conecte-se conosco



Estadual

Arquivo Público recebe as coleções ‘Hugo Borges’ e ‘O Continente’

Publicado

em

Duas novas coleções serão entregues ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), nesta quarta-feira (04), às 16h30, e passarão a fazer parte do acervo documental da instituição. A primeira é formada por 405 fotografias e recortes de jornais referentes à trajetória política de Hugo Borges, abrangendo os anos de 1948 a 2010. A segunda é composta por exemplares do periódico “O Continente”, que circulou no município de Vila Velha, no período de 1953 a 1955.

Hugo Borges

Ex-prefeito de Guarapari e ex-deputado estadual por cinco mandatos, Hugo Borges atuou na vida pública por mais de 50 anos, sendo um dos fundadores e principais representantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Estado.

A doação do acervo foi feita pelo neto de Hugo Borges, o jornalista Paulo Sérgio Borges Filho. As imagens mostram, dentre outros temas, atividades políticas, paisagens naturais e urbanas, eventos esportivos e culturais, comícios e viagens.

O Continente

Uma coleção completa do jornal “O Continente” será entregue pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, após doação realizada pelos familiares dos fundadores do periódico. O material traz importantes informações para pesquisas sobre a década de 1950, como a atuação e morte de Getúlio Vargas, os principais embates políticos da época, as ocorrências cotidianas do município e textos literários de autores locais. Ao todo são 272 páginas, que já foram digitalizadas e podem ser consultadas para estudos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Apees
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117/99633-3558
[email protected]
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram:ArquivoPublicoES

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

MPES deflagra a Operação Falso Negativo

Publicado

em

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com apoio da Polícia Militar (Assessoria Militar do MPES – Núcleo de Inteligência), em auxílio à investigação realizada pelo Gaeco do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), efetivou nesta quinta-feira (02/07) o cumprimento de mandados de busca e apreensão no Estado do Espírito Santo, expedidos pela 5.ª Vara Criminal de Brasília, em operação denominada “FALSO NEGATIVO”.

As investigações envolvem aquisições emergenciais, por dispensa de licitação, de testes para detecção da Covid-19, pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. São apurados crimes de fraude à licitação, lavagem de dinheiro, contra a ordem econômica (cartel), organização criminosa, corrupção ativa e passiva. O somatório do valor das dispensas de licitação sob investigação do Gaeco-MPDFT é superior a 73 milhões de reais.

A operação “FALSO NEGATIVO” foi deflagrada simultaneamente no Distrito Federal e em sete Estados da Federação (Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), mediante o cumprimento 74 mandados de busca e apreensão, entre os quais cinco em empresas localizadas na região da Grande Vitória, nos municípios de Vitória, Serra e Cariacica. As empresas alvos dos mandados têm matrizes em outros Estados.

A apuração dos fatos seguirá com a análise dos documentos apreendidos, de mídias e de dispositivos móveis, que serão encaminhados ao Gaeco do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional21 minutos atrás

Em depoimento à PF, blogueiro bolsonarista nega articular atos antidemocráticos

Reprodução/Instragram/eustaquio_oswaldo Oswaldo Eustáquio (direita com Eduardo Bolsonaro (esquerda) O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso no último dia 26 de junho...

Entretenimento21 minutos atrás

Daniel e Claudia Tenório comemoram reapresentação da live para Hospital de Amor

“Foi tão linda, que a gente quer mais.” Com essa frase em destaque, Daniel tem chamado a atenção de fãs e...

Entretenimento21 minutos atrás

Em meio a boatos de briga, Eduardo Costa explica rompimento com Leonardo

Divulgação Leonardo e Eduardo Costa Segundo Leo Dias, o meio sertanejo todo sabe que Leonardo não aguentava mais trabalhar com...

Economia21 minutos atrás

Sobreviventes de acidente receberão indenização de R$ 300 mil

Divulgação Fórum Heitor Medeiros Acidente aconteceu em 2009, em uma estrada no Paraná, e vítimas eram de Mato Grosso do...

Polícia Federal21 minutos atrás

PF deflagra segunda fase da Operação ASSEPSIA

. Vila Velha/ES – A Polícia Federal deflagrou na quinta-feira, 2/7, a segunda fase da Operação ASSEPSIA, com o cumprimento...

Estadual27 minutos atrás

MPES deflagra a Operação Falso Negativo

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES),...

Estadual32 minutos atrás

Homem é preso acusado de raptar e estuprar criança de 11 anos

Menina de 11 anos havia fugido de casa após uma discussão e foi abordada pelo suspeito no meio da rua....

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!