conecte-se conosco


Cultura

Araçá promove agenda cultural em São Mateus

Publicado

em

O Centro Cultural Araçá promove em novembro dois eventos culturais voltados para as tradições artísticas e tradicionais da cidade.

SÃO MATEUS (ES) – Em 21 de novembro será realizado em parceria com a Academia Mateense de Letras – AMALETRAS o Sarau Lítero Musical – Herinea vive em nossa lembrança. Uma homenagem a escritora, professora, historiadora, poetisa Herinea Lima Oliveira. Convidados e público presentes se concentrarão a partir das 18h na Praça do Mirante, um cortejo poético segue pelas principais ruas do centro da cidade chegando às 19h no Salão São Benedito para apresentação de performances poéticas, teatrais, musicais, pelos educandos do Araçá. Estará uma exposição sobre a homenageada no mesmo local do evento. Também será lançado no mesmo ambiente o livro ‘Herinea, parte de sua vida e de sua obra’.

Já para 28 de novembro em comemoração o Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural Araçá realizará a Mostra Cultural “Raízes”, propondo um resgate às origens afrodescendentes. As atividades estão programadas para acontecer no Sítio Histórico Porto de São Mateus, a partir de 8h matutino e 14h vespertino, com apresentações de danças, capoeira, teatro e o lançamento do livro: “Em Nome do Pai”, da escritora Jussara Rocha, de cidade Pernambuco.

Jussara Rocha Kouryh é jornalísta e escritora, com mais de 40 livros publicados, entre literatura infantil, infanto – juvenil, romances, poesias, cordéis, história de municípios pernambucanos, do Brasil afro – indígena e outros para formação cidadã de jovens e adolescentes. Doutoranda e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Exerceu o cargo de Presidente da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, em Palmares – PE, no período de 1987 a 1989 e Secretária de Cultura, Turismo e Esportes, em Palmares – PE, no ano de 1989. Membro da Academia Palmarense de Letras desde 2015.

SARAU DAS LETRAS

PROGRAMAÇÃO:

– 18h – Cortejo Poético iniciando na Praça do Mirante.

– Em todo o percurso os educandos do Araçá, acadêmicos e professores do curso de Pedagogia, da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), acadêmicos da AMALETRAS, artistas, escritores e demais convidados recitarão poesias e músicas.

– 19h – No Salão São Benedito.

– Palavras de Abertura pela presidente da AMALETRAS e representantes do Centro Cultural Araçá.

– Performance Poética apresentada pelos educandos do Araçá “Herinea vive em nossa lembrança”.

– Premiação dos ganhadores do Concurso ano literário Herinea Lima Oliveira – Poesia de São Mateus.

– Outorga da Comenda Herinea Lima Oliveira.

– Outorga do título de Acadêmicos “pos mortem” a poetisa de São Mateus, Elza Cunha Pires e ao cantor e compositor da cidade, o mateense, Joel Guilherme.

– Outorga do titulo de Patrona da Academia Mateense de Letras – AMALETRAS – in memoriam, a Herinea Lima Oliveira. Ela ocupou a Cadeira nº 4 que tem como Patrona, Elza Cunha Pires.

– Lançamento do livro “Herinea, parte de sua vida e de sua obra” parceria Araçá – Amaletras.

RAÍZES MOSTRA CULTURAL

PROGRAMAÇÃO:

– 8h às 10h – Roda de Capoeira, Reis de boi, danças tradicionais e danças contemporâneas.

– 14h às 16h – Apresentação do espetáculo musical, poético e teatral, roda de capoeira, maculêlê, puxada de rede, samba de roda e dança afro.

– Lançamento do livro “Em Nome Do Pai”.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Blocos de carnaval agitam o fim de semana no Rio de Janeiro
publicidade

Cultura

The Voice Kids: Jeremias dá show, é escolhido pelo público e passa de fase

Publicado

em

O capixaba cantou “Apenas Mais Uma de Amor” do Lulu Santos e foi aplaudido de pé pela plateia e pelos técnicos

Mais uma vez o capixaba Jeremias Reis deu show e encantou o público e os jurados no The Voice Kids. Com a canção “Apenas Mais Uma de Amor” do Lulu Santos, o cantor mirim foi escolhido pela votação do público e segue para a próxima fase.

Jeremias, que é do time de Simone e Simaria, encantou o público e arrancou aplausos e elogios dos jurados. Nessa fase, o público escolhe um participante para continuar e, o técnico, salva outro. Os outros dois participantes retornam ao palco depois e podem ser escolhidos por outros jurados.

O voto da dupla Simone e Simaria, time do qual Jeremias faz parte, foi para o Nícolas. Durante a apresentação, Jeremias animou a plateia e conquistou, mais uma vez, a internet.


(*Gazeta on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Blocos de carnaval agitam o fim de semana no Rio de Janeiro
Continue lendo
Esportes48 minutos atrás

Jogadores ingleses repudiam racismo em vitória sobre Montenegro: “Vergonha”

A Inglaterra venceu Montenegro, por 5 a 1, nesta segunda-feira, pelas eliminatórias da Eurocopa, mas a goleada ficou marcada por...

Esportes48 minutos atrás

Especialista explica imbróglio entre Nantes e Cardiff City no caso Emiliano Sala

Divulgação Emiliano Sala morreu em acidente aéreo no Canal da Mancha No mês passado, o Nantes, da França, entrou com...

Esportes48 minutos atrás

Escalação irregular de brasileiro pode custar pontos a Ucrânia nas Eliminatórias

Reprodução/@shakhtar_brasil Escalação irregular do atacante brasileiro pode custar pontos a Ucrânia nas Eliminatórias da Euro 2020 Uma grave denúncia pode...

Nacional49 minutos atrás

Em novo recuo, MEC revoga portaria que suspendia avaliação da alfabetização

Luis Fortes/MEC – 2.1.19 Essa não é a primeira vez que o ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez volta atrás...

Nacional49 minutos atrás

Treze dias após ataques, alunos voltam a ser recebidos em escola de Suzano

Ueslei Marcelino/ABr Volta às aulas oficial na escola Raul Brasil, em Suzano, não tem data marcada; hoje, a unidade funciona...

Nacional49 minutos atrás

Após quatro dias preso na PF do Rio, Temer volta para casa, na capital paulista

Beto Barata/Divulgação Ex-presidente Temer desembarcou na capital paulista por volta das 21h15 desta segunda-feira O ex-presidente da República, Michel Temer,...

Policial1 hora atrás

Dono de loja assaltado e agredido a coronhada no centro de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Em plena manhã desta segunda-feira (25) um bandido armado de revólver assaltou a loja de eletroeletrônicos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana