conecte-se conosco



Estadual

Aprenda a organizar a vida financeira do seu negócio

Publicado

em

Investir na organização financeira de uma empresa possibilita ao empresário ter uma visão mais ampla e detalhada do seu negócio. Com um empreendimento organizado financeiramente é possível gerir, de forma assertiva, os recursos, o tempo e, principalmente, as despesas e os lucros da empresa.

Para não deixar seu negócio ser prejudicado pela falta de organização, especialistas do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) separaram algumas dicas básicas importantes para ajudar o empresário nesse processo.

Divisão das contas pessoais e empresariais
Manter o dinheiro pessoal e o da empresa na mesma conta é uma cilada financeira! Além de poder causar problemas até de imposto de renda, prejudica o acompanhamento detalhado das finanças. Para manter o efetivo controle dos recursos empresariais é importante ter uma conta específica para a pessoa física e outra para a pessoa jurídica.

Todo valor que entrar em sua empresa deve ser colocado na conta de pessoa jurídica. Planeje-se e determine um valor mensal para remunerar seu trabalho, este valor será repassado para sua conta pessoal, o restante deve ser mantido na conta da empresa.

Planejamento financeiro
Nenhum negócio se sustenta sem planejamento! O planejamento financeiro serve para projetar quanto você pretende faturar, gastar, investir e lucrar, podendo assim, planejar a melhor forma de utilizar os recursos do seu empreendimento. Ao avaliar suas projeções, você será capaz de analisar e aplicar seus investimentos no momento certo, revisar custos e identificar as melhores oportunidades para otimizar suas atividades.

Analise o fluxo de caixa
Não há por onde fugir: faça anotações! Você pode usar um software de gestão, elaborar uma planilha, fazer manualmente, ou até mesmo baixar modelos de planilha prontos na internet. Não importa como, você terá que anotar toda saída e entrada de dinheiro do caixa da empresa.

É importante anotar tudo nas datas correspondentes: gastos com salários, impostos, aluguel, energia, internet, fornecedores, manutenção etc. E, os valores recebidos com faturas emitidas, cartões de crédito, parcelamentos, assinaturas e mensalidades.

Fechamento de Caixa
Fazer o registro do seu saldo de abertura de caixa no início do expediente facilita o ato de fechamento no final do dia, prevenindo erros de cálculo.

É importante estar sempre atento aos lançamentos que você ou seus funcionários farão ao longo do dia. Qualquer erro, mesmo que muito pequeno, comprometerá todo seu controle. Fique atento: tudo deve ser registrado! Até mesmo aquele “trocado” que você usou para comprar post-it ou canetas deve ser registrado.

Se mesmo assim houver erros, eles devem ser corrigidos no mesmo dia, será muito mais fácil encontrar o erro que foi cometido minutos ou horas atrás, do que deixar para depois e ter que voltar dias, semanas ou até meses atrás para ver onde está o que prejudicou seu controle de caixa.

Definir estratégias
Esta é a hora em que você define a rota que sua empresa percorrerá no mercado. Definir as estratégias empresariais é orientar a empresa rumo ao futuro e para isso é importante seguir um roteiro.

Com o planejamento estratégico, o empresário analisa o cenário onde atua, identifica suas crenças e valores para atuação no mercado, de forma que estabelece a missão da empresa, sua entrega e como será reconhecida.

Texto: Beatriz Moreira

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato
(27) 3331-4352/ (27) 99774-4428
Wilson Igreja Campos
(27) 3331-4424
[email protected]
www.facebook.com/bandesonline

Comentários do Facebook

Estadual

Podcast fala sobre o programa “Maria da Penha Vai” e prevenção à violência contra a mulher

Publicado

em


.

Quem explica o assunto é a juíza Brunella Faustini, titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

No mais novo episódio de Just Talk – o Podcast do Tribunal de Justiça do Espírito Santo – a juíza Brunella Faustini, titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar, fala sobre o programa “Maria da Penha Vai”. A iniciativa, que conta com parceiros da rede de atendimento à mulher de Vitória, continua realizando ações integradas de prevenção à violência, mesmo durante a pandemia.

Além da equipe multidisciplinar da vara, participam do programa integrantes das Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. E ainda, o Ministério Público Estadual, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

“A violência doméstica e familiar é um fenômeno muito complexo. Cada caso traz diferentes demandas psicológicas, sociais, jurídicas, econômicas ou de saúde. Não existe apenas uma resposta. Por isso éextremamente importante uma atuação em rede para lidar com todas essas questões”, explica a juíza.

De acordo com magistrada, durante a pandemia, as ações que normalmente aconteciam em praças, praias, postos de saúde e empresas, foram adaptadas ao ambiente virtual. A primeira delas foi o vídeo que virou febre nas redes sociais, com integrantes da rede segurando cartazes de apoio às vítimas. Outra recente ação foi adisponibilização do Jogo da Memória Educativo, para as famílias conversarem sobre equidade de gêneros com as crianças.

Também foi criado um novo canal de comunicação com a população, o perfil no instagram @mariadapenhavai. A página dá transparência às ações do programa e oferece informações, orientações e suporte às mulheres.

Ouça aqui o episódio na íntegra.

Vitória, 05 de junho de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!