conecte-se conosco


Estadual

Aprenda a organizar a vida financeira do seu negócio

Publicado

em

Investir na organização financeira de uma empresa possibilita ao empresário ter uma visão mais ampla e detalhada do seu negócio. Com um empreendimento organizado financeiramente é possível gerir, de forma assertiva, os recursos, o tempo e, principalmente, as despesas e os lucros da empresa.

Para não deixar seu negócio ser prejudicado pela falta de organização, especialistas do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) separaram algumas dicas básicas importantes para ajudar o empresário nesse processo.

Divisão das contas pessoais e empresariais
Manter o dinheiro pessoal e o da empresa na mesma conta é uma cilada financeira! Além de poder causar problemas até de imposto de renda, prejudica o acompanhamento detalhado das finanças. Para manter o efetivo controle dos recursos empresariais é importante ter uma conta específica para a pessoa física e outra para a pessoa jurídica.

Todo valor que entrar em sua empresa deve ser colocado na conta de pessoa jurídica. Planeje-se e determine um valor mensal para remunerar seu trabalho, este valor será repassado para sua conta pessoal, o restante deve ser mantido na conta da empresa.

Planejamento financeiro
Nenhum negócio se sustenta sem planejamento! O planejamento financeiro serve para projetar quanto você pretende faturar, gastar, investir e lucrar, podendo assim, planejar a melhor forma de utilizar os recursos do seu empreendimento. Ao avaliar suas projeções, você será capaz de analisar e aplicar seus investimentos no momento certo, revisar custos e identificar as melhores oportunidades para otimizar suas atividades.

Analise o fluxo de caixa
Não há por onde fugir: faça anotações! Você pode usar um software de gestão, elaborar uma planilha, fazer manualmente, ou até mesmo baixar modelos de planilha prontos na internet. Não importa como, você terá que anotar toda saída e entrada de dinheiro do caixa da empresa.

Leia mais:  Empresa quer investir em refinaria de petróleo no Estado

É importante anotar tudo nas datas correspondentes: gastos com salários, impostos, aluguel, energia, internet, fornecedores, manutenção etc. E, os valores recebidos com faturas emitidas, cartões de crédito, parcelamentos, assinaturas e mensalidades.

Fechamento de Caixa
Fazer o registro do seu saldo de abertura de caixa no início do expediente facilita o ato de fechamento no final do dia, prevenindo erros de cálculo.

É importante estar sempre atento aos lançamentos que você ou seus funcionários farão ao longo do dia. Qualquer erro, mesmo que muito pequeno, comprometerá todo seu controle. Fique atento: tudo deve ser registrado! Até mesmo aquele “trocado” que você usou para comprar post-it ou canetas deve ser registrado.

Se mesmo assim houver erros, eles devem ser corrigidos no mesmo dia, será muito mais fácil encontrar o erro que foi cometido minutos ou horas atrás, do que deixar para depois e ter que voltar dias, semanas ou até meses atrás para ver onde está o que prejudicou seu controle de caixa.

Definir estratégias
Esta é a hora em que você define a rota que sua empresa percorrerá no mercado. Definir as estratégias empresariais é orientar a empresa rumo ao futuro e para isso é importante seguir um roteiro.

Com o planejamento estratégico, o empresário analisa o cenário onde atua, identifica suas crenças e valores para atuação no mercado, de forma que estabelece a missão da empresa, sua entrega e como será reconhecida.

Texto: Beatriz Moreira

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato
(27) 3331-4352/ (27) 99774-4428
Wilson Igreja Campos
(27) 3331-4424
[email protected]
www.facebook.com/bandesonline

Leia mais:  Palácio Anchieta recebe imprensa local que cobrirá a Copa do Mundo Sub-17

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Fórum discute desenvolvimento e inovação das microrregiões capixabas em Presidente Kennedy

Publicado

em

Os avanços e possibilidades de crescimento das dez microrregiões do Espírito Santo são tema das discussões iniciadas nesta terça-feira (12), no primeiro encontro do “Fórum Desenvolvimento e Inovação: O Futuro do Espírito Santo”, realizado em Presidente Kennedy. Cerca de 500 pessoas acompanharam as reflexões feitas pelo governador do Estado, Renato Casagrande, que participou de um talk show durante o evento.

Casagrande falou sobre o potencial de desenvolvimento regional a partir de investimentos em infraestrutura. “São diversas obras em andamento que visam o desenvolvimento da região. Obras que interligam municípios e fortalecem essa integração regional”, pontuou. 

Ele destacou ainda a atuação do Governo do Estado na busca de investimentos. “Tenho certeza que com a nossa agressividade na criação de relações nacionais e internacionais, no sentido da audácia e persistência no trabalho, vamos produzir muitos efeitos para possibilitar o desenvolvimento da região sul”, disse.

O evento em Presidente Kennedy foi promovido pela Global Ideas, em parceria com a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (CoinfraES) e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis no Estado (Abenc-ES).

O vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Santos, também chamou a atenção para o potencial de desenvolvimento que o Espírito Santo apresenta desde a primeira gestão de Casagrande, quando o Estado conquistou a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). O deputado destacou a preocupação com o desenvolvimento econômico sem deixar de olhar para o social. “Você produz um número na geração de emprego, mas não pode se esquecer da renda, do saneamento básico, da educação. Essa melhoria salarial precisa refletir na melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

Leia mais:  Palácio Anchieta recebe imprensa local que cobrirá a Copa do Mundo Sub-17

Também participaram do Fórum, o secretário de Desenvolvimento, Marcos Kneip; o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Viana, Gilson Daniel; o presidente do ES em Ação, Fábio Brasileiro; o prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão; o CEO do Porto Central, José Maria Novaes; além de outras autoridades políticas e lideranças empresariais.

Complexo portuário e nova delegacia

Durante o evento foi celebrada a assinatura de um protocolo entre o Porto Central e a empresa de dragagem Van Oord para implementação do complexo portuário. Um protocolo de intenções para construção de uma delegacia em Presidente Kennedy também foi assinado na ocasião pelo governador Renato Casagrande e o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política6 minutos atrás

PL visa melhor apuração em vendas por peso

Para viabilizar o acesso do consumidor às informações sobre valores dos produtos vendidos por peso em supermercados, padarias e similares,...

Política6 minutos atrás

Cidadania limpa pauta e delibera agendas

Em reunião realizada nesta terça-feira (12), no Plenário Judith Leão, os membros da Comissão de Defesa da Cidadania e dos...

Política6 minutos atrás

Coinfra participa de encontro sobre desenvolvimento

A Comissão de Infraestrutura (Coinfra) realizou, nesta terça-feira (12), no município de Presidente Kennedy, a primeira edição do “Fórum de...

Economia6 minutos atrás

Governo extingue multa adicional de 10% do FGTS em demissões sem justa causa

arrow-options Isac Nóbrega/PR MP extinguiu multa adicional de 10% do FGTS para demissões sem justa causa O governo extinguiu a...

Economia6 minutos atrás

Reforma tributária: “quem tem três propostas, não tem nenhuma”, diz Alcolumbre

arrow-options Marcelo Camargo/Agência Brasil Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e Davi Alcolumbre, presidente do Senado Depois do presidente da Câmara,...

Economia6 minutos atrás

Caixa reduz taxa de juros do cheque especial a 4,99% ao mês

arrow-options Palácio do Planalto/Flickr Pedro Guimarães, presidente da Caixa, anunciou redução da taxa de juros do cheque especial A Caixa...

Economia6 minutos atrás

Produtos com até 95% de descontos na Black Friday. Descubra como!

arrow-options shutterstock Quem participar da ação e capturar os produtos com preços exclusivos, terá até 60 minutos para concretizar a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana