conecte-se conosco


Mundo

“Aqui ninguém se rende”, diz Maduro após dia de protestos na Venezuela

Publicado

em


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou luta às
Reprodução/Twitter
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou luta às “agressões imperiais”; ele acusa os EUA de ser responsável pelo apagão no país


O presidente da Venezuela, Nicolàs Maduro, se manifestou, neste domingo (10), sobre as manifestações a favor e contra seu governo que aconteceram no sábado (9).

Leia também: Manifestações pró e contra Maduro tomam as ruas da Venezuela em meio a apagão

Em uma publicação em uma rede social, Nicolás Maduro
citou que ele e seus apoiadores vão lutar contra as “agressões imperiais”, em referência à sua acusação de que os Estados Unidos é o responsável pelo apagão
que atinge 22 dos 23 estados do país desde a última quinta-feira (7), e disse que ninguém “se renderia.”

“O povo revolucionário cheio de dignidade, nobreza e coragem encheu as ruas de Caracas para ratificar seu firme compromisso de lutar contra as agressões imperiais. Com amor e resistência, superaremos a interferência; Nosso único destino é a vitória. Aqui ninguém se rende”,  escreveu.




Ele ainda disse que  ordenou “o início das ações necessárias para garantir a distribuição de produtos básicos através do #CLAP (Comitês Locais de Abastecimento e Produção), o fornecimento de água potável e os suprimentos necessários para a cidade e hospitais do país”. Desde o apagão
, pelo menos 32 pessoas já morreram
, vítimas de doenças em que os tratamentos foram impossibilitados pela falta de energia elétrica
.

Leia mais:  Haddad pede impeachment de Witzel: “assassino”

No sábado (9), Maduro voltou a associar a falta de luz a um ataque hacker do país norte-americano. “Foi utilizada uma tecnologia de alto nível que só os Estados Unidos possuem”, declarou. Segundo ele, o objetivo é desestabilizar seu governo por meio de sabotagem cibernética.

Ele disse que os “ataques cibernéticos” ocorreram por intermédio de pessoas infiltradas na empresa estatal de energia Corpoelec. Para ele, as ações se assemelham a atos de guerra.

Leia também: Número de refugiados venezuelanos deve superar 5 milhões até 2020, diz OEA

Nicolás Maduro
ressaltou, ainda, que os Estados Unidos subestimam o povo venezuelano, que vai reagir. “[Haverá] uma resposta esmagadora e patriotas que amam e defender com coragem, o nosso país”, afirmou.


Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Mundo

Mulher com 38 filhos aos 40 anos finalmente passa por cirurgia para deixar de procriar

Publicado

em

Mariam Nabatanzi, de 39 anos, cuida dos 38 filhos. Seis de suas crianças morreram
Mariam Nabatanzi, de 39 anos, cuida dos 38 filhos. Seis de suas crianças morreram Foto: Reuters/James Akena

Mariam Nabatanzi, aos 36 anos, já tinha dado à luz 44 vezes. Seis filhos não sibreviveram. Assim, a moradora de um pobre vilarejo e Uganda tem o recorde de 38 filhos aos 40 anos. Recente e finalmente, Mariam passou por cirurgia para deixar de procriar, um desejo que ela alimentava havia muitos anos.

A ugandense teve o primeiro par de gêmeos aos 12 anos, não muito tempo após ter se casado com um homem 28 anos mais velho. De acordo com médicos, Mariam possuía ovários muito grandes, o que fazia com que ela ovulasse múltiplas vezes a cada ciclo e a deixava, obviamente, mais fértil.

Aos 23 anos, Mariam já tinha 25 filhos. Nessa época, ela já implorava que os médicos interviessem para que ela deixasse de engravidar. Porém eles diziam que tomar pílula anticoncepcional poderia acarretar sérios problemas de saúde, por causa do tamanho dos ovários.

Ao todo, a ugandense teve seis pares de gêmeos, quatro casos de trigêmeos e três outros de quadrigêmeos, além de gestações “mais simples”, com apenas um bebê no ventre.

Mariam e alguns dos 38 filhos
Mariam e alguns dos 38 filhos Foto: Reuters

Mariam foi abandonada pelo marido há cerca de três anos, mesma época do nascimento do seu último par de gêmeos – um deles morreu. Sozinha, ela consegue criar todos os filhos em quatro casebres, onde os filhos dividem camas e outros dormem no chão. A mulher faz bicos como cabeleireira e decoradora de eventos, recolhe sucatas, participa da colheita de café, produz o próprio gin e medicamentos à base de ervas.

Os mais velhos ajudam a criar os mais novos.

“Todo o meu tempo é gasto cuidando dos meus filhos e trabalhando para ganhar algum dinheiro. Assumi resposanbilidades de adulta muito cedo. Não me divirto desde que nasci”, disse Mariam, em reportagem publicada no “Daily Mirror”.

A esterilização de Mariam foi feita em hospital de Kampala, capital do país.

“O caso dela é predisposição genética para hiperovular, que libera vários óvulos em um ciclo, o que aumenta significativamente a chance de ter múltiplos bebês. É sempre genético”, comentou Charles Kiggundu, médico que cuidou de Mariam.

Filho de Mariam em cama que divide com irmãos
Filho de Mariam em cama que divide com irmãos Foto: Reuters

Mulheres têm, em média, 5,6 filhos em Uganda – uma das taxas mais altas da África. O caso de Mariam superou em muito o padrão já altíssimo.

“O médico disse que cortou o meu útero por dentro”, declarou Mariam.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Inglês cola as mãos a grade de escola após filha ser expulsa por usar piercing
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Polícia Federal35 minutos atrás

PF combate a disseminação de pornografia infantil por meio da internet

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/10) a Operação PEGA-PEGA IV, em combate à produção, ao armazenamento...

Polícia Federal35 minutos atrás

PF combate o tráfico interestadual de drogas

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/10) a Operação Teto Baixo, com objetivo de desarticular organização criminosa...

Polícia Federal35 minutos atrás

Operação Lamanai investiga instituição financeira ilegal no RS

Porto Alegre/RS – A Polícia Federal deflagra nesta quinta-feira (17/10) a Operação Lamanai, para desarticular organização criminosa sediada em São...

Entretenimento36 minutos atrás

Morre, aos 88 anos, o diretor da Globo Mauricio Sherman

O diretor  Maurício Sherman morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro. Um dos criadores do ” Fantástico “, Sherman foi...

Economia36 minutos atrás

Casal junta moedas e notas de R$ 2 em caixas de sapato e compra casas e carro

arrow-options Arquivo pessoal Economizando moedas e notas de R$ 2, casal também já comprou um carro e uma moto Donos...

Regional1 hora atrás

Bandido com camisa do Flamengo rouba Corolla em Jaguaré

No momento que o Flamengo jogava pelo Brasileirão contra o Fortaleza na noite desta quarta-feira (16), a Nação rubro-negra estava...

São Mateus1 hora atrás

Briga de casal vai parar em delegacia no balneário de Guriri

Por causa de ciúmes, uma dona de casa identificada pelas iniciais M.A.B.N, moradora de Guriri tentou impedir que o marido...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana