conecte-se conosco



Estadual

Aquecimento global é tema de pesquisa científica em escola de Guaçuí

Publicado

em

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Miguel De Sanctis, de Guaçuí, tiveram uma aula interativa na disciplina ‘Pensamento Científico’, com base em pesquisas obtidas por meio do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

A aula foi ministrada pelo professor Marcelo Henrique de Souza. “A disciplina ‘Pensamento Científico’ vem corroborar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Surpreendentemente, a aceleração do desgelo na Antártica contribuirá para o aumento do nível do mar nos próximos anos. Tal fenômeno foi mensurado pela Faculdade de Ciências da Terra e da Universidade de Melbourne, afirmando que o aquecimento global está sendo causado pelo homem e acelerando o processo”, explicou o professor.

Para realizar o experimento com os alunos, foi utilizada uma caneca de vidro transparente com água até a borda, em que foram adicionadas três pedras de gelo, o que fez com que ocorresse uma elevação mediante a força mais pesada sobre a mais leve.

“Foi mostrado para os estudantes, por meio de teoria e prática, sobre as massas e densidade da água, o que poderá a vir ocorrer no planeta Terra caso continue aquecendo. O experimento foi desenvolvido e repetido várias vezes, dando resultados positivos e esperados”, acrescentou o professor, que também leciona Geografia.

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é uma organização científico-política criada em 1988, no âmbito das Nações Unidas (ONU) pela iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas, que hoje afetam o mundo, especificamente o aquecimento global, apontando suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e o meio ambiente e sugerindo maneiras de combater os problemas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon 
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected]/ [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 02/04/2020

Publicado

em

.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou uma nova reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, nesta quinta-feira (2), no Palácio Anchieta, em Vitória. Casagrande lançou a campanha “ES Solidário” em que pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações ao Governo do Estado para ajudar no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). Todas as instruções estarão disponíveis no Portal do Governo (www.es.gov.br) ou no site do Coronavírus (http://coronavirus.es.gov.br).

Também foi anunciado que as 17 bases operacionais do Corpo de Bombeiros Militar estarão recebendo cesta básicas e kits higiene para doação, que serão entregues pela Defesa Civil Estadual e municipais, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social na residência dos beneficiários para evitar aglomerações. As bases estão localizadas nos municípios de São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, Aracruz, Serra, Vitória, Cariacica, Santa Leopoldina, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí.

Casagrande informou também que será prorrogado o prazo de suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais até o próximo dia 12, porém, novos tipos de comércios foram incluídos no rol de atividades que podem abrir as portas.

Novo decreto flexibiliza abertura de comércio

Além do rol de estabelecimentos que já estavam autorizados a funcionar, o decreto que será publicado nesta sexta-feira (3) inclui mais atividades, como lojas de venda de chocolates, lojas de conveniência, lojas de venda de materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas. A medida vale a partir da próxima segunda-feira (6).

Foi fixado um horário de atendimento presencial das 10h às 16h para lojas de materiais de construção, venda de peças automotivas, venda de veículos automotores, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas. A limitação não se aplica no caso de retiradas de mercadorias no próprio estabelecimento e serviço de entrega (delivery).

Em relação aos restaurantes, os estabelecimentos já estavam autorizados a funcionar até às 16h, contudo, aqueles localizados às margens de rodovias estaduais, às margens de rodovias federais e em aeroportos, com exceção dos situados em áreas urbanas, não têm limitação de horário.

Enquadram-se no conceito de lojas de venda de materiais de construção, os estabelecimentos de venda de ferragens, ferramentas, material elétrico, materiais hidráulicos, tintas, vernizes e materiais para pintura, mármore, granitos e pedras de revestimento, vidros, espelhos e vitrais, madeira e artefatos e cimento, cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas.

A Secretaria da Saúde (Sesa) fixará ainda um protocolo a ser observado pelos estabelecimentos comerciais que estiverem com funcionamento autorizado.

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde4 minutos atrás

Casos de coronavírus no Rio chegam quase a mil infectados

. O estado do Rio de Janeiro registrou 992 casos confirmados do novo coronavírus e 41 mortes. Foi o maior...

Saúde4 minutos atrás

Covid-19: força-tarefa em SP avança em testes de óbitos suspeitos

. Com o início do trabalho de uma força-tarefa, a Secretaria de Saúde conseguiu analisar 93 das 201 amostras de...

Saúde4 minutos atrás

Caminhoneiros serão incluídos na campanha de vacinação contra gripe

. O Ministério da Saúde anunciou hoje (2) que incluirá na segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe...

Internacional17 minutos atrás

Assim como Brasil, Estados Unidos deve indicar máscara de tecido contra Covid-19

arrow-options Reprodução/ mercado livre As máscaras de tecido viraram alternativa na luta contra a Covid-19 Na manhã desta quinta-feira (02)...

Estadual43 minutos atrás

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 02/04/2020

. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou uma nova reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde...

Esportes43 minutos atrás

Primeiro atleta no país com covid-19 se recupera e volta aos treinos

. Primeiro atleta em solo brasileiro contaminado pelo novo coronavírus (covid-19), o pivô Maique, do Paulistano, está recuperado e foi liberado...

Política43 minutos atrás

Senado segue Câmara e aprova PLN 2, sobre emendas parlamentares

arrow-options Leopoldo Silva /Agência Senado Senadores realizaram votação por vídeoconferência O Senado aprovou, no fim da tarde desta quinta-feira (2),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana