão em andamento, cópias digitalizadas das imagens serão entregues ao APEES e à Secult e irão compor o acervo das instituições. Elas também serão disponibilizadas online.

De acordo com a pesquisadora, as memórias do ex-governador permitem conhecer um pouco mais sobre o cenário político da época, as décadas de 1950 e 1960, principalmente no que se refere ao período da ditadura civil-militar (1964-1985).

Francisco Lacerda de Aguiar

Francisco Lacerda de Aguiar nasceu na Fazenda do Castelo, em São José do Calçado, em 3 de outubro de 1903. De 1917 a 1920, cursou o Colégio Militar de Barbacena, em Minas Gerais. Em 1926, foi professor de matemática em Guaçuí, cidade onde iniciou sua carreira política. Elegeu-se vereador em 1936 e prefeito em 1944. Em 1950, exerceu o cargo de deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD). No pleito de 1954 se tornou governador do Espírito Santo. No ano de 1962, elegeu-se governador novamente, cargo ao qual renunciou em 1966. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 27 de abril de 1983.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Apees
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117/99633-3558
[email protected]
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram:ArquivoPublicoES

Legenda da fotografia: Guaçuí, 1953. Governador Jones, deputado Dr.Chiquinho, Leoncio Vieira de Rezende, Bento Gomes de Aguiar, Padre Acácio Valentim.

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Inpe emite alerta para temporal e chuva no ES no fim de semana

Publicado

em

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu um aviso já para este sábado (04) no qual podem ocorrer chuvas intensas e consequentemente grande acumulado de chuva. Temperaturas devem ser mais baixas

O calor não deu trégua ao capixaba em praticamente todo o Espírito Santo nesta sexta-feira (03), com temperaturas chegando nos 36 °C na capital capixaba. A tendência é que esse clima quente, porém um pouco menor, permaneça no fim de semana, ainda assim o Estado tem um alerta climático para chuvas fortes e acumulado de chuva já para este sábado (04).

O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, nesta sexta-feira e engloba todas as regiões do território capixaba. O aviso tem validade até às 23h59 deste sábado. Além do Espírito Santo, o alerta ainda abrange os municípios do Sul da Bahia e Norte do Rio de Janeiro.

Segundo o Incaper, neste sábado, a rápida passagem de uma frente fria aumenta a nebulosidade e diminui as temperaturas em todo o Estado. O dia segue instável com previsão de chuvas ocasionais. Nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste ela pode ocorrer em forma de pancadas resultando em maior volume de chuva. Na Grande Vitória, muitas nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 30 °C.

O domingo (05) ainda deve apresentar tempo instável no Espírito Santo e a temperatura cai um pouco mais em relação ao sábado. São esperadas chuvas esparsas alguns momentos do dia em todas as regiões, salvo o litoral das cidades do Sul capixaba. Na Grande Vitória, muitas nuvens e chuva esparsa em alguns momentos do dia. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 29 °C.

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento11 minutos atrás

Viviane Bordin faz a alegria dos seguidores e posta fotos de biquíni

A CEO da Diamond Brazil e modelo Viviane Bordin quer ajudar as pessoas a passar pela quarentena de forma mais...

Política14 minutos atrás

Bolsonaro pede à Índia que siga enviando insumos para cloroquina

Neste sábado (04), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que pediu ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para que seja...

Política14 minutos atrás

Robôs impulsionaram tuítes favoráveis a Bolsonaro no 15 de março

arrow-options Jair Bolsonaro / YouTube Robôs postaram ais da metade dos tuítes feitos no dia da manifestação favorável ao governo...

Economia14 minutos atrás

Gestor público de Jesuítas, Robson Bastos assume Incra do Paraná

arrow-options Reprodução Facebook Robson Luís Bastos assumiu a superintendência do Incra do Paraná Uma portaria assinada pela ministra da Agricultura,...

Versão Impressa25 minutos atrás

FA 1142 / 04 DE ABRIL DE 2020

Comentários do Facebook Post Views: 7

Internacional27 minutos atrás

Um em cada 4 casos de Covid-19 no mundo está nos Estados Unidos

arrow-options undefined Estados Unidos tem 25% dos casos de Covid-19 no mundo Neste sábado (4), os Estados Unidos chegaram a...

Política40 minutos atrás

Covid-19: Deputado Osmar Terra volta a publicar fake news e é chamado de idiota

arrow-options Marcos Corrêa/PR Deputado Osmar Terra volta a publicar fake news Após questionar a eficácia do isolamento social na Holanda...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana