conecte-se conosco



Internacional

Argentina avalia decretar quarentena geral e obrigatória

Publicado

em

.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, pode anunciar ainda hoje (19) uma quarentena geral e obrigatória para todo o país. Caso a medida seja tomada, as pessoas não poderão sair de suas casas. Apenas supermercados, postos de gasolina, farmácias e hospitais seguiriam funcionando. A medida é para evitar uma forte subida na curva de contágio. Ontem (18) à noite,o país registrou a terceira morte de infectados pela doença. Já são 97 casos confirmados no país.

A decisão de Fernández – se declara a quarentena geral – será tomada hoje após uma reunião com os governadores do país, realizada na Casa Rosada, sede da presidência.

Em caso de quarentena geral, o governo já se prepara para garantir o acesso dos argentinos a alimentos e produtos de higiene e limpeza, por exemplo. Entre as ações de controle estariam o fechamento total das fronteiras e patrulhamento de ruas para evitar a circulação de pessoas.

A expectativa da população é saber quando a medida poderia entrar em vigor. De acordo com o jornal argentino La Nación, o governo avalia que poderia iniciar no dia 1º de abril, logo após o fim das primeiras medidas de isolamento parcial, que estão em vigor desde o dia 16 de março. Outra opção seria iniciar a quarentena geral no dia 24 de março.

Na mesa de discussão estaria ainda uma segunda proposta. Caso decida por não declarar a quarentena geral, Fernández poderia juntar os feriados de 2 abril (Dia das Malvinas) com o da Semana Santa e assim permitir que as pessoas fizessem um isolamento voluntário em suas casas, durante 12 dias.

Vítima da doença Covid-19

A terceira vítima fatal da Covid-19 na Argentina foi um homem de 64 anos, contagiado pela mulher, que regressou de uma viagem à França no início do mês. Ele tinha diabetes e hipertensão. Foi diagnosticado com coronavírus no último dia 13 e estava internado em Buenos Aires.

Transporte Público

Na Grande Buenos Aires, após uma determinação do governo de que os transportes públicos não podem levar passageiros em pé, para evitar o risco de contaminação, longas filas têm se formado. A determinação começou a valer de 12h de hoje e o número de trens também foi reduzido.

O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, disse que nos próximos dias o país deve entrar no estágio de circulação social. Este tipo de contaminação, chamado no Brasil de transmissão sustentada, ocorre quando não é mais possível vincular uma contaminação a alguém que contraiu o vírus fora do país e representa o estágio mais avançado de disseminação da doença.

“As medidas que estávamos tomando nos permitiram redobrar nossos esforços para ficar um passo à frente do vírus e não correr atrás. Agora, as evidências científicas nos mostram que precisamos estar preparados para entrar no estágio de circulação social do vírus”, escreveu Larreta em sua conta no twitter.

Edição: Maria Claudia / Liliane Farias

Comentários do Facebook

Internacional

Estados dos EUA estão reabrindo cedo demais, diz infectologista

Publicado

em


source
Médico Anthony Fauci falando ao microfone em púlpito
NIH/DIVULGAÇÃO

Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas dos EUA

Considerado um dos principais especialistas em doenças infecciosas dos Estados Unidos, o médico Anthony Fauci avalia que é “cedo demais” para que alguns estados do país comecem a reabertura em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O comentário foi feito Fauci nesta sexta-feira (26), no qual ele disse que hoje talvez fosse a hora de “recuar alguns metros” para retomar as atividades e flexibilizar o isolamento social determinado para evitar a proliferação da Covid-19.

“Acho que não há tempo suficiente, o dia todo, para tentar analisar e descobrir os elementos multifacetados que entraram nisso”, disse Fauci, segundo informações da CNN.

“Tudo, desde talvez abrir um pouco cedo demais até abrir no momento certo, mas não seguindo as etapas de maneira ordenada, ou realmente tentando seguir as etapas de maneira ordenada”, completou.

Para Fauci, quando são apresentadas diretrizes para reabrir o país com segurança, autoridades e especialistas da área sanitária devem ter certeza de que  um recúo pode ser arriscado. “Isso faz parte de um processo em que podemos fazer parte da solução ou do problema”, alertou.

Ainda de acordo com o médico, os EUA precisam começar a considerar “inundar o sistema com testes” frente aos novos dados do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), principal entidade de saúde dos Estados Unidos.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política8 horas atrás

Fabrício Queiroz negocia delação premiada em troca de garantias para a família

Reprodução Queiroz com Bolsonaro e Eduardo em churrasco Ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) preso na semana passada por esquema de...

Estadual8 horas atrás

Iases retoma oferta de cursos de capacitação em plataforma on-line

. O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) anunciou a retomada dos cursos de formação continuada, destinados à...

Internacional8 horas atrás

Estados dos EUA estão reabrindo cedo demais, diz infectologista

NIH/DIVULGAÇÃO Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas dos EUA Considerado um dos principais especialistas em doenças infecciosas dos Estados Unidos,...

Internacional8 horas atrás

Lockdown rigoroso não impediu explosão de casos no Peru; veja motivo

Getty ImagesMesmo com medidas rigorosas de restrição, Peru teve explosão de casos de covid-19 O Peru impôs um dos primeiros...

Nacional8 horas atrás

Bolsonaro pede conselho a Temer e ouve: Evite falas polêmicas e demita Weintraub

Reprodução/Youtube Bolsonaro foi aconselhado por Temer a demitir Weintraub O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) procurou o ex-presidente Michel Temer...

Nacional8 horas atrás

Ações policiais apreendem mais de mil toneladas de drogas em 6 meses

Isaac Amorim/ AGMJ “Nosso papel no ministério é sermos agentes de coesão nacional”, disse o ministro O ministro da Justiça...

Internacional8 horas atrás

Mulher com dois úteros carrega gêmeos gestados separadamente

Kristina Kokhanova/Alamy Médicos disseram ser possível que os gêmeos nos diferentes ventres possam ser idênticos Uma britânica, de 28 anos,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!