Nacional
Apesar da redução da violência, Brasil é o 8º país mais letal do mundo
Published
1 mês agoon
By
Da . Redação


O Brasil registrou 47.503 mortes violentas intencionais (MVIs) em 2021, o que representou uma queda de 6,5% em relação ao ano anterior. O perfil das vítimas segue o mesmo de levantamentos passados: negros (77,9%), com idade entre 12 e 29 anos (50%) e do sexo masculino (91,3%). A ampla maioria das mortes (76%) foram com emprego de arma de fogo.
Os dados são inéditos e estão no 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na manhã desta terça-feira, 28. Por mortes violentas intencionais, entende-se a soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.
Em 2017, o Brasil teve um pico de violência, com taxa de 30,9 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes. Os anos seguintes foram de reduções sucessivas. Em 2020, entretanto, a taxa apresentou um repique e chegou a 23,8 casos por 100 mil habitantes. Em 2021, caiu para 22,3.
Apesar da queda, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking da UNODC, o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Com 2,7% da população do planeta, responde por 20,4% dos 232.676 homicídios registrados em 2020 em 102 países pelo órgão.
“Temos um cenário no Brasil de violência extrema, com cidades com taxas altíssimas de mortes violentas e o crescimento de vários tipos de roubos e casos de estelionatos”, ressaltou Renato Sérgio de Lima, diretor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
“Tudo isso mostra que essa pequena redução, apesar de ser uma boa notícia, está longe de fazer com que o Brasil seja um país mais seguro, com menos violência.”
A redução das mortes não ocorreu de forma homogênea entre os estados, como detalhou o documento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Seis das 27 unidades da federação registraram aumento no número de mortes violentas entre 2020 e 2021: Amazonas (46,8%), Amapá (30,2%), Piauí (10,3%), Rondônia (8,8%), Roraima(5,8%) e Bahia (0,2%). Quatro desses estados estão na região Norte, a única do país que apresentou um crescimento (7,9%) das MVIs.
Não há uma única causa capaz de explicar a tendência de queda das mortes violentas intencionais no Brasil, segundo Lima. A primeira hipótese, amplamente documentada no atual levantamento do Fórum, é a composição da estrutura demográfica da população brasileira.
Entre 2004 e 2020, o Brasil registrou uma diminuição do número de adolescentes e jovens de 10 a 19 anos e uma estabilidade daqueles entre 20 a 29 anos, grupos com risco elevado de mortalidade por homicídio.
A segunda explicação, diz Lima, diz respeito às políticas públicas de prevenção à violência, com foco nos modelos de integração policial. Diversos estados brasileiros adotaram, entre 2000 e 2010, programas de redução de homicídios em territórios mais críticos, que buscaram integrar ações policiais e medidas de caráter preventivo. Além disso, houve investimentos significativos na modernização da gestão das polícias e a adoção de novas tecnologias e sistemas de inteligência.
Por fim, houve um rearranjo recente na dinâmica do crime organizado ligado ao narcotráfico, em especial no Norte e no Nordeste. Entre 2016 e 2017, as facções com base prisional paulista e carioca travaram uma guerra sem precedentes, que resultou numa explosão de mortes alastradas por todos os estados. Uma trégua posterior entre esses grupos ajudou a apaziguar os conflitos e conter os assassinatos.
Governo ineficaz
Lima ressalta que a queda nas mortes poderia ter sido maior se o governo federal tivesse implementado o Sistema Único de Segurança Pública, o Susp, instituído por lei em junho de 2018, depois de 14 anos de tramitação, em resposta ao pico de violência nos anos anteriores.
O Susp tem a intenção de integrar as ações dos estados, estabelecer a cooperação e dar mais eficiência à área, contribuindo para a criação de mecanismos de monitoramento da política nacional de segurança pública.
O corte de recursos para a segurança pública promovido pela gestão Bolsonaro, segundo Lima, foi outro fator que impediu uma melhoria do cenário de violência.
Em 2018, o governo federal alterou as regras das Loterias da Caixa para que a segurança pública obtivesse também os repasses oriundos dessas apostas. Assim, além do recurso orçamentário, a área passou a receber verbas das loterias.
No último ano, entretanto, o governo Bolsonaro optou por financiar o repasse aos estados do Fundo Nacional de Segurança Pública exclusivamente com os recursos das loterias.
“O governo tirou o dinheiro da segurança para fazer outra coisa. Na política pública, não atuou”, opinou Lima. “O quadro geral é perverso, de descontrole. O governo abriu mão de priorizar a segurança, e deixou por conta do acaso.”
Lima refuta o argumento do bolsonarismo segundo o qual a recente flexibilização do acesso a armas e munições no Brasil contribui para a redução das mortes violentas.
Segundo o Atlas da Violência, publicação do Fórum em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a velocidade do crescimento dos assassinatos no país do início dos anos 1980 até 2003, ano em que foi sancionado o Estatuto do Desarmamento, era 6,5 vezes maior do que a que passou a vigorar no período subsequente.
Os homicídios continuam a ser cometidos principalmente com o emprego de armas de fogo. Não fosse pela política de controle de, o aumento da violência letal teria sido ainda maior do que o observado.
“O tempo de liberação, de 2019 para cá, é pequeno para fazer testes mais robustos e fidedignos das contribuições da arma de fogo para a redução das mortes. Se houvesse de fato esse efeito, estados com crescimento grande de armas, como o Amazonas, teriam tido queda das mortes. E não foi o que aconteceu”, disse Lima.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Nacional


2ª Vara Cível, Família e de Órfãos e Sucessões de Aracruz realiza mutirão
Ação terminou na última sexta-feira (05/08) com 79,3% de acordos. A 2ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e...


Corregedor visita novas instalações do Cartório de Itapemirim que foi alvo de incêndio criminoso
Os documentos destruídos pelo fogo estão sendo recuperados gradualmente. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Simões Fonseca, visitou as novas...


Emes promove o Curso remoto Justiça Digital: Google Workspace e Pje, com turmas entre 17 de agosto e 27 de outubro
Curso terá transmissão ao vivo em plataforma eletrônica de acesso gratuito, para integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito...


Justiça condena proprietário de terras a indenizar mulher que teria colidido em animal solto na estrada
A mulher teria sofrido lesões o que a impossibilitou de realizar atividades por quatro meses. Uma mulher ingressou com uma...


Morte de Marcelo Arruda: policial penal usará tornozeleira eletrônica
Reprodução – 11/07/2022 José da Rocha Guaranho, atirador bolsonarista O policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho , de...


STF determina remoção de vídeos onde Lula chama Bolsonaro de genocida
Foto: Alan Santos e Ricardo Stuckert Jair Bolsonaro e Lula O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendeu...


SP entrega obras de modernização da Estação de Transferência Vergueiro
Divulgação/Prefeitura de São Paulo Entrega de obras de modernização da Estação de Transferência Vergueiro A Prefeitura de São Paulo entregou...
São Mateus


Festa da Cidade de São Mateus terá várias atrações nacionais e Feira do Agronegócio
A tradicional Festa da Cidade de São Mateus está de volta e neste ano de 2022 vai comemorar 478 anos...


Tamanduá que dormia em fios de rede elétrica é resgatado em São Mateus
O Batalhão da Polícia Militar Ambiental foi acionado por moradores da região para fazer o resgate Um tamanduá que dormia...


Morador de São Mateus desaparece e família pede ajuda para encontrá-lo
Dirceu Abdo, de 44 anos, é do Paraná e está desaparecido desde o fim de julho; familiares não suspeitam o...
Regional


PRF apreende 67,5 Kg de maconha em “carro de aplicativo” no Norte do ES
Motorista alegou que o veículo era um carro de aplicativo e os passageiros haviam pedido a corrida, mas os policiais...


Ex-vereador e professor é preso suspeito de abusar de alunas em Conceição da Barra
Pelo menos três meninas, entre 10 e 11 anos, denunciaram professor de educação física, que é ex-vereador do município. Ele...


Justiça condena homem que acusou Rede de Supermercados de cometer fraude em sorteio
O requerido teria denunciado o comércio varejista ao Ministério público. O juiz da 2ª Vara Cível de Colatina condenou um...
Estadual


Vendaval no ES: alerta de ventos de até 100 km/h para 15 cidades
O aviso do Inmet é válido a partir das 17 horas desta quarta e segue até às 12h de quinta-feira...


Proprietário de caminhão que teria sido ameaçado e retirado à força de seu veículo deve ser indenizado
A sentença foi proferida pelo juiz da 1ª Vara Cível de Cachoeiro de Itapemirim. Um dono de caminhão ingressou com...


Cliente abordada por gerente de loja tem pedido de indenização negado pela justiça
O juiz da 1ª Vara Cível de Vila Velha afirmou que não foram apresentados elementos que pudessem comprovar que a...
Nacional


Hacker da Lava-Jato reuniu-se com líder do PL, afirma advogado
Reprodução Jair Bolsonaro abraça o presidente do PL, Valdemar Costa Neto O hacker Walter Delgatti, responsável por invadir o Telegram...


Mulher diz que terapeuta a hipnotizou para cometer abuso sexual
Segundo a denúncia, por meio da hipnose o terapeuta passou a dar ordens e pronunciar palavras de baixo calão para...


Madrasta é socorrida em estado grave após enteado furar seus olhos com tesoura
Pai do jovem alegou que ele não quer fazer tratamento psiquiátrico Jovem de 20 anos foi preso em flagrante nesta...
Policial


PRF recupera veículo furtado
Polícia Rodoviária Federal recuperou um veículo na tarde desta segunda-feira, dia 08, no km 230 da BR 101, em Fundão...


Mais de 2 toneladas de café irregular são apreendidas em 5 cidades do ES
Duas toneladas de café de produção irregular de três marcas diferentes foram apreendidas nesta segunda-feira (8), nos municípios de Irupi,...


PRF promove evento educativo
A Polícia Rodoviária Federal promoveu no último domingo, dia 07, um evento educativo em comemoração aos seus 94 anos. O...
ENTRETENIMENTO


Modelo casado com 8 mulheres constrói mansão inspirada na Playboy
Só parte das obras, de decoração e som, vai custar mais de R$ 1 milhão. Imóvel tem 700 metros quadrados...


Gabi Martins mostra marquinha ‘volume de cima’, após notar que calça não entra no bumbum
O coração tá como!? Gabi Martins, ex-participante do Big Brother Brasil e influenciadora digital, resolveu interagir com seus fãs na...


Deborah Secco destaca corpo ao posar de biquíni na praia e bumbum na nunca chama atenção
Curtindo o dia em praia de Portugal, Deborah Secco posou de biquíni e impressionou com o corpão definido A atriz Deborah...
POLÍTICA


Foz do Iguaçu: policial penal que matou Marcelo Arruda deixa hospital
Reprodução José Guaranho, policial que matou o petista Marcelo Arruda O policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, de...


Ciro propõe programa de renda de R$ 1 mil para famílias carentes
Divulgação Ciro Gomes O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes , afirmou nesta quarta-feira que deve propor, caso seja...


Deputado David Miranda está internado em estado grave
Reprodução David Miranda está na UTI Nesta quarta-feira (10), o jornalista Glenn Greenwald contou que o seu marido, o deputado...
Esportes


Ceará e São Paulo duelam por vaga para as semifinais da Sul-Americana
Após vencer em casa pelo placar mínimo, o São Paulo visita o Ceará, nesta quarta-feira (10.08), pelo jogo de volta...


Atacante Jô é o novo reforço do Ceará para esta temporada
O Ceará acertou a sua quarta contratação na atual janela de transferências. Atacante com passagens vitoriosas por clubes como Atlético...


Fifa vai antecipar início da Copa do Mundo
A Copa do Mundo de 2022 vai começar um dia antes do que o planejado inicialmente. Em vez de 21...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento6 dias ago
Seminua, ex-BBB Flay fica de quatro empinando o bumbum: “Pode dar zoom onde quiser”
-
Entretenimento6 dias ago
Calcinha de Gracyanne Barbosa “se perde” no bumbum gigante durante abertura no pole dance
-
Entretenimento4 dias ago
Paolla Oliveira eleva clima por beleza e biquíni fio dental pequeno
-
Entretenimento5 dias ago
Ex-BBB Gizelly Bicalho dispensa roupa em novo ensaio e coleciona elogios
-
Entretenimento5 dias ago
Kelly Key e a filha chamam atenção com biquíni pequeno e atolado no bumbum
-
Entretenimento5 dias ago
Gabi Martins faz coreografia viral, mostra coleção de lingeries e incendeia a web; vídeo
-
Entretenimento3 dias ago
Geisy Arruda prova aos fãs que seu volumão íntimo consegue ser maior que o fio-dental rosa
-
Entretenimento5 dias ago
Geisy Arruda revela volume íntimo em um maiô rosa polêmico: “Igual o vestido”