conecte-se conosco



Internacional

Após golpe militar, premiê do Sudão é autorizado a voltar para casa

Publicado

em


source
Após golpe militar, premiê do Sudão é autorizado a voltar para casa
Fotos Públicas

Após golpe militar, premiê do Sudão é autorizado a voltar para casa

Após ter sido preso por militares durante um  golpe de Estado na última segunda-feira (25), o premiê do Sudão, Abdalla Hamdok, foi autorizado a retornar para sua residência “sob forte vigilância” na noite desta terça-feira (26).

A informação foi confirmada pelo Gabinete do primeiro-ministro e acrescentou que a esposa do político, Muna Abdalla, também foi libertada.

“Diversos ministros e líderes políticos estão ainda detidos em localidades desconhecidas”, acrescenta a nota sem dar muitos detalhes da soltura.

Hamdok e vários ministros civis foram presos por militares leais ao general Abdel Fattah al-Burhan na segunda-feira, em ação que causou uma série de protestos no país.

Desde agosto de 2019, o Sudão vivia sob um governo transitório entre civis e militares em vista de uma normalização democrática.

O acordo foi atingido após o autocrata Omar al-Bashir ter sido deposto em abril daquele ano. No entanto, nas últimas semanas, houve uma grande divisão no bloco civil do governo e os temores de golpe aumentavam, sendo consolidado por Al-Burhan no dia 25.

Leia Também

O general era parte desse acordo, sendo o responsável pelo Conselho Supremo do país. Assim que tomou o poder, ele ordenou a prisão de diversos ministros e dissolveu todas as instituições que estavam sendo recriadas para ter um governo “de pessoas competentes”.

Telefonema com Blinken 

Também na noite desta terça-feira, Hamdok conversou por telefone com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

O representante de Washington se disse feliz pela libertação do premiê e exortou os militares a libertar todos os políticos civis presos e “garantir a sua segurança”.

Segundo a nota oficial de Washington, Blinken ainda expressou “profunda preocupação” sobre o golpe militar e a violência contra manifestantes “O secretário enfatizou o apoio dos EUA para a transição do governo civil temporário para a democracia e para o retorno aos princípios do acordo de transição do Sudão, conforme firmado em 2019 na Declaração Constitucional e pelo Acordo de Paz de 2020”, diz ainda a nota.

Fonte: IG Mundo

Comente Abaixo
Economia30 minutos atrás

Como funciona o cancelamento de uma compra pela internet

Não somente em datas especiais, mas as compras online estão cada dia mais presentes em nossa realidade. Veja abaixo, como...

Economia30 minutos atrás

Comprou na Black Friday e se arrependeu? Veja quais são os seus direitos

FreePik Entrega dos produtos devem ser feitas no prazo prometido e sem avarias A Black Friday movimentou  mais de R$...

Política30 minutos atrás

PSDB retoma votação das prévias neste sábado

Reprodução Eduardo Leite, Arthur Virgílio e João Doria O PSDB deve definir seu canditado ao Planalto ainda hoje. As prévias...

Carros e Motos30 minutos atrás

Honda Accord híbrido se mostra  confortável e faz até 17,6 km/l

Guilherme Menezes/ iG Carros Honda Accord híbrido é o primeiro modelo eletrificado que a marca traz ao Brasil, onde chegarão...

Nacional30 minutos atrás

Tempo quente e a presença do sol marcam o sábado em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Previsão do tempo em São Paulo Devido aos ventos úmidos vindos do litoral, o...

Policial8 horas atrás

Polícia Militar forma a primeira turma de soldado com Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública

A Polícia Militar do Espírito Santo realizou na noite desta sexta-feira (26) a solenidade militar de encerramento do Curso Superior...

Mulher8 horas atrás

Dia de Nossa Senhora das Graças: conheça a história e preces da santa

Redação João Bidu Dia de Nossa Senhora das Graças: conheça a história e preces da santa Muito venerada pelos brasileiros,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!