conecte-se conosco


Nacional

Aplicativo de acompanhamento do trabalho parlamentar é lançado

Publicado

em


O aplicativo Poder do Voto também serve para os parlamentares conhecerem a opinião de seus eleitores
Wilson Dias/Agência Brasil

O aplicativo Poder do Voto também serve para os parlamentares conhecerem a opinião de seus eleitores

Foi lançado nesta terça-feira (12) o aplicativo Poder do Voto, que permite aos cidadãos acompanhar discussões dos projetos de lei em pauta na Câmara e no Senado. É possível escolher até três senadores e um deputado para seguir e saber como se posicionaram em qualquer votação.

Leia também: Afinal, quem votou duas vezes em Renan Calheiros na eleição do Senado?

O usuário também pode comentar se é a favor ou contra uma lei e conhecer a opinião de diferentes entidades sobre os temas em pauta. O Poder do Voto pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOs.

Para marcar o lançamento do aplicativo, um binóculo gigante apontado para o Congresso Nacional foi instalado em frente ao Congresso, na Esplanada dos Ministérios. A instalação poderá ser vista até sábado (16).

O aplicativo pode ser uma ferramenta útil também para os parlamentares. Quando uma matéria importante vai ser votada no plenário, os cidadãos recebem alertas. Após registrar sua opinião para aquele determinado assunto, ela será enviada para os congressistas, que  são notificados por e-mail.

“Você coloca a sua opinião e o parlamentar receberá um relatório de quantos são contra ou a favor”, explica Mario Mello, fundador do Poder do Voto, instituição sem fins lucrativos criada em 2017.

Leia também: “Política não é muito da mulher, falta vocação”, diz presidente nacional do PSL

Mario Mello disse que as opiniões dos usuários são enviadas para os e-mails dos parlamentares. “O aplicativo tenta resolver três problemas: amnésia política, acompanhamento do parlamentar e responder à pergunta: ele representa ou não me representa?”.

Leia mais:  Capitão Farah e Tenente Levi. Dois países e um objetivo: dedicação a Brumadinho

O objetivo, disse Mario Mello, é fortalecer a cidadania. “É um instrumento de participação e cobrança, e o binóculo representa esse marco: transparência e aproximação com a atividade parlamentar”.

O taxista Bastião Carlos de Oliveira, de 53 anos, disse que vota desde os 18 anos e acompanha os parlamentares em quem votou. “Eu acompanho a política. Tem que ser, quem não gosta da política sofre nas mãos dos políticos. Se eles desvirtuam daquilo que prometeram, eu caio fora. Não voto mais nele”, disse.

Leia também: #EuApoioLavaToga: Campanha no Twitter pede CPI para investigar Judiciário

Em entrevista à Folha de S. Paulo em março de 2018, Mario Mello contou que resolveu criar o Poder do Voto porque ficou fixado na ideia de que se o eleitor tivesse na mão uma ferramenta para acompanhar a atividade do parlamentar em quem votou, formar opinião própria sobre projetos que seu representante avalia e ainda medir a afinidade entre seu pensamento e as posturas do parlamentar, o Congresso seria melhor.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Publicado

em


Família de Luciano Macedo
Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército

O enterro do catador de material reciclável Luciano Macedo, 27 anos, acontecerá nesta sexta-feira (19) à tarde, no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, zona portuária do Rio. A família não divulgou o horário do sepultamento.

Leia também: Morre catador baleado pelo Exército ao ajudar família alvo de 80 tiros no Rio

Luciano levou três tiros no domingo (7), ao tentar ajudar a família do músico Evaldo dos Santos Rosa, o Manduca, 51 anos, que teve o carro atingido por 83 tiros disparados por militares do Exército , quando passava por Guadalupe, zona norte do Rio. O músico morreu na hora. Os militares confundiram o carro de Evaldo com um veículo também branco que havia sido roubado por ladrões.

De acordo com informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luciano morreu na madrugada de ontem (18), no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Em nota, a secretaria informou que “todos os esforços clínicos necessários foram realizados por profissionais multidisciplinares do Hospital Estadual Carlos Chagas com o objetivo de oferecer o melhor atendimento ao paciente Luciano Macedo, vítima de perfuração por arma de fogo que deu entrada na unidade no último dia 7″.

A SES esclareceu que o paciente “apresentava estado de saúde gravíssimo desde a entrada na unidade, o que impossibilitava sua transferência”. No dia 17, Luciano Macedo foi submetido a uma cirurgia torácica, mas acabou morrendo às 4h20 da madrugada de ontem (18). O catador deixou mulher, Daiana Horrara, grávida de cinco meses.

Leia também: Bolsonaro diz que “exército não matou ninguém” sobre tiros em músico

Leia mais:  Treinador de esgrima é preso suspeito de abuso sexual de adolescente

A organização não governamental (ONG) Rio de Paz conseguiu, por meio de doações, enxoval para o bebê e dinheiro para alugar casa para a viúva. De acordo com o advogado da família do catador, João Tancredo, nove tiros disparados pelos militares do Exército atingiram outro veículo estacionado do outro lado da rua. 

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
Continue lendo
Direto de Brasília3 minutos atrás

Salles nomeia militares para acabar com “arcabouço ideológico” no Ministério

Jorge William/Agência O Globo O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não comentou nomeação de militares Seguindo orientação do presidente...

Direto de Brasília3 minutos atrás

Alan García deixou carta de despedida onde nega subornos e diz que cumpriu dever

Alexandre Moreira/Brazil Photo Press/Agencia O Globo Alan García deixou carta de despedida onde nega subornos e diz que cumpriu sua...

Direto de Brasília3 minutos atrás

Explosão em casas deixa dois mortos e três feridos em Pernambuco

Reprodução/TV Globo A explosão atingiu três casas em Camaragibe e duas delas foram completamente destruídas Um vazamento de gás provocou...

Direto de Brasília3 minutos atrás

Acidente com ônibus que ia para enterro de ex-presidente do Peru deixa 8 mortos

Reprodução Acidente com ônibus que ia para enterro do ex-presidente do Peru deixou vários mortos e feridos Pelo menos oito...

Mulher2 horas atrás

‘Tinja o cabelo’: aluna de medicina faz lista com vezes que sofreu com machismo

Se você é mulher, certamente já ouviu frases como “Isso não é coisa de menina” ou “Você precisa se comportar...

Entretenimento2 horas atrás

Túlio Gadelha faz trocadilho e se derrete por Fátima Bernardes

Curtindo uma folga do “Encontro”, Fátima Bernardes está aproveitando s sexta-feira (19) ao lado de seu namorado, Túlio Gadêlha. Em...

Entretenimento2 horas atrás

Mulher que inspirou “Invocação do Mal” morre ao 92 anos

Na noite de quinta (18) para sexta-feira (19) Lorraine Warren, investigadora paranormal que inspirou a franquia de filmes “Invocação do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana