conecte-se conosco



Internacional

Argentina avalia decretar quarentena geral e obrigatória

Publicado

em

.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, pode anunciar ainda hoje (19) uma quarentena geral e obrigatória para todo o país. Caso a medida seja tomada, as pessoas não poderão sair de suas casas. Apenas supermercados, postos de gasolina, farmácias e hospitais seguiriam funcionando. A medida é para evitar uma forte subida na curva de contágio. Ontem (18) à noite,o país registrou a terceira morte de infectados pela doença. Já são 97 casos confirmados no país.

A decisão de Fernández – se declara a quarentena geral – será tomada hoje após uma reunião com os governadores do país, realizada na Casa Rosada, sede da presidência.

Em caso de quarentena geral, o governo já se prepara para garantir o acesso dos argentinos a alimentos e produtos de higiene e limpeza, por exemplo. Entre as ações de controle estariam o fechamento total das fronteiras e patrulhamento de ruas para evitar a circulação de pessoas.

A expectativa da população é saber quando a medida poderia entrar em vigor. De acordo com o jornal argentino La Nación, o governo avalia que poderia iniciar no dia 1º de abril, logo após o fim das primeiras medidas de isolamento parcial, que estão em vigor desde o dia 16 de março. Outra opção seria iniciar a quarentena geral no dia 24 de março.

Na mesa de discussão estaria ainda uma segunda proposta. Caso decida por não declarar a quarentena geral, Fernández poderia juntar os feriados de 2 abril (Dia das Malvinas) com o da Semana Santa e assim permitir que as pessoas fizessem um isolamento voluntário em suas casas, durante 12 dias.

Vítima da doença Covid-19

A terceira vítima fatal da Covid-19 na Argentina foi um homem de 64 anos, contagiado pela mulher, que regressou de uma viagem à França no início do mês. Ele tinha diabetes e hipertensão. Foi diagnosticado com coronavírus no último dia 13 e estava internado em Buenos Aires.

Transporte Público

Na Grande Buenos Aires, após uma determinação do governo de que os transportes públicos não podem levar passageiros em pé, para evitar o risco de contaminação, longas filas têm se formado. A determinação começou a valer de 12h de hoje e o número de trens também foi reduzido.

O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, disse que nos próximos dias o país deve entrar no estágio de circulação social. Este tipo de contaminação, chamado no Brasil de transmissão sustentada, ocorre quando não é mais possível vincular uma contaminação a alguém que contraiu o vírus fora do país e representa o estágio mais avançado de disseminação da doença.

“As medidas que estávamos tomando nos permitiram redobrar nossos esforços para ficar um passo à frente do vírus e não correr atrás. Agora, as evidências científicas nos mostram que precisamos estar preparados para entrar no estágio de circulação social do vírus”, escreveu Larreta em sua conta no twitter.

Edição: Maria Claudia / Liliane Farias

Comentários do Facebook

Internacional

Com metade das pessoas em casa, EUA discutem uso de máscaras

Publicado

em

source
Máscara arrow-options
Agência Brasil

Em alguns locais dos EUA, as autoridades já recomendaram o uso fora de casa


O governo de Donald Trump está envolvido em um debate com conselheiros da Casa Branca e autoridades de saúde pública sobre o uso de máscaras fora de casa. O embate já impediu um anúncio público de que o uso poderia impedir a propagação do coronavírus. 

As principais autoridades dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDD) estão pressionando o presidente Trump a aconselhar a todos – mesmo as pessoas que parecem saudáveis ​​- a estarem com uma máscara ao ir ao supermercado ou a outros locais públicos.

A questão tornou-se mais urgente desde que o diretor da CDD, Robert Redfield, disse que até um quarto das pessoas já infectadas pode não apresentar sintomas, mas ainda contribuir para a transmissão “significativa”.

No entanto, alguns funcionários da Casa Branca resistiram, de acordo com o que disse um dos principais líderes da CDC ao New York Times – ele teve acesso a uma troca de e-mails suspeita. O funcionário disse que as pessoas ao redor de Trump o pressionam a limitar a orientação de usar máscaras apenas para pessoas em “áreas de transmissão generalizada”.

Em algumas partes do país, incluindo Los Angeles e Nova York, as autoridades locais já pedem aos moradores que cubram seus rostos.

Deborah Birx, coordenadora da resposta ao coronavírus da Casa Branca, expressou na quinta-feira (02) sérias reservas, dizendo que pedir a todos os americanos que usem máscaras pode inadvertidamente enviar o sinal de que está certo abandonar o distanciamento social e retornar à vida pública. “Não queremos que as pessoas sintam que estão protegidas e protegendo os outros apenas com máscaras”, afirmou Birx durante uma coletiva.

Escassez

Outras pessoas na Casa Branca expressaram preocupação de que pedir a todos os americanos que usem máscaras poderia aumentar a escassez de mão-de-obra nos  hospitais . Em um movimento para aumentar a disponibilidade de máscaras, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) disse, nesta sexta-feira (03), que permitiria o uso de um modelo equivalente à máscara N95, de origem chinesa e altamente protetora.

Os hospitais de todo o país estão ficando sem máscaras N95, que filtram pelo menos 95% das partículas com 0,3 mícrons ou mais. A nova liberação do FDA é para máscaras KN95, que o CDC lista como uma alternativa adequada quando os N95s não estão disponíveis. Eles atendem basicamente aos mesmos padrões, mas são regulamentados pelo governo chinês, e não pela agência americana.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher2 minutos atrás

Após anos se depilando, americana ostenta 6 cm de pelos nas axilas

Por muitos anos os pelos no corpo incomodaram a estudante de psicologia Brenna Pennly. A mulher, que ganhou o primeiro...

Internacional2 minutos atrás

Com metade das pessoas em casa, EUA discutem uso de máscaras

arrow-options Agência Brasil Em alguns locais dos EUA, as autoridades já recomendaram o uso fora de casa O governo de...

Internacional15 minutos atrás

Google vai utilizar localização de usuários para mapear Covid-19

arrow-options Pixabay/Creative Commons Empresa quer comparar fluxo de movimentação com período antes da pandemia para ajudar autoridades O Google está...

Internacional15 minutos atrás

Combate à violência doméstica motiva ações de segurança durante quarentena

arrow-options Elza Fiuza/Agência Brasil Crimes de violência doméstica tendem a aumentar durante isolamento social As medidas de distanciamento social para...

Internacional15 minutos atrás

Israel aciona polícia para fechar cidade ultraortodoxa afetada pela covid-19

arrow-options Reprodução/Al Jazeera Polícia está controlando a circulação de pessoas em Bnei Brak. A cidade israelense de Bnei Brak ,...

Polícia Federal15 minutos atrás

PF apreende caminhões com cigarros contrabandeados

. Naviraí/MS – A Polícia Federal e a Polícia Militar/MS realizaram a apreensão de duas carretas e um caminhão que...

Nacional15 minutos atrás

Familiares de enfermeiro morto pela covid-19 assistem enterro por chamada online

arrow-options Marcello Casal Jr/Agência Brasil coronavírus Familiares do enfermeiro Idalgo Moura, de 45 anos, não puderam se despedir do profissional...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana