conecte-se conosco



Economia

Após crise, governo federal anuncia demissão do presidente do INSS

Publicado

em

source
Renato Vieira%2C presidente do INSS%2C em imagem de arquivo arrow-options
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Renato Vieira, presidente do INSS, em imagem de arquivo

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou que o presidente do INSS, Renato Vieira deixará o comando do instituto. O substituto será Leonardo Rolim, que é atualmente secretário da Previdência. Ainda não há definição de quem o substituirá no ministério.

Renato Vieira foi nomeado no início do governo do presidente Jair Bolsonaro, e ficou pouco mais de um ano no cargo. De acordo com a gestão, a saída de Renato Vieira foi por uma vontade própria.

INSS: Ministério Público e TCU querem suspender contratação de militares

A troca no comando no INSS ocorre após a crise das filas de atendimento para pedidos de aposentadoria e benefício. Atualmente existem quase 2 milhões de pedidos de benefícios na fila.

O prazo para regularizar essa situação, segundo o próprio governo, é de seis meses.

“Ele consolidou sua disposição de sair do INSS a pedido. Foi uma conversa amadurecida ao longo dos últimos 15 dias”, afirmou o secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

“Ano passado foi bastante intenso, esse ano será muito desafiador. O Renato acha que precisa se dedicar a seus projetos, e nós aceitamos sua demissão. Comunicamos ao [ministro da Economia] Paulo Guedes e [ao presidente da República Jair] Bolsonaro, e amanhã haverá consolidação desse ato, com indicação do seu substituto”, declarou.

Entenda a crise

O INSS admite que houve uma diminuição da produtividade no processamento de novos benefícios. O órgão atribui a este fator ao aumento de 36% nos pedidos mensais desde a digitalização dos processos, a formação de uma fila de quase 2 milhões de requerimentos que não são analisados dentro do prazo legal de 45 dias.

Para demonstrar a perda de produtividade, porém, o órgão não aponta os dados de 2019, o primeiro do governo de Jair Bolsonaro, mas de 2018, ano em que “o INSS registrou o maior fluxo de novos requerimentos já registrado e a menor produtividade dos últimos quatro anos (2016 a 2019)”, como consta em nota enviada ao jornal o Globo, nesta terça-feira (21).

Demora na concessão de benefícios pode gerar prejuízo de R$ 14 milhões ao INSS

O INSS já havia diagnosticado há pelo menos seis meses a necessidade de mais de 13,5 mil servidores para lidar com o estoque formado de 1,4 milhão de processos e com os novos pedidos que aportavam no órgão. A crise se agravou, não houve incremento de funcionários e esse estoque chegou a quase 2 milhões num prazo de seis meses.

Comentários do Facebook

Economia

Confiança do empresário sobe pela sexta vez consecutiva, diz pesquisa

Publicado

em

source
A pesquisa da CNC revela que 61,9% dos empresários do setor consideram a economia atual melhor do que há um ano arrow-options
shutterstock

A pesquisa da CNC revela que 61,9% dos empresários do setor consideram a economia atual melhor do que há um ano

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apresentou alta pela sexta vez consecutiva. O número foi divulgado hoje (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Guedes volta a pedir desculpa para empregadas domésticas e cita avó

O Icec deste mês chegou a 128,3 pontos, 1,7% acima do registrado no mês passado e 27% maior que o de fevereiro de 2019.

A pesquisa da CNC revela que 61,9% dos empresários do setor consideram a economia atual melhor do que há um ano.

Prévia da inflação oficial fica em 0,22% em fevereiro, aponta IBGE

Este foi o indicador que mais puxou o índice deste mês para cima. Considerando a série histórica, a proporção é inferior apenas às registradas nos meses de janeiro de 2012 (62,9%), março e abril de 2011 (64,9% e 63,3%, respectivamente).

Em relação a investimentos, a pesquisa mostrou um alta mensal de 1,6% e anual de 3%, chegando a 108,3 pontos.

O destaque foi a intenção de investimento na própria empresa, que registrou novo crescimento mensal (+3,3%) e fechou o mês em 104,9 pontos, o melhor resultado desde maio de 2014.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Polícia Federal3 minutos atrás

PF erradica 90 mil pés de maconha

Salgueiro/PE – A Polícia Federal vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano,...

Entretenimento3 minutos atrás

Advogados de viúva de Gugu rebatem nota da família: “Agressões covardes”

Os advogados da viúva de Gugu Liberato, Rose Miriam di Matteo , rebateram o comunicado enviado nesta quinta-feira (20) pela...

Esportes3 minutos atrás

Fernando Miguel valoriza empate de Vasco com Oriente Petrolero

Bola na área aos 52 minutos do segundo tempo. Bueno recebe livre pela esquerda, entra cara a cara com Fernando...

Mulher3 minutos atrás

Projeto fotográfico traz histórias e ressalta beleza dos cabelos cacheados

O projeto fotográfico “The Curl Talk Project” começou porque a francesa Johanna Yaovi, que mora em Londres, Inglaterra, se sentia frustrada...

Carros e Motos3 minutos atrás

Audi e-tron chega em abril na categoria dos SUVs elétricos

arrow-options Divulgação Entre os principais atrativos do Audi e-tron estão seus sistemas conseguem recuperar até 30% da capacidade da bateria...

São Mateus22 minutos atrás

PRTB anuncia Eliezer Nardoto pré-candidato à Prefeitura de São Mateus

O PRTB, partido do vice-presidente da República Hamilton Mourão, general da reserva do Exército Brasileiro, já tem pré-candidato à Prefeitura...

Política24 minutos atrás

PL inibe irregularidade no abastecimento

O Projeto de Lei (PL) 92/2020 quer assegurar aos motoristas o direito de exigir a realização do teste de vazão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana